sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia

Terceira edição do Filte 2010 também homenageará o grupo peruano Yuyachkani

Adeus Ayacucho, Con-cierto Olvido, Tales of the Body, Degustação e O Castelo de Holstebro. Estas são algumas das montagens inéditas que serão apresentadas pelo Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (Filte 2010), entre os dias 9 e 19 de setembro, em diversos espaços culturais de Salvador. Como nas outras edições, a diversidade de ações marcará o festival, que contará com a participação de grupos nacionais e internacionais, lançamento de livros, cursos, encontros, oficinas e apresentações de rua. Os ingressos custam R$ 10 (inteira), mas algumas apresentações são gratuitas. Informações mais detalhadas sobre a programação podem ser conferidas no site www.filte.com.br

Promovido pela Carranca Produções Artísticas e pelo coletivo teatral Oco Teatro Laboratório, o Filte 2010 conta com apoio da Caixa Econômica Federal, do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado, e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Em comparação com as edições anteriores, o Filte 2010 cresceu e movimentará o teatro baiano durante 11 dias, com mais de 50 atrações voltadas para o teatro e suas várias perspectivas.

Em 2010, o Filte faz uma homenagem ao grupo peruano Yuyachkani, reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes grupos teatrais do continente latino-americano e que comemora 40 anos dedicados ao teatro. Iniciativa pioneira no Nordeste, o festival tem como proposta promover uma maior interação entre a expressão artístico-teatral dos países latino-americanos com o teatro brasileiro.

Programação

A programação do Filte 2010 pretende atender diversos públicos, inclusive com produções infantis, a exemplo da montagem peruana Os Músicos Ambulantes, do grupo Yuyachkani, da baiana Quem Conta Faz de Conta, da Cia. Cabriola de Teatro, além de Bichos do Brasil (SP), que levará à praça do Campo Grande bonecos infláveis gigantes.

Também integram o festival, grupos de países como Cuba, Estados Unidos, Espanha, Chile e Dinamarca, além de companhias nacionais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia. O Filte também ampliou o espaço para as produções baianas. Nesta edição, a programação conta com dez espetáculos que irão compor a Mostra Baiana de Teatro de Grupo, para produtores e programadores internacionais.

Com o objetivo de promover a interação das diferentes maneiras de pensar a dramaturgia teatral e incentivar o crescimento e profissionalização dos dramaturgos baianos, o festival realiza A Roda Baiana de Dramaturgia Teatral. O encontro contará com a presença de dramaturgos, jovens e experientes, para discutir a dramaturgia teatral, além de convidados internacionais.

O Filte 2010 também traz para Salvador a Cátedra Itinerante de Teatro, espaço composto por pesquisadores teatrais, nacionais e internacionais, de países como México, Brasil, Miami, Argentina e Cuba. A maioria dos seus integrantes forma a Escola Internacional de Teatro de América Latina e Caribe.

O evento vai percorrer dez espaços culturais em Salvador. Entre os locais escolhidos para a realização do evento estão o Teatro Vila Velha (Palco Principal, Cabaré e Salas de Ensaio), Teatro Castro Alves (Sala Principal e Sala do Coro) e Teatro Martim Gonçalves, além do Sesc Pelourinho e Espaço Cultural Barroquinha. Haverá ainda apresentações gratuitas em praças públicas no Pelourinho e nas praças Municipal e do Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário