No arquivo de músicas da Bahia, o forró ganhou status de gênero especial ao ser formatado pelo governo do estado como produto turístico. Esta semana foi de ouro para os forrozeiros da terra que, depois de animarem o lançamento das festas juninas da capital e interior em Belo Horizonte, desembarcaram em São Paulo e puseram operadores e agentes de viagem para dançarem, saborearem petiscos típicos da culinária junina e programarem mais turistas no roteiro animado do arrasta-pé dos municípios baianos.
O evento, realizado no Espaço Moinho do bairro da Moca, reuniu 600 profissionais de 40 companhias e contou com as apresentações musicais de Adelmário Coelho, Estakazero, Del Feliz, Zelito Miranda e Targino Gondim. “Estamos apoiando mais de 100 municípios, que vão receber ajuda de R$ 30 mil a R$ 100 mil, pois acreditamos que fazemos a maior festa regional do Brasil. Este ano vamos consolidar o São João da Bahia como produto turístico nacional”, disse na oportunidade o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que destacou a importância do mercado paulista para o Estado.
“São Paulo é o principal emissor de turistas que chegam à Bahia pelo sistema aéreo com mais de 1,2 milhão de pessoas por ano”, acrescentou Leonelli, animado com a receptividade paulista. A festança baiana custará cerca de R$ 10 milhões, com metade do custo bancado pelo governo do estado, enquanto que a outra parte será da responsabilidade dos parceiros da iniciativa privada e Ministério do Turismo. “Sergipe e Pernambuco gastam mais”, pontou o secretário de Turismo da Bahia.
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