quinta-feira, 1 de novembro de 2012


CÍCERO SENA SE DESPEDE DA COORDENAÇÃO DA
CÂMARA EMPRESARIAL DE TURISMO COM BALANÇO POSITIVO

Um almoço comemorativo, que contou com apresentação do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, marcou o 1º aniversário da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET-BA), vinculada à Fecomércio-BA, nesta quarta, 31, na Casa do Comércio. O coordenador da Câmara, Cícero Sena, apresentou as principais ações da CET-BA ao longo do ano e anunciou sua saída da coordenação, devido à demanda de seus novos projetos empresariais. Fundador do Instituto Portobello de Turismo, Sena continuará na Câmara como um dos 30 membros associados. O nome do novo coordenador será anunciado na próxima reunião da CET-BA, no final de novembro.

O início da formatação de um banco de dados do turismo da Bahia foi destacado como uma das principais realizações. “Fizemos uma pesquisa sobre o turismo de lazer em Salvador que evidenciou o seu decréscimo perante outras cidades turísticas da Bahia e também produzimos um gráfico da segurança pública no Estado com dados alarmantes”, enfatizou. O coordenador da Câmara lembrou que essas pesquisas serviram para mostrar ao governo os reais problemas enfrentados pela indústria do turismo no Estado.

BILHETE ÚNICO
Cumprindo seu papel de estabelecer diálogo permanente com o poder público, a CET-BA apresentou aos candidatos à prefeitura um documento com sugestões de ações em benefício da atividade turística. “Os dois principais candidatos adotaram entre suas propostas de campanha a nossa sugestão do Bilhete Único que, se adotado, permitirá ao trabalhador pegar duas ou mais conduções no tempo limite de duas horas. A medida beneficiará tanto os trabalhadores quanto os empresários”, declarou Sena. O presidente da Fecomércio-BA, dr. Carlos Amaral, também recordou a conquista da redução da alíquota do ICMS para bares e restaurantes de 4% para 3%, que foi um pleito da Câmara e demais entidades do trade baiano.

TURISMO BAIANO
Em sua exposição sobre o turismo na Bahia, o secretário Domingos Leonelli apresentou os principais números da atividade e fez um resumo dos produtos e segmentos desenvolvidos e os planos de investimentos da gestão atual. Leonelli anunciou a ampla campanha promocional de Verão, em parceria com operadores nacionais, que começa em novembro, envolvendo os principais mercados emissores.
Entre os projetos previstos, Leonelli citou a verba de R$ 170 milhões do Prodetur Nacional para aplicação na Baía de Todos-os-Santos. “Queremos transformar a Baía de Todos-os-Santos num polo internacional de turismo náutico e cultural”, disse o secretário. Para tanto estão previstos a construção de novos piers, atracadouros, bases de charteres, restaurantes e pontos de receptivo.  A exibição do novo vídeo institucional das zonas turísticas da Bahia marcou o encerramento da apresentação com muitos aplausos dos empresários presentes.

Foto( Bahiatursa): Eduardo Braga, diretor da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) na Bahia, secretário Domingos Leonelli, e Cícero Sena

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