quarta-feira, 5 de maio de 2010

Saudade de Janio Lopo

Hoje fazem dois meses que o jornalismo baiano perdeu um dos seus mais éticos e queridos profissionais e o céu ganhou um excelente colaborador. Meu ex-colega e amigo da Tribuna da Bahia Janio Lopo, também foi um grande incentivador e colaborador do Jornal Repórter, publicação independente que circula mensalmente na Grande Salvador e Região do Recôncavo. A crônica que segue é uma uma homenagem ao escriba companheiro que tanta saudade deixou entre os mortais leitores e admiradores que continuam de passagem por essa vida, que ele desfrutou de forma intensa.

Janio Lopo: O editor de política da sucursal da Tribuna da Bahia no Céu

Não sei como é tocada pelo Criador e os Deuses do Universo, a política celestial. Nem poderia saber, por que faço coro com os que querem ir para o plano eterno, mas pretendem ainda demorar muito de lá chegar. Contudo, os que foram convocados por Deus para editar a sucursal da Tribuna da Bahia no além, sem dúvida estão vibrando na mesma sintonia com a chegada de um espírito tão bom e talentoso para reforçar a equipe. Certamente estou me referindo à passagem do colega, amigo e colaborador entre os mortais, Gênio Lopo, ou melhor, Janio Lopo – tanto faz -, que aos 51 anos atendeu ao chamado do presidente-diretor geral da Rede de Organizações Celestiais para ser o editor de política da resistente, brava e vitoriosa Tribuna da Bahia do Céu.
Não tenho dúvida que o diretor do jornal, o idealizador Elmano Castro, imediatamente avisou à turma da Redação que Janio, o novo imortal, assumiria o cargo para sempre. Que ninguém poderá incomodá-lo na nobre função de fazer comentários sobre o comportamento dos políticos, muitos ainda transitando entre o inferno e o purgatório devido aos superfaturamentos e a exploração do povo na Boa Terra.
O repórter Sergio Boto certamente percebeu que acabou a moleza e a pauta diária será mais investigativa com a chegada de Janio. O Editor-chefe, o explosivo e criativo Quintino de Carvalho, de tão satisfeito com o desembarque do reforço no grupo, logo manda um anjo chamar o cartunista Lage, que aparece todo feliz em rever o companheirinho e saber da urgente tarefa de produzir mais das suas charges temidas pelo mundo político e divertidas e reflexivas para os que as contemplam.
A essa altura o fotógrafo Edson Bonfim já revelou estar pronto para clicar os candidatos das próximas eleições dos santuários, principalmente aqueles com tendências a ignorar os princípios éticos. Armando Oliveira, editor de Esportes, sem dúvida começou a construir literalmente uma crônica enfatizando as virtudes e características do novo jogador da equipe. “Seu” Zé, experiente revisor, comprova que trabalhar com Janio é tudo de bom porque o texto já vem redondo, rico em observações, preciso nas opiniões, perfeito nas pontuações, como o paginador Grande Conceição gosta, sem a necessidade de cometer o pecado de cortar a sublime escrita. O Marcos Pinheiro, sempre favorável a uma comemoração, sugeriu a celebração do reencontro regada a cevada e vinho, como recomenda os estatutos da folha divina. Portanto tem festa na Redação da sucursal da Tribuna da Bahia no Céu, em homenagem ao destemido e querido Janio Lopo. Tristeza só aqui na Redação local, pois naquela mesa está faltando ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário