terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ação climática em Salvador


Vamos divulgar o número 350, o mais importante do mundo
A ONG 350 de ação internacional promove anualmente um dia de ação global pelo meio ambiente, ou seja, ações no mundo inteiro no mesmo dia em prol do planeta. A globalização é um fato em todos os níveis. Compartilhamos a mesma atmosfera, o mesmo oceano e a vida está permeada de relações  inter-pessoais, municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Em Salvador uma ação ocorrerá em 24 de setembro.

Este ano almeja-se ir além de pequenas ações ou gestos simbólicos, não que as pequenas atitudes não tenham o seu valor, mas é preciso para dar visibilidade ao movimento a fim de chamar atenção da mídia, do governo, das instituições que poluem o meio ambiente, da sociedade (que precisa ser alertada para o fato de que nós e o planeta somos partes de uma Unidade. Somos todos e somos um).

 Para isso, é necessário aumentar o número de pessoas envolvidas e estamos fazendo isso, temos uma mensagem clara (mudança reivindicada) e um foco claro. É importante que a proposta de trabalho seja compreendida por todos os participantes, estamos com reuniões de planejamento e comunicação constante dos envolvidos - sabemos que a coesão do grupo é fundamental para a realização de um grande trabalho. Estamos na busca de parcerias - existem muitas sementes que precisam ser  estimuladas a brotar, potencialmente somos todos humanistas, só que a maioria ainda não despertou para isso.  Este ano, a meta é a praia da Ribeira e não apenas limpar, é preciso exigir uma atitude firme da prefeitura, é um ponto turístico e uma área de sobrevivência de uma comunidade de pescadores que tem o sustento ameaçado pela poluição do mar.

Hoje em todo o mundo - desde capitais federais às encostas meio derretidas do Monte Evereste, até debaixo de água em recifes de coral moribundos – houve quem organizasse manifestações visando chamar a atenção para o número 350, uma vez que os cientistas insistiram, em anos recentes, que 350 partes por milhão é o máximo de dióxido de carbono que podemos, com segurança, ter na atmosfera. A atual concentração é mais de 390 partes por milhão.


Um comentário: