quinta-feira, 7 de abril de 2011

“A Paixão de Cristo” terá apresentações gratuitas em Salvador

A capital baiana será palco para a encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo”, durante a Semana Santa, de 22 a 25 de abril, às 18h30. A mega produção, patrocinada pelo Projeto Vivo EnCena e pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura, escolheu a Concha Acústica do Teatro Castro Alves para apresentar a empreitada cênica que narra a história de Cristo ao público de Salvador. Com um coro de 300 vozes e 50 atores baianos em atuação, o elenco estelar tem nomes como Jackson Costa (Cristo), Regina Dourado (Maria), Andrea Elia (Maria Madalena), Marcelo Prado, Luiz Pepeu, Urias Lima e Carlos Betão. Os ingressos podem ser trocados gratuitamente por 1kg de feijão ou arroz na bilheteria do TCA.Os alimentos serão doados ao programa Fome Zero.

Dirigido por Paulo Dourado, o espetáculo segue uma linha tradicional, baseado em interpretações literais dos evangelhos e pontuado por falas da Língua Portuguesa arcaica. “Não fizemos nada pós moderno. O que queremos é mostrar a celebração da histórica Paixão de Cristo, a mais permanente e profunda entre todas as tradições culturais do mundo ocidental”, afirma Dourado. Apesar disso, a produção contempla elementos contemporâneos e efeitos especiais. “No momento da ascensão de Cristo, por exemplo, o mártir irá literalmente voar”, explica Antrifo Sanches, coordenador de produção. Para causar tais efeitos, foi convocada a Intrépida Trupe, companhia carioca especializada na linguagem cênica inspirada na magia circense e nos seus desdobramentos.

A música que marca o ritmo da peça é uma grande compilação do cancioneiro popular de domínio público e do regimento clássico instrumental. Some-se a isso o coro composto pelo maestro Dilton César, responsável pelos corais do Mosteiro de São Bento, da Petrobras e da Cofip, entre outros. Selecionando componentes de vários desses corais, ele conseguiu dar vida e potência a 300 vozes em uníssono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário