terça-feira, 8 de maio de 2012

Salvador terá programa nacional de cultura na Copa de 2014




Ações foram anunciadas hoje (8), em Brasília em reunião promovida pelo MinC


            Para tomar conhecimento das ações que serão desenvolvidas na área cultural até 2014, o Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa) participou, nesta terça-feira (8) da Reunião de Planejamento do Programa Cultura na Copa, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), em Brasília. O evento contou com a participação das doze sedes da Copa do Mundo.
            Entre as propostas anunciadas, destaca-se a realização de cursos de qualificação de mão-de-obra relacionados à cultura, através de parceria ente o MinC e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da realização de convênios entre o MinC e governos estaduais e municipais. Serão oferecidos cursos de fotografia digital, vídeo-edição e montagem, desenvolvimento de games, maquiagem, montagem de exposições, desenho técnico do vestuário, introdução ao empreendedorismo cultural, organização de eventos, entre outros. A expectativa do governo federal é de que sejam qualificados, no mínimo, cinquenta trabalhadores por curso em cada sede.
            Outra ação anunciada pelo secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz, foi a construção de doze arenas culturais, uma em cada cidade, as quais serão espaços coletivos de convivência, que possibilitarão o conhecimento e interação com a diversidade da produção cultural do país, contemplando expressões de gastronomia, design, moda, dança, teatro, música afro-brasileira, indígena e independente, referentes a todas as regiões brasileiras. 
            Além disso, instituições vinculadas ao MinC, como a Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Cultural Palmares, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deverão desenvolver iniciativas direcionadas à realização da Copa do Mundo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário