segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Capoeira

A capoeira é luta, dança e jogo que envolve presença de espírito, estratégias, improvisações de movimentos o que levam a uma disciplina mental e física. É arte e filosofia em um único jogo, rítmica e ritualística como muitas tradições africanas é transmitida de mestre para discípulos, o que requer respeito pela tradição sabedoria e profundo conhecimento.
Como luta afro-brasileira foi usada pelos escravos para combater o poder de opressão do colonizador. Jogada em um círculo a capoeira é infinitamente variada, com combinações de movimentos ilimitados que envolvem pernas, braços, tronco, pés, cabeça, humor, serenidade, graça, agilidade e qualidades psicologicas, a tornando meio de educação social.
Portanto, é neste contexto que se insere os capoeiristas da Associação de Capoeira Gangara, que realizam de 17 à 20 de Setembro de 2009, o seu 10º Encontro anual, cujo tema esse ano é " Cultivando as nossas raízes, contando a nossa história", em homenagem ao X Batizado e Troca de Cordões. O evento contará com a participação de renomados mestres de Salvador, Recôncavo Baiano e de Vitória da Conquista. Da programação constam Mostra de Vídeo e Palestra, dia 17, às 18:30, no Forte da Capoeira ( Santo Antonio Além do Carmo); Dia 18, Oficina de Caxixí com Mestre Ivan de Santo Amaro, na sede do Grupo, no bairro de São Caetano, às 18 h; Dia 19, às 14h, Batizado e Troca de Cordões no Teatro Gregório de Mattos e no dia seguinte entrega de Certificados na sede da Associação. Maiores informações com Mestre Nal. Ligue ( 71) 3304-2186 /91568161 /81658350.

Nenhum comentário:

Postar um comentário