quarta-feira, 3 de abril de 2013

Turismo é alternativa de renda para região atingida pela seca


Novos roteiros Caminhos do Sertão serão lançados no II Salão Baiano do Turismo


Uma alternativa de renda para a população do sertão da Bahia, que ainda sofre as consequências da falta de chuvas, é a Economia Criativa através da produção de artesanato, música, gastronomia, danças e demais atrativos para os turistas que visitam a região.

 Durante o II Salão Baiano de Turismo, de 10 a 14 de abril no Centro de Convenções, em Salvador, serão lançados dois novos roteiros Caminhos do Sertão: Roteiro Fazenda Serra Branca, no município de Jeremoabo, para observação de pássaros como arara azul e urubu rei e o turismo de aventura que explora o potencial do açude Cocorobó.

 Os beneficiários destes roteiros são os donos de pousadas e restaurantes de Jeremoabo e os artesãos da região que fazem pássaros e araras com fibras de ouricuri, madeira de umbuzeiro e madeira reciclada, além de artesanato em tear feito com puro algodão cultivado na região. Na região do açude Cocorobó os beneficiários são proprietários de restaurantes, pousadas e hotéis de Canudos além de artesãos moradores de Canudos e Euclides da Cunha, os doces feitos com umbu, maracujá do mato e outros frutos da Caatinga da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc). 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Economia Criativa do Sebrae Bahia, Luciana Santana, os roteiros Caminhos do Sertão foram elaborados a partir de um diagnóstico feito pelo Sebrae, possibilitando a melhoria de renda e criação de emprego para a população que vive na região castigada pela seca. O diagnóstico foi feito em 13 municípios do sertão para detectar o potencial turístico e empreendedor da região. São eles: Feira de Santana, Santa Bárbara, Serrinha, Cipó, Tucano, Itapicuru, Monte Santo, Euclides da Cunha, Canudos, Jeremoabo, Santa Brígida, Uauá e Nova Soure.

Na próxima segunda-feira, 8 de abril, o Sebrae Bahia inicia nos municípios da região do Sertão um Programa de Capacitação Empresarial que vai beneficiar cerca de 160 microempresas e empreendedores individuais em seis municípios. Eles vão receber os cursos Planejamento Estratégico, Gestão Financeira e Gestão de Pessoas dentro do Programa Na Medida, que busca ampliar o acesso dos empresários a conhecimentos sobre a gestão do seu negócio, visando ao aumento da produtividade, competitividade e lucratividade de modo sustentável. Foto: Daventura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário