Depois de três anos interditado, por conta de impedimentos feitos por órgãos ambientais, o Poço Encantado, um dos principais cartões-postais do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, foi reaberto para visitação nesta sexta-feira (11). A reabertura se deu após assinatura, por parte de representantes da prefeitura local, trade turístico e órgãos federais de proteção do Meio Ambiente, do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público Federal (MPF).
Além do documento produzido pelo MPF, os atores envolvidos na assinatura do TAC também terão de cumprir as recomendações propostas em um Plano de Manejo, produzido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), órgão ligado ao Ibama.
No plano, de acordo com o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, consta um diagnóstico completo das áreas em que serão permitidas as visitações, como devem ser feitos os acessos ao Poço Encantado, capacidade de carga e número de pessoas permitidas além das instruções de como devem ser feitas as trilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário