terça-feira, 3 de abril de 2012

Páscoa 2012

Chocolate fino cai no gosto popular



Às vésperas da Páscoa, o chocolate é, sem dúvida, um dos principais alimentos desejados por milhares de brasileiros. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos ficam com os paladares aguçados nessa época do ano. Afinal, o produto derivado do cacau é de deixar qualquer um com água na boca. O que muita gente não sabe, contudo, é como identificar um chocolate fino, que contém maior teor de cacau e é preparado artesanalmente, com pura manteiga de cacau no lugar de ingredientes como manteiga vegetal ou até mesmo gordura hidrogenada.

Outro detalhe que a maioria dos consumidores desconhece é a quantidade de cacau presente no chocolate. Rico em açúcar, boa parte do chocolate produzido no país possui de 25 a 30% de massa de cacau. E, como explica Geraldo Farias, produtor baiano de amêndoas e chocolate fino, quanto maior o percentual de cacau, mais intenso é o sabor do produto.

Além disso, o chocolate com alto teor de cacau possui um aspecto extremamente positivo: faz bem à saúde. “Ele traz benefícios cientificamente comprovados. Médicos recomendam para o controle da pressão arterial, a redução do colesterol e a boa saúde do coração”, revela Farias, que há 30 anos produz cacau e amêndoas in natura, na fazenda Boa Vista Recreio – cidade de Itamarati, região sul da Bahia. É lá também, mais precisamente na fábrica instalada na propriedade da família, que começaram a ser produzidos, há pouco mais de dois anos, chocolates finos, semelhantes aos suíços.

Feito artesanalmente, embora com todo requinte de produto industrializado, seguindo criteriosamente todas as normas e padrões exigidos, o chocolate Bahia Superior já conquistou importantes prêmios e é hoje reconhecido nacional e internacionalmente pelo cultivo do cacau de altíssima qualidade.

O consumo de chocolate fino, com maiores teores de cacau, já é um hábito em países europeus e vem crescendo no país. A Bahia Superior, por exemplo, hoje produz chocolates com até 70% de teor de cacau.

Restrições alimentares – Para quem não pode consumir alimentos com glúten ou lactose e é amante de chocolate, a Páscoa é uma verdadeira tortura. Na prática, seria. Existem opões para serem consumidas por todos, a exemplo dos chocolates sem a adição dessas substâncias.

“Temos também produtos com açúcar mascavo, mais natural. A nossa meta é lançar ainda este ano duas novas versões de chocolate, o orgânico e o sem adição de açúcar”, adianta o produtor Geraldo Farias.

No Brasil, o consumo de chocolate fino cresce 12% ano a ano, de acordo com a Associação dos Produtores de Cacau (APC). Atualmente o mundo produz 150 mil toneladas por ano do produto e há demanda para 400 mil.


Principais características dos chocolates finos: Possuem maior teor de cacau, de 40 a 100%;
Preparado com manteiga de cacau; Fazem bem à saúde; São produzidos artesanalmente. FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário