segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Psicanálise em Jornada


O Espaço Moebius, instituição psicanalítica sem fins lucrativos, que se ocupa do estudo e transmissão da Psicanálise, segundo o ensino de Freud e Lacan, convida para sua XIX Jornada , que se realizará em Salvador, nos dias 2 e 3 de outubro de 2009, com o titulo “Inicio de Final de Analise”. Estes dois momentos- inicio e final- tratam de tempos lógicos do Ato Analítico, despertando a discussão sobre questões cruciais para a Psicanálise, tais como : Por que alguém demanda análise? Como se inicia e como se finaliza uma análise? Como ela pode ser terminável e interminável ao mesmo tempo? Como se produz um analista? Como articular os conceitos de sujeito suposto ao saber, desejo do analista e transferência de trabalho? Podemos falar que uma análise levada até um final, produz uma nova posição subjetiva ? Como falar de análise com crianças autistas e até com os bebês? Que mudanças os dispositivos analíticos vem sofrendo ao longo do tempo?
Hoje assistimos ao incremento do discurso da ciência estimulando cada vez mais a ilusão de que podemos ter tudo, não só no campo da imagem, da estética , dos bens, como também através dos medicamentos que turbinam a potencia sexual, diminuem a tristeza , produzem alegria . O que a psicanálise pode dizer sobre isso?
Concordando com a recomendação de Lacan sobre a necessidade da Psicanálise ser permanentemente reinventada, o Espaço Moebius Psicanálise convida instituições e representantes de outros campos do saber , assim como aqueles que se interessam pelo campo psicanalítico, para discutir estes assuntos tão instigantes . As inscrições para a Jornada estão abertas. O Espaço Moebius fica na Pituba ( Av. ACM 3213 - S/1202) e para mais informações ligue (71)3358.2051 ou envie e-mail para secretaria@espaçomoebius.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário