segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Melodia é só alegria


Na sexta-feira 13, um negro gato cruzou o meu caminho: Luiz Melodia, mais uma vez em Salvador,cantando para a alegria de baianos como eu, eterno fã do seu trabalho. O evento, em comemoração ao ano da França no Brasil, apoiado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Gregório de Mattos. Em entrevista exclusiva para o repórter e blogueiro aqui, Melô - é assim mesmo que os amigos o chamam - revelou estar entusiasmado com a idéia de gravar o 15º disco da carreira e até adiantou, em primeira mão, o nome da canção feita para o novo projeto: “Garoto maluca.com.br ”, talvez até o título do próximo CD, que deverá ter a participação do filho Mahal, cuja praia é o Hip-Hop.

Uma sexta-feira 13 é um dia comum para Melodia. “Não sou supersticioso. Eu acho que cada dia você faz. Eu vivo de positividade", disse o artista carioca, para quem a carreira continua “indo bem. Tenho trabalhado e tido retorno, graças a Deus, a mim, a equipe que trabalha comigo e ao meu público que muito me quer bem".

O carinho com o último disco, Estação Melodia, lançado há três anos pelo selo Biscoito Fino e debruçado sobre sambas das décadas de 30, 40 e 50, é visível e notório quando Melodia fala: “É bem especial, até porque eu presto uma homenagem a grandes sambistas como Zé Kéti, Cartola, Geraldo Pereira, Paulinho da Viola, inclusive a meu pai, Oswaldo Pereira. É um disco muitíssimo importante na minha carreira. São sambas que eu ouvia ainda quando garoto cantados por meu pai, tios meus, amigos e vizinhos de onde eu nasci, no morro de São Carlos. Este disco só veio a fortificar a minha presença na música e mostrar aos jovens estes grandes compositores brasileiros”.

Quanto ao próximo disco Melô adiantou que “será feito com muita calma, mesmo porque eu não tenho mais idade pra correr. Agora eu ando”, disse provocando gargalhadas. Descontração à parte, Melodia também externa o seu pensamento crítico quanto ao Brasil de hoje, que dele merece uma nota 5,5, e à cultura nacional. “Em primeiro lugar a saúde do povo, mas eu acho que a cultura ela é primordial na vida de todo mundo. Por isso mesmo, acho que ela deveria ser tratada com mais seriedade, por que, no meu modo de vê, o poder ainda deve muito à cultura”.

Quando rolou o inexplicável apagão Melô estava na capital do País para uma apresentação: “Em Brasília não acontece isto. Os caras do poder estão todos lá. Isso só ocorre na periferia do Brasil, o que é horrível (mais risos). Este apagão é uma coisa mal contada, por que até agora não teve uma resposta pra este apagão. Cada um dá uma idéia que foi isto, que foi aquilo, mas ninguém sabe realmente o que aconteceu”. A propósito, para Melodia o que não pode apagar é a estrela do seu Vasco da Gama, time que agora retorna à primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol.

A conversa com Melodia enveredou pela informática, com a qual ele confessa não ter “muita habilidade”, achar o Orkut “um porre!”, não gostar de celular e se considerar “meio troglodita neste sentido”. – e o futebol. Ele visualiza dificuldades para o Rio de Janeiro enfrentar até se firmar como sede da Copa de Mundo de 2014: “Muita coisa tem que ser feita pra que possa acontecer. Eu torço porque será uma boa oportunidade para muita gente, mas as mazelas me incomodam. O poder público ainda peca em situações que deveriam ser resolvidas bem antes do Brasil ser escolhido sede da Copa.", declarou.

No próximo verão Melodia passará um bom tempo na Bahia, em sua casa no balneário de Itacimirim, ao lado de sua Jane, parentes e amigos de fé. “Tenho trabalhado muito e mereço um descanso digno de um rei”, Falou e disse, amigo. Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário