Salvador será palco da realização do XII Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que ocorrerá no período de 12 a 19 de abril deste ano, no Centro de Convenções da Bahia, promovido pela Organização das Nações Unidas – ONU.
O Brasil sedia pela primeira vez o Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, e a Bahia foi o estado escolhido para a 12ª edição do evento. Além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a expectativa é que dezenas de chefes de Estado e de ministros da Justiça de países-membros da ONU participem do encontro, que deverá contar com a participação de mais de quatro mil pessoas.
O evento está sendo organizado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, e terá como tema principal Estratégias Amplas para Desafios Globais: Sistemas de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal e seus Desenvolvimentos em um Mundo em Transformação. Na Bahia, os governos estadual e municipal trabalham juntos em apoio à organização nacional do evento, que é realizado a cada cinco anos – a 11ª edição aconteceu em 2005, em Bangcoc, Tailândia. O Brasil será o terceiro país da América Latina a sediar o congresso.
Durante a reunião, os participantes aprovarão uma declaração contendo recomendações baseadas em deliberações firmadas no Congresso. O documento será submetido à Comissão de Prevenção de Crimes e Justiça Criminal, em sua 19ª sessão, em 2010.
O Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal ocorre desde 1955, em diversas partes do mundo e contribui para a formulação de políticas nacionais e internacionais, com a discussão de idéias e novas abordagens para situações relacionadas a uma das instituições mais importantes dos Estados contemporâneos: o sistema de justiça criminal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário