sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Escritores baianos participam da IV FLIMAR em Alagoas
Carlos Souza Yeshua, Miriam Sales e José Inácio Vieira de Melo integram a programação da festa, que este ano homenageia Graciliano Ramos e Cacá Diegues.

IV Festa Literária de Marechal Deodoro - FLIMAR, que será realizada entre os dias 25 a 28 de setembro de 2013,  na cidade de Marechal Deodoro, a 31 km de Maceió – Alagoas, contará com a participação de três autores baianos (ou que moram na Bahia), Carlos Souza Yeshua, Miriam Sales e José Inácio Vieira de Melo, na sua programação oficial. No dia 26, ao meio dia, no Auditório Espaço Cultural, o alagoano radicado na Bahia, José Inácio Vieira de Melo estará na mesa especial “Aboios e Parábolas da Pedra Só”. O poeta também participa de diversas rodas de poesias durante a festa. Ainda no dia 26, Miriam Sales faz a palestra: “Nordeste, Cultura e Costume”, às 20h, na Escola do SESI, umas das muitas agendas para a autora baiana.
Já no dia 27 (sexta-feira), às 16h, o jornalista Carlos Souza Yeshua encerra a programação de palestras, do Auditório do IFAL/Escola Técnica, onde falará sobre Carta ao Presidente - brasileiros em busca da cidadania – livro que organizou e foi lançado em 2012 na Bahia e em Brasília. A conferência será mediada pelo escritor cearense, radicado em Recife Cássio Cavalcante, que também integra a publicação Carta ao Presidente, assim como Mirim Sales. No final, Yeshua estará autografando o livro para os interessados. A programação completa pode ser acompanhada através do blog: http://4flimar.blogspot.com.br/
Presente desde a primeira edição, a escritora Miriam Sales integra a mesa 13, intitulada “Livro digital o desafio do novo milênio, a grande marca do marketing autoral”, que ocorre no sábado, dia 28, das 10h às 11h, no Auditório Espaço Cultural.  E José Inácio Vieira de Melo participa ás 14h, da mesa 15, cujo tema será: “Vamos viver de brisa... e poesia”. Miriam elogia o trabalho abnegado do curador Carlito Lima e da administração local, que se esforçam para produzir uma festa de alto nível voltada para toda cidade.  “Na FLIMAR me sinto como se estivesse em casa, os estudantes me acompanham por todos os lugares, temos uma relação de cumplicidade. Os organizadores fazem um trabalho de coração”, enaltece a escritora, que este ano leva a nova edição especial do livro “A Bahia de Outrora” em DVD.
Com o objetivo de incentivar a leitura de pessoas de todas as idades, o evento, além da literatura, contemplará diversos segmentos da cultura, tais como música, folclore, cinema, gastronomia, entre outras manifestações culturais. Este ano a 4ª Festa Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR), homenageia os alagoanos Graciliano Ramos e Cacá Diegues.
Com a curadoria do escritor Carlito Lima, a programação da IV FLIMAR será composta de grandes nomes da literatura portuguesa e nacional, a exemplo do escritor e jornalista Audálio Dantas, único candidato ao Troféu Juca Pato, correspondente ao concurso Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Dantas é diretor da revista "Negócios da Comunicação" e presidente da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas. É autor de mais de dez livros - o mais recente deles é "As Duas Guerras de Vlado Herzog", publicado pela Civilização Brasileira em 2012.
Os baianos - Carlos Souza Yeshua é jornalista, profissional de marketing e professor. Autor dos livros: João Alfredo Domingues - Pau pra toda obra e Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio. É organizador das antologias: Carta ao Presidente – Brasileiros em busca da cidadania e Carta ao Presidente – O que deseja o brasileiro no séc. XXI. Atualmente trabalha na organização do Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia.  É associado da União Brasileira de Escritores – UBE.
José Inácio Vieira de Melo, na foto, de Alagoas - poeta, jornalista e produtor cultural. Publicou seis livros de poesia. Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia  e a Praça de Cordel e Poesia, na Bienal do Livro da Bahia.
Miriam de Sales Oliveira professora formada pela Faculdade de Filosofia da Bahia. Escritora por vocação, estudiosa de História e Literatura. Seus trabalhos literários são ecléticos, um passeio por vários temas, porém, todos com uma boa dose de humor. Escreve para vários sites e para jornais e é membro da Academia Poçoense de Letras e Artes. Membro da Academia de Cultura da Bahia e da Academia de Letras Y Artes de Buenos Ayres e Secretária Executiva da Câmara do Livro da Bahia. Foto: Ricardo Prado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário