domingo, 11 de julho de 2010

Vexame na promoção da Copa 2014 na África do Sul

O vice-prefeito Edvaldo Brito distribuiu nota com a imprensa dizendo que saiu decepcionado do lançamento da campanha “O Brasil Está Chamando”, ocorrido em Joanesburgo, África do Sul. O objetivo da ação realizada pelo Ministério do Turismo, através da Embratur, foi promover o Brasil e as cidades-sedes da Copa de 2014. “Mas o que se viu foi um vídeo mostrando apenas o Rio de Janeiro, destacando o Cristo Redentor”, declarou.

O presidente Lula, segundo o vice-prefeitro, fez um discurso de improviso, dispensando o que estava escrito. Falou mal de alguns países e exaltou somente o Rio de Janeiro, embora contraditoriamente falou também sobre a falta de segurança nos Morros do Alemão, do Pavão e Pavãozinho. O prefeito carioca Eduardo Paes estava na plateia e foi saudado pelo presidente como “governador”. Nem uma palavra sobre as belezas da Bahia, apenas cumprimentou o governador Jaques Wagner, também na plateia. “Nada de falar sobre as nossas belezas naturais, da nossa história, da música baiana e tantos outros itens que tornam Salvador famosa no mundo inteiro”, destacou Brito.

A diversidade foi destaque na fala do presidente Lula, mas, outra contradição, o vídeo exibido não mostrou um único negro, nem o estado de maior população afro-descendente, a Bahia, apesar de o Pelourinho estar em out-doors nas cidades sul-africanas. Por ironia, as duas únicas autoridades brasileiras negras presentes ao evento eram o vice-prefeito de Salvador, representando o prefeito João Henrique, e o Ministro dos Esportes, o também baiano Orlando Silva, que não falou uma vez sequer sobre a primeira capital do Brasil. A outra autoridade brasileira na plateia, dentre os estados que serão sede da Copa de 2014, era o governador do Paraná, Orlando Pessuti.

“Saio daqui decepcionado, pois esperava uma promoção de todo o país, e não somente de uma cidade. O vídeo exibido não mostrou nenhuma das manifestações culturais verdadeiras do Brasil, e nós vamos ter de promover Salvador por meios próprios, já que o Ministério do Turismo, pelo menos neste evento, não cumpriu a sua parte. A Embratur induziu o presidente Lula a falar somente do Rio de Janeiro e do prefeito Eduardo Paes. No vídeo, parecia até que somos exclusivamente descendentes de europeus. O meu consolo foi ter visto o Pelourinho divulgado nas ruas, o que me dá mais força de seguir cumprindo a orientação do prefeito João Henrique de cuidar do Centro Histórico”, finalizou Edvaldo Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário