Em parceria com o Ministério do Turismo e o apoio da Bahiatursa, a Associação promoveu, entre os dias 9 e 12 de junho, a visita de um grupo de jornalistas às belezas e atrativos naturais das regiões de Andaraí/Igatu, Lençóis, Palmeiras/Vale do Capão e Mucugê. Na oportunidade, alguns associados revelaram a satisfação em articular iniciativas que atraem grupos e visitas individuais ao território sagrado da Chapada.
“O objetivo é sinergia. Juntar pessoas e empresas para poder fazer o que não conseguimos fazer sozinhos. Nós somos extremamente felizes nas férias e feriados, mas não tão felizes quando não temos férias e feriados. A idéia é diminuir esta sazonalidade, através de um trabalho que nós estamos fazendo em eventos e feiras nos centros emissores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, interessados em descobrir a Chapada”, disse para este repórter o Dionísio Martins, presidente da Associação Chapada Convention e dono do Hotel de Lençóis, especializado na arte de criar um ambiente agradável e sossegado para quem quer se preocupar somente com as belezas naturais e os encantos históricos da região.
“Aqui temos o prazer de oferecer às pessoas um lugar onde elas possam contemplar a natureza. O turismo na Chapada hoje vive num movimento crescente e ordenado. E o bom é que as pessoas que investem na Chapada tenham uma consciência de preservação. Este trabalho é feito, visto e até reconhecido pelos turistas”, falou Marcos Monteiro, integrante da Associação e proprietário da Villa Lagoa das Cores, equipamento de hospedagem com estrutura de resort, clima de SPA e acolhimento de pousada incrustada no exuberante Vale do Capão, distrito do município de Palmeiras.
“O turismo na Chapada, com relação ao ano passado, tem sido melhor e a expectativa é que o segundo semestre seja melhor do que o primeiro”, confirmou o crescimento da atividade turística local a empresária Vânia Bicalho, da Pousada Pedras de Igatu, localizada no distrito de Igatu, pequeno vilarejo do século XIX situado no município de Andaraí, hoje com pouco mais de 300 habitantes, mas que na época áurea do garimpo chegou a abrigar nove mil pessoas.
Que o poder público mantenha boas estradas, a sinalização da região e contribua para que o aeroporto de Lençóis tenha uma lanchonete, televisão e receba mais do que um vôo semanal.
O grupo de jornalistas convidados, do qual eu tive o prazer de participar pela Tribuna da Bahia, deu uma volta em torno do parque do Vale do Capão e se encantou com o que viu: A esplêndida natureza e história de Andaraí dos diamantes; a singular beleza e os atrativos naturais e históricos da serrana Mucugê, de agradável clima, onde é indispensável uma visita ao Projeto Sempre Viva e Museu Vivo do Garimpo; o mágico Vale do Capão com paisagem de encher os olhos, e a encantadora vila de Lençóis. Para saber mais sobre a Chapada acesse: www.chapada.org, Portal Oficial da Chapada Diamantina, região central do estado que quem visita, sempre retorna. Quero lá voltar mais vezes. Agende você também dias de aventura e contemplação, numa região baiana onde a natureza foi por demais generosa com o ser humano. Como faz bem ao homem da metrópole um banho de cachoeira. A foto do blogeiro apontando o Vale do Paraíso, ou melhor Vale do Capão, território mágico do município de Palmeiras, é de Solange Rossini. Acesse: www.solangerossini.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário