O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, vem pela primeira vez ao Nordeste com intuito de assinar dois convênios com o Banco do Nordeste, voltados para inclusão de jovens no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A solenidade ocorrerá amanhã, dia 1º de junho, às 9h, durante o Seminário Internacional de Microfinanças, no Hotel Matiz (Rua Dr. José Peroba, nº 244).
Os convênios visam especialmente o Pronaf-Jovem, que irá beneficiar mais de cinco mil jovens agricultores, com idade entre 16 e 29 anos em vários estados da Região. Todos eles serão capacitados e poderão contratar operações de crédito junto ao BNB, no âmbito do Programa.
Destes, quatro mil serão atendidos após realização de chamadas públicas (editais de seleção) de Assistência Técnica e Extensão Rural para os estados de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí. Os outros mil jovens dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará serão previamente selecionados e, posteriormente, treinados, mediante convênio do BNB com entidades especializadas.
Segundo o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, Sydrião Alencar, a parceria contribui para a compatibilização das ações financiadoras e de assistência técnica e extensão rural, com as políticas governamentais de apoio ao jovem agricultor familiar: “o crédito sustentável se adéqua às reais necessidades dos jovens rurais atendidos. Por isso, possibilita o fortalecimento das atividades econômicas desenvolvidas, com vistas à melhoria da renda e das condições de vida das suas famílias”, resume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário