quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Brasil conquista melhor resultado da história do Judô feminino


Mayra Aguiar, prata em Tóquio, dá ao país a quarta medalha das mulheres em Campeonatos Mundiais. No pesado masculino, Rafael Silva fica em quinto em sua estréia na competição


A gaúcha Mayra Aguiar deu ao Brasil, na manhã dessa quinta-feira (9/9), o melhor resultado do judô feminino em Campeonatos Mundiais Sênior. A gaúcha de 19 anos conquistou a medalha de prata na categoria meio-pesado no Mundial de Tóquio na decisão contra a americana Kayla Harrison. Antes dela, o pais somava três bronzes com Edinanci Silva (1997 e 2003), também no meio-pesado, e Danielle Zangrando (1995) no peso leve. Curiosamente, das quatro medalhas das mulheres brasileiras, três foram ganhas no Japão: 1995, Tóquio e 2003, Osaka. Em 1997 o Mundial foi em Paris. No masculino, o destaque do primeiro dia foi o jovem Rafael Silva, que terminou em quinto no pesado ao perder a disputa do bronze para o francês Matthieu Bataille. No total, o Brasil soma 20 medalhas (quatro ouros, três pratas e 13 bronzes) desde 1971 (em 11 mundiais).

“Estamos reescrevendo a história do judô feminino do Brasil. Em 2008 conquistamos nossa primeira medalha olímpica e, agora, chegamos à nossa primeira final em Mundial”, comemora a técnica Rosicleia Campos. “Temos mais três dias para realizar o sonho maior, que é chegar ao ouro”, completou.

Dona do recorde de três medalhas em Mundial Júnior (bronze em 2006, prata em 2008, ambas no peso médio, e bronze em 2009 já no meio-pesado), Mayra Aguiar esteve perto do ouro no Japão. A luta final foi decidida apenas no golden score (a prorrogação no judô, onde quem aplica o primeiro golpe vence). As duas finalistas já haviam se encontrado em outras ocasiões esse ano, com uma vitória para cada lado. A americana, 11a do ranking mundial, venceu na Copa do Mundo de São Paulo e a brasileira levou a melhor na final do Campeonato Pan-Americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário