quinta-feira, 23 de maio de 2013


Assistentes sociais homenageados na Assembléia Legislativa 
Com o objetivo de homenagear os profissionais de Serviço Social pela passagem do 15 de Maio, Dia do(a) Assistente Social, a Assembléia Legislativa da Bahia realizou, na manhã de ontem, uma concorrida Sessão Especial comemorativa à data, e também pelos 50 anos do Conselho Regional de Serviço Social CRESS-Ba-5ª Região.  Na oportunidade, a presidente do CRESS, Adriana Nascimento, em pronunciamento diante de um plenário lotado falou da programação do mês comemorativo em 10 municípios do estado, e dos direitos da categoria.

“Foi um evento extremamente positivo”, considerou Adriana Nascimento que, em sua fala, destacou a luta do serviço social contra a exploração no trabalho e observou que  “o assistente social precisa se reconhecer como um trabalhador assalariado e se envolver na luta coletiva e organizada das classes trabalhadoras”, disse.

A presidente do CRESS-Ba-5ª Região, também se posicionou contra a privatização da saúde pública, em defesa de um SUS mais eficiente e pela efetivação da lei que regulamenta a participação do (a) assistente social na política pública de Educação municipal e estadual, além do direito às 30 horas de trabalho, conforme a Lei 12.317/2010, e piso salarial compatível com a importância da profissão, dentre outras reivindicações. No auditório, a categoria se fez representar por inúmeros  profissionais e estudantes.       
A Sessão Especial foi proposta pelo deputado Yulo Oiticica(PT), vice presidente da  Casa e também presidente da frente parlamentar da Defesa da Assistência Social. Alunos do Centro de Cultura e Arte do Pelourinho-Cecap, integrante da Fundação da Criança e do Adolescente, dirigida pela assistente social Ariselma Pereira, e composto por 17 adolescentes, se exibiram com instrumentos de corda e percussão, arrancando muitos aplausos.

“O tema melhores condições de trabalho e direito para os assistentes sociais, traz em sí, um não sonoro e audível contra a exploração do trabalho. Um não contra a exploração do Assistente Social que muitas vezes atua em condições absolutamente precárias. Em Salvador, são péssimas as condições de trabalho. Trago como exemplo o CRAS da Barroquinha no centro da capital, onde temos uma estrutura predial que impede o acesso de cadeirantes ou qualquer pessoa com problemas de mobilidade”, discursou Yulo Oiticica, defensor da bandeira de luta desses profissionais.

Vários parlamentares passaram pelo plenário da Casa, e como representante do governador Jaques Wagner, esteve a Secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Moema Gramacho: “É muito importante fazer parcerias com os municípios e que eles façam também os concursos públicos. O governo do Estado tem feito muito para que esses profissionais estejam atuantes, tanto na assistência social como na saúde”, pontuou a secretária Moema Gramacho. Foto: Divulgação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário