O governador Jaques Wagner ( foto) participa, hoje (5), às 20h30min, no Centro de Convenções, da cerimônia oficial de abertura da primeira edição do Salão do Chocolate ("Salon du Chocolat", na versão original) em um país produtor de cacau, que acontece de sexta a domingo (8), reunindo todo o segmento da cadeia produtiva do cacau e estudiosos do assunto do mundo, além de estar aberto ao público. Maior evento mundial dedicado ao chocolate, é a primeira vez que o Salão é realizado na América do Sul e em um país produtor.
A atuação do governo baiano foi fundamental para atrair o Salão do Chocolate para a Bahia, uma oportunidade de negócios para toda a cadeia produtiva de cacau e derivados, que deverá reunir 15 mil visitantes nos próximos três dias. Além da feira no Centro de Convenções, a programação do Salão inclui o I Fórum Internacional do Cacau com representantes do segmento e visitas técnicas organizadas pelos promotores do evento a fazendas produtoras do Estado, quando "chocolatiers" do mundo inteiro tiveram a oportunidade de conhecer a produção baiana.
No sul da Bahia, os visitantes conheceram a produção sustentável de cacau, cuja importância está na preservação das árvores maiores da Mata Atlântica empregadas no sombreamento dos cacaueiros. Hoje, esse sistema, batizado de cabruca, é adotado por 70% dos produtores do sul da Bahia. Em 2011, o Brasil colheu 170 mil toneladas de cacau, das quais 70% foram produzidas na Bahia. O País é o quinto maior produtor de cacau e o terceiro maior consumidor de chocolate do mundo. Foto: Manu Dias/Secom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário