sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Regata Aratu-Maragogipe reunirá participantes em
cerimônia de abertura

Será lançada oficialmente nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, a 43ª Regata Aratu-Maragogipe. A Cerimônia de Abertura que irá contar com a presença de autoridades, convidados e velejadores a exemplo de Lars Grael convidados, na sede do Aratu Iate Clube, terá a apresentação do grupo folclórico de Maragogipe, banda e boate com DJ.
A competição acontece no sábado (25), a partir das 10h, na Baía de Aratu e conta com o apoio da Bahiatursa. Um dos mais tradicionais eventos náuticos da América Latina, e o mais importante do Brasil na categoria, deve reunir 400 veleiros e mais de 1.800 velejadores, com competidores em mais de 20 classes diferentes.
O percurso da prova é de aproximadamente 32 milhas náuticas, o equivalente a 60 km, porém, o tempo para conclusão da rota varia entre 2h30 (embarcações mais velozes) e 7h (as mais lentas).
Maragojipe fica no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 km de manguezais de aproximadamente 30 metros de largura. Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, contando, inclusive, com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte.
Dentre os participantes estão confirmados grandes nomes do iatismo nacional como Torben e Lars Grael, além do Cruzeiro Costa Leste, presente nas edições de 2008 e 2010, formado por 70 embarcações e 300 velejadores procedentes da Argentina, Uruguai e de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Além das competições, outras ações, como a apresentação do Carnaval de Maragojipe, o IV Festival Gastronômico do Paraguaçu e shows de grupos musicais e folclóricos serão realizados com o intuito de promover as cidades sede da regata. A festa de premiação ocorre no dia 25, às 21h na Praça do Caijá, em Maragojipe.

Origem
Nascida em 1969, com o nome de Regata de São Bartolomeu em homenagem ao santo padroeiro da cidade de Maragojipe, o evento tinha os tradicionais saveiros como principais embarcações nas competições. No decorrer dos anos, os veleiros de oceanos passaram a ser os protagonistas, ainda que os saveiros de vela de içar, hoje em extinção, dão grande beleza às competições.
Turismo Náutico
Atualmente o turismo náutico da Bahia conquistou reforços importantes para o seu desenvolvimento no Estado.  Além da desoneração fiscal, contará  nos próximos anos, com investimentos de R$170 milhões, que serão feitos pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria de Turismo com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para melhorar a infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos. Os recursos irão para a melhoria e implantação de píeres, atracadouros e marinas.  Foto: João Ramos/Bahiatursa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário