Nesta sexta, dia 18, no início da noite, acontece o projeto Batatinha - Poeta do Samba, com a exibição do filme documentário dirigido por Marcelo Rabelo e apresentação musical da Família Batatinha, na Praça dos Aflitos, local este onde o Mestre conviveu durante sua vida. Neste ano de 2011, Oscar da Penha, o Batatinha, faria 86 anos. Desde o mês de agosto é realizada uma série de apresentações e exibições na cidade de Salvador, a fim de divulgar e preservar a obra deste importante sambista e poeta baiano.
Este filme documentário sobre a obra de Batatinha estreou em Salvador em março de 2009 no “V Panorama Coisa de Cinema”, no qual foi premiado como Melhor Longa Metragem - Júri Popular, além de ter sido muito bem recebido pelo público baiano em todos locais onde foi projetado. Já foi também exibido em alguns importantes festivais de cinema no Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte e entre agosto e setembro esteve em cartaz no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha.
Logo após a exibição do filme será realizado uma apresentação musical pelo grupo "Família Batatinha", formada pelos filhos do Mestre, Jorge Batatinha (bandolim), Antonio Galo (percussão), pelo neto, Gabriel Penha (violão), além de Helinho do Violão (violão) e Jiló (percussão). O grupo irá executar clássicos do pai, como Diplomacia, Hora da Razão, O Circo, Imitação, dentre outras. O espetáculo musical contará com a participação especial de Claudete Macedo, Walmir Lima, Riachão, Firmino de Itapuã e Douglas Rocha, contemporâneos do Mestre Batatinha e de filhos e netos. O Filme Documentário "Batatinha, Poeta do Samba", foi patrocinado pela Petrobras através de Edital 2007 e foi realizado pela Portfolium Laboratório de Imagens Ltda.
O apoio para a realização deste evento cultural é da Fundação Gregório de Mattos, Associação Sócio Cultural Umbigada e Retratos Fotográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário