COELBA INAUGURA CENTRO DE VISITAÇÃO SOBRE ENERGIA SOLAR NO ESTÁDIO DE PITUAÇU
Será inaugurado amanhã, 29/08, o Centro de Visitação Pituaçu Solar, espaço no Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), aberto e dedicado a difundir o uso de tecnologias inovadoras e renováveis, como a energia solar, e à conscientização sobre uso eficiente da energia elétrica. A solenidade de inauguração será às 10h30, no estádio, com as presenças do Superintendente de Planejamento e Controle da Coelba, Milton Menezes, do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos e do Diretor da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô). A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, investiu cerca de R$ 400 mil na implantação e operação do Centro.
O Estádio de Pituaçu é o primeiro com energia solar da América Latina e tornou-se autosuficiente, ou seja, gera toda a energia necessária ao seu funcionamento, desde que o sistema de geração solar foi inaugurado em abril de 2012. Até julho deste ano, o estádio produziu cerca de 724 MWh de energia. Isto significou uma economia de R$ 245 mil para o Governo do Estado da Bahia.
O objetivo do Centro de Visitação é difundir conceitos de eficiência energética e energias renováveis expondo as tecnologias utilizadas para implementação da energia solar. A partir de 03/09, estudantes e visitantes interessados em aprender sobre a geração solar fotovoltaica, bem como conhecer na prática uma usina geradora, podem visitar o espaço. Para isso, é só agendar através do telefone (71) 9127-6770. O Centro será aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Às terças-feiras, o agendamento é direcionado ao público infantil (crianças de até 12 anos). A visita é gratuita, mas é sugerido que sejam levados alimentos não perecíveis para serem doados a uma instituição beneficente. O visitante que levar lâmpadas incandescentes e a cópia da última conta de energia irá receber um kit com até três lâmpadas fluorescentes econômicas, além de folders educativos sobre economia de energia. Foto: Bruno Winycius_
Nenhum comentário:
Postar um comentário