“Pela primeira vez, o Brasil combina Estado democrático com políticas amplas para a cultura”, defende pesquisador.
Como avaliar as políticas culturais do Brasil durante o governo Lula? É esta a pergunta que Albino Rubim, Secretário de Cultura da Bahia, busca responder em “Políticas Culturais e o Governo Lula”, cujo lançamento acontece no dia quatro de abril (segunda-feira), às 19h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador.
Rubim é professor titular da UFBA e pesquisador I-A do CNPq. Estuda “Políticas Culturais” e “Comunicação e Política”. Desde janeiro de 2011 é secretário de “Cultura do Estado da Bahia. Em “Políticas Culturais e o Governo Lula”, demonstra como as gestões dos seus ministros, Gilberto Gil e Juca Ferreira, enfrentaram as tristes tradições das políticas culturais no país: ausência, autoritarismo e instabilidade. Por outro lado, o livro também aponta limitações destas gestões.
Albino Rubim nos apresenta as conquistas do campo cultural na Era Lula e revela o papel de diversos movimentos e partidos para moldar as ideias e conceitos do novo modelo de gestão cultural, mais participativo e abrangente que o do período anterior ao mandato petista no governo federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário