terça-feira, 20 de abril de 2010

Nossa casa, o planeta Terra



Uma casa com 510 milhões de km2 em constante evolução há 4,5 bilhões de anos. Nela moram aproximidamente seis bilhões de pessoas, a maioria a favor da proteção ambiental, mas usualmente do "meio ambiente" alheio. Quer-se o bem da Mata Atlântica, mas ao se tratar de reduzir o próprio lixo... Combata-se a poluição, mas não o uso do carro particular e individual.

O cuidado com o planeta exige consciência individual determinando mobilização coletiva. Pensamento global e ações locais. É preciso que façamos alguma coisa. Não pelos corais do Caribe ou pelos ursos polares. Aqui. Dentro da nossa cidade, na nossa vizinhança, na nossa casa.

E para promover a consciência da necessidade do equilíbrio ambiental através de simples medidas cotidianas, foi criado em 22 de abril de 1970 o Dia Mundial do Planeta Terra. A data foi criado quando um Nelson, o senador norte-americano Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil.

Estima-se que atualmente 500 milhões de cidadãos em 85 países fazem algo especial pelo ambiente no Dia da Terra. Esta mobilização crescente pode ser um motor para o que o indivíduo está disposto a fazer - ou deixar de fazer – em prol do Planeta. Estimula reflexão e ação.

Também comprometida com a sustentabilidade do Planeta, a Ecoar – gestão socioambiental - adere a esta grande corrente, e no dia em que, ainda se comemora a descoberta do Brasil, convoca a sociedade para uma reflexão, apresentando a visão de profissionais conceituados sobre estratégias para a conservação ambiental. O evento acontece nesta quinta, das 9h às 12h, em Salvador, no auditório do Museu Geológico da Bahia, um ambiente tradicional e agradável,localizado no Corredor da Vitória.
Representantes do poder público, iniciativa privada, movimentos e organizações sociais, e instituições de ensino com atuação na área ambiental e educacional estarão presentes para ouvir palestrantes que falarão sobre como preparar essa a casa para o futuro. Participe e faça a sua parte na preservação da Mãe Terra. A bela fotomontagem é do site gentedefe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário