O governador Jaques Wagner participou, agora à tarde (30), no Complexo Industrial de Camaçari, da inauguração da primeira fábrica de aerogeradores da empresa francesa Alstom na América do Sul. Foram investidos R$ 50 milhões na planta industrial, que já começa a operar na montagem de aerogeradores e fabricação de nacelle (peça com componentes mecânicos do aerogerador), com capacidade para produção anual de 300 megawatts de energia eólica, gerando 150 empregos diretos e 500 indiretos. Esta é a segunda fábrica de turbinas eólicas a ser inaugurada no Estado – a primeira foi a espanhola Gamesa.
Segundo o governador Jaques Wagner, mais empresas do setor eólico demonstraram interesse em se instalar na Bahia, entre elas, uma fábrica de pás (nacelles) e torres. "Dessa forma, vamos nos consolidando no setor eólico. Temos nos esforçado para desenvolver nosso estado ainda mais, com atração de empresas e investimentos". Segundo o executivo da Alstom, Patrick Kron, a Bahia foi escolhida por abrigar o segundo parque eólico do país e também por conta do consolidado polo industrial existente, o que, segundo ele, facilita a implantação da fábrica.
Até o final do ano, entra em operação o primeiro parque eólico da Bahia, instalado no município de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina. Cada um dos 57 cataventos gigantes que formam o parque tem 80 metros de altura. Eles vão utilizar a força dos ventos e produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade com mais de 200 mil habitantes. O Estado prevê a implantação de outros 51 parques eólicos. Fotos: Manu Dias/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário