O hilário livro que retrata o cotidiano de uma família
é ideal para presentear nessa data especial
A aposta da Editora Fundamento para o dia das mães é o bestseller “A Maravilha das Pequenas Coisas”, escrito pela autora inglesa, Dawn French. Na Europa, ele vendeu mais de 500 mil cópias em apenas 8 meses após o seu lançamento e foi muito elogiado pela critica especializada e pelo público em geral.
O livro escrito na forma de um diário narrado por três pessoas, conta, de uma forma suave e engraçada, a história de uma família que tem uma relação conturbada. Uma mãe, que está prestes a completar 50 anos e vive em crise. Dois filhos que estão enfrentando a adolescência, cada um com os seus problemas e conflitos particulares, além do marido e da cachorra Caca. Durante as 216 páginas de estória, as situações e desabafos cotidianos e típicos de cada fase da vida, aproximam o leitor das personagens.
A mãe do século 21 é muito atarefada. Ao mesmo tempo em que trabalha fora, precisa cuidar da casa, dos filhos e do marido e, sobretudo, ser mulher. A autora conseguiu, no decorrer do livro, mostrar muito bem o papel e os dilemas da mãe na sociedade atual. Dessa maneira, conquista o leitor, que se identifica com a história. Ao dar voz a cada um dos membros da família, permite que cada personagem exponha o seu ponto de vista. Isso fica claro logo no início do livro quando a filha expõe como vê a mãe e fala dos seus problemas, assim como a mãe também conta os motivos de agir de determinada maneira com a filha.
E, no final de tudo, depois de muitos problemas, mal entendidos e confusões, fica claro que viver em família e descobrir diariamente “a maravilhas das pequenas coisas”.
O livro é um ótimo presente para as mães, pois quebra qualquer tipo de paradoxo que envolva culpa, medo, euforia, entre outros. Afinal, mãe é mãe em qualquer lugar do mundo e precisa se desdobrar para dar conta de tudo que precisa resolver diariamente.
Incentivo à leitura
Em média, um brasileiro lê quatro livros por ano. Por esse motivo, o Ministério da Cultura deve investir este ano R$ 373 milhões no Plano Nacional do Livro e Literatura. Segundo uma pesquisa realizada em 2011, a maioria das pessoas estão dispostas a pagar até R$ 30,00 em cada exemplar. Com esse projeto, o governo pretende baixar os preços dos livros, dessa maneira, a população terá um acesso mais fácil, aumentando o índice de leitura brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário