Ações foram anunciadas hoje (8), em Brasília em reunião promovida pelo MinC
Para tomar conhecimento das ações que serão desenvolvidas na área cultural até 2014, o Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa) participou, nesta terça-feira (8) da Reunião de Planejamento do Programa Cultura na Copa, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), em Brasília. O evento contou com a participação das doze sedes da Copa do Mundo.
Entre as propostas anunciadas, destaca-se a realização de cursos de qualificação de mão-de-obra relacionados à cultura, através de parceria ente o MinC e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da realização de convênios entre o MinC e governos estaduais e municipais. Serão oferecidos cursos de fotografia digital, vídeo-edição e montagem, desenvolvimento de games, maquiagem, montagem de exposições, desenho técnico do vestuário, introdução ao empreendedorismo cultural, organização de eventos, entre outros. A expectativa do governo federal é de que sejam qualificados, no mínimo, cinquenta trabalhadores por curso em cada sede.
Outra ação anunciada pelo secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz, foi a construção de doze arenas culturais, uma em cada cidade, as quais serão espaços coletivos de convivência, que possibilitarão o conhecimento e interação com a diversidade da produção cultural do país, contemplando expressões de gastronomia, design, moda, dança, teatro, música afro-brasileira, indígena e independente, referentes a todas as regiões brasileiras.
Além disso, instituições vinculadas ao MinC, como a Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Cultural Palmares, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deverão desenvolver iniciativas direcionadas à realização da Copa do Mundo no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário