quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Felizes para sempre


Uma cerimônia sublime! Assim foi o casamento de Ana Paula Esquivel com Felipe Cruz, ocorrida no último dia 27/01, em Feira de Santana. Parabéns para o jovem casal, e à noiva em especial, que é sobrinha do companheiro jornalista Edvaldo F. Esquivel, editor do Jornal Repórter e colaborador deste blog.

Roberta Sá faz show em Salvador

Amanhã, 1.º de março, a cantora faz apresentação de seu quinto disco, apoiado pelo programa Natura Musical, no Teatro Castro Alves. O repertório traz canções de Caetano Veloso, Wilson Moreira, Lula Queiroga, entre outros compositores.

Consagrada como a melhor cantora de MPB no último Prêmio da Música Brasileira, Roberta Sá apresenta ao público de Salvador as músicas de seu recém-lançado CD, “Segunda Pele” (MPB produções e Universal).

O show, que abre a turnê de lançamento também patrocinada pelo Natura Musical, será no dia 1.º de março, às 21h, no Teatro Castro Alves. No palco, Roberta Sá apresentará as novas canções e alguns sucessos de outros discos, como “Braseiro”, “Que belo estranho dia pra se ter alegria”, “Pra se ter alegria” e “Quando o canto é reza”.

Das 12 músicas de “Segunda Pele”, sete são inéditas e uma delas – “No bolso” – foi composta por Roberta em parceria com Pedro Luís. O álbum apresenta canções de Caetano Veloso (“Deixa sangrar”), João Cavalcanti (“O nego e eu”), Rubinho Jacobina (“Bem a sós”), Dudu Falcão (“Você não poderia surgir agora”), Carlos Rennó e Gustavo Ruiz (“Segunda pele”), Pedro Luís e Mário Sève (“Lua”), Lula Queiroga (“Altos e baixos” e “Pavilhão de espelhos”), Moreno Veloso, Quito Ribeiro e Domenico Lancellotti (“A brincadeira”), Wilson Moreira (“No arrebol”) e Jorge Drexler (“Esquirlas”).

A direção musical do show é de Rodrigo Campello, que também toca guitarra e violão tenor e assina os arranjos e as programações. Os músicos que acompanharão Roberta no palco são: Antônia Adnet (violão de 6 e 7 cordas), Sacha Amback (teclados e programações), André Rodrigues (baixo), Paulino Dias (percussão), Edu Neves (flauta e sax), Élcio Cáfaro (bateria) e Moisés Alves (trompete e flugelhorn).

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Adiada a inauguração dos parques infantis em Pituaçu

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informa que, a inauguração da nova área de lazer do Parque de Pituaçu, voltada para crianças, não será mais realizada neste sábado (25). Sendo assim, o Inema solicita que aguardem a divulgação de uma nova data para a realização do evento.

Feira da ABAV nacional

A 40a. edição da feira promovida pela ABAV Nacional está em plena formatação já apresentando uma série de novidades definidas pela Promo – empresa organizadora do evento que acontecerá entre 24 e 26 de outubro, no Riocentro. Rodadas de negócios, salas para capacitação de agentes, espaço para o mercado corporativo e bistrôs temáticos são alguns dos aspectos já definidos.

Com a realização de uma pesquisa de mercado e série de visitas técnicas no local do evento para melhor utilização do espaço e a criação da planta baixa da feira, a Promo confirma que neste ano serão utilizados quatro pavilhões, a planta geral será divulgada ainda em fevereiro, juntamente com o site oficial.

Na Feira das Américas 2012, três pavilhões estarão voltados para a exposição, representando 18 mil m² de área construída, 12% a mais em relação ao ano passado. O quarto estará dedicado exclusivamente ao Congresso.

Outras novidades são a criação de um espaço focado no mercado corporativo, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), voltado à exposição e divulgação do trabalho dos conventions & visitors bureau, e a disponibilização de sete bistrôs temáticos, que funcionarão como polos gastronômicos regionais com oferta aos participantes de uma grande variedade da culinária nacional e internacional.

Consumidores que querem indenização devem procurar juizado

Dos 70.565 atendimentos realizados nos postos do Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, no ano passado, 4.729 deles eram casos que não poderiam ser sanados pelo órgão. Isto porque, muitos consumidores costumam recorrer às unidades com a intenção de obter indenização das empresas pelas quais foram lesados, atribuição esta que é dada ao Poder Judiciário.

Tanto o Procon quanto o Juizado de Defesa do Consumidor são responsáveis por situações que envolvam uma relação de consumo, definida pela presença de três peças chave: o consumidor, o produto ou serviço, e o fornecedor. Apesar dos dois órgãos atuarem nas mesmas causas, eles trazem soluções diferentes para cada problema.

O Procon, por exemplo, é um órgão administrativo do Poder Executivo, com função principal de fiscalizar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Portanto, uma vez constatada uma infração por parte de algum fornecedor (através de processo administrativo com direito a defesa) o Procon aplica multa, que é revertida ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. Apesar do consumidor não receber o valor pago pela empresa, ele assim como os demais consumidores serão beneficiados através de ações de educação para o consumo, promovidas pelo órgão.

Mesmo que o consumidor não tenha sido diretamente lesado, ele deve denunciar quando perceber alguma prática infrativa. Um exemplo disso é quando um consumidor vê uma propagando abusiva ou enganosa sendo veiculada. Fazendo isso, o consumidor vai ajudar o órgão a evitar que outras pessoas sejam lesadas pela empresa. Além disso, o órgão possui alta resolutividade dos casos, resolvendo varias demandas no atendimento preliminar (dando retorno da demanda no ato da queixa) ou através das audiências de conciliações.

Juizado

Já quando o consumidor pretende receber uma indenização, ou obrigar o fornecedor a fazer algo, seja devolver o dinheiro ou trocar o produto, ele deve procurar o Juizado de Defesa do Consumidor, que é vinculado ao Poder Judiciário. Nesse caso, o consumidor poderá dar entrada na reclamação sozinho ou acompanhado de um advogado. Isso vai depender do valor de indenização que ele pretende pedir.

Para valor inferior ou igual a 20 salários mínimos, a parte interessada comparecerá sempre pessoalmente para prestar a queixa, podendo, ou não, ser assistida pelo advogado. Para valor superior a 20 e inferior ou igual a 40 salários mínimos, a parte interessada deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada de advogado para prestar a queixa. A partir do valor de 40 salários mínimos, a parte interessada deverá dirigir-se à Justiça Comum.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pesquisa mostra candidata do PT na liderança em Madre de Deus

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Eleva aponta a candidata do PT para as eleições em Madre de Deus, Carmen Gandarela, com 66,26 % dos votos válidos no município. O pleito na cidade, que integra a Região Metropolitana de Salvador (RMS), ocorre no dia 4 de março, depois de uma longa batalha judicial que resultou na cassação da ex-prefeita Eranita Brito (PMDB). De acordo com a prévia registrada no Tribunal Regional Regional Eleitoral (TRE-BA), sob nº BA-00002/2012, o candidato Janatan Silva (PC do B), ficou com 19,88 %. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 13,86%. A pesquisa entrevistou 642 pessoas e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Joana Angélica é lembrada em celebração eucarística

A Arquidiocese do São Salvador da Bahia celebra missa em memória dos 190 anos do martírio da Madre Joana Angélica, nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, às 18h, na igreja do Convento da Lapa, local onde ocorreu o martírio. A celebração será presidida por Dom Gregório Paixão, bispo auxiliar, e integra o calendário de eventos dos 70 anos da Rádio Excelsior da Bahia.

Após o evento eucarístico, os participantes poderão visitar o mausoléu da mártir, situado no mesmo complexo, no antigo Convento da Lapa. Assim, o participante conhecerá um pouco mais sobre a história e importância do martírio de Joana Angélica para o processo de Independência da Bahia e para a formação do Brasil atual.

A igreja do Convento da Lapa está localizada na Av. Joana Angélica, no centro da cidade. O evento também será transmitido pela Rádio Excelsior AM 840.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bota-fora baiano

Os turistas que embarcam de volta para casa nesta quarta-feira de cinzas (22) vão embora de Salvador com um gostinho de quero mais. Pelo quinto ano consecutivo, a Bahiatursa realiza, no Aeroporto Internacional de Salvador, a Operação Bota-fora, onde os visitantes são literalmente convidados a retornar à Boa Terra.

Na edição deste ano, os viajantes são saudados por baianas e um grupo folclórico. Eles também distribuem materiais de divulgação da Feira dos Municípios, evento que será realizado em Salvador, entre os dias 28 e 31 de março.

Sesab registra redução de 15% nos atendimentos relacionados ao carnaval

Ao comparar os números de atendimento registrados em 2012 com os totalizados em 2011, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, contabilizou uma redução de cerca redução de 15% no número de atendimentos hospitalares relacionados com o carnaval. De quinta-feira (16/2) a quarta-feira (22/2), ás 8h, a rede de assistência da Sesab atendeu a 204 ocorrências relacionadas à festa. O total de atendimentos em 2012 apresentou uma redução de 15% em relação ao carnaval de 2011, quando foram contabilizados 234 casos atendidos.

O maior número de atendimentos foi em decorrência das agressões físicas (131), seguido por quedas (21), agressão por arma branca (14), ferimentos acidentais (11), intoxicação exógena (10), agressão por arma de fogo (9), atropelo (3), complicações de doenças pré-existentes (3), colisão de veículos (1), exposição ao sol (1) Vale acrescentar que estes atendimentos são exclusivamente relacionados com os circuitos e bairros onde existe programação oficial de carnaval.

Ouvidoria Geral do Estado prestou 728 atendimentos no Carnaval

De quinta-feira (16) até às 12h desta quarta-feira (22), a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia prestou 728 atendimentos aos cidadãos durante o Carnaval. Deste total, 67% foi classificado como informação, seguido de reclamação (17%), denúncia (8%), solicitação (6%), sugestão (1%) e elogio (1%).

Pedidos de informações turísticas foram as manifestações mais frequentes durante a folia. Neste período, a Ouvidoria da SETUR/SINTUR (responsável pelo Disque Bahia Turismo) foi a mais acionada pelos cidadãos. 63% das ocorrências foram registradas por meio do telefone e 30% pela Internet.

Na avaliação do ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, a participação da Ouvidoria Geral no Carnaval potencializou o diálogo com os cidadãos. “Montamos um esquema especial de funcionamento para atender os foliões, em parceria com a Secretaria do Turismo, da Saúde, da Administração e a Polícia Militar. Atuamos nos circuitos do Carnaval e nas redes sociais prestando informações e recebendo demandas dos cidadãos”, pontua.

A partir desta quinta-feira (23) a Ouvidoria Geral volta ao seu funcionamento normal.

Carnaval da paz e da alegria em Salvador atraiu 500 mil visitantes

“O Carnaval da Bahia foi marcado pelo clima de festa e pelo resgate da tradição do folião pipoca”. A firmação é do governador Jaques Wagner que concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira de cinzas (22), em Salvador, para fazer um balanço da festa. Ele também aproveitou para anunciar o calendário de eventos da Bahia, neste primeiro semestre, que contará com a realização do Salão Baiano de Turismo e Feira dos Municípios, em março e o São João da Bahia e o Salão do Chocolat, em junho.

Este ano, 500 mil turistas se juntaram aos baianos para celebrar a maior festa popular do planeta. A presença dos visitantes garantiu uma ocupação hoteleira de 94% nos hotéis que fazem parte do circuito. No Porto, foram mais de 26 mil turistas desembarcando de quinta-feira da semana passada até a terça-feira de Carnaval.

“A alegria venceu o medo e fizemos um carnaval de paz, com o mesmo número de turistas do ano passado. E eles não estiveram sozinhos, pois contaram com o apoio e atendimento de mais de 600 profissionais que fizeram parte do Projeto Guias e Monitores do Carnaval”, contou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.
Em seis dias de receptivo, a operação coordenada pela Setur realizou mais de 90 mil atendimentos a baianos e turistas que buscavam informações sobre a programação da folia, endereços e telefones uteis, número que deve aumentar com a totalização final dos dados.

O governo estadual, por meio da Bahiatursa, também apoiou o carnaval do folião pipoca na capital e no interior. Foram mais de 26 municípios contemplados, que receberam trios elétricos e atrações como Magary Lord, Mametto, Lazzo Matumbi, Gerônimo, dentre outros artistas.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Visita ministerial no domingo de carnaval




O deputado federal Antonio Brito, presidente da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas e Entidades Filantrópicas, acompanhou o ministro da saúde Alexandre Padilha hoje pela manhã durante a visita ao Hospital Martagão Gesteira. O motivo da visita num domingo de carnaval é a necessidade urgente de recursos para sanar o déficit mensal do hospital, que está em torno de 350 mil reais.

O secretário estadual de Saúde Jorge Solla também estava na comitiva. Solla e Antonio Brito tem sido os grandes batalhadores para resolver a questão financeira dessa importante casa de saúde especializada no atendimento às crianças. O município foi representado pelo vice-prefeito Edvaldo Brito.

Ocupação hoteleira nos circuitos da folia de Salvador é de 94%

Ocupação hoteleira nos circuitos da folia de Salvador é de 94%

A taxa de ocupação nos hotéis que fazem parte dos circuitos da folia baiana (Osmar, no Campo Grande e Dodô, na Barra) é de 94%, segundo boletim divulgado pelo Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS).

De quinta-feira (16) até este domingo (20), houve um incremento de 13% no índice. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, o Carnaval atrai cerca de 500 mil visitantes para Salvador. Além dos turistas que chegam pelo aeroporto e pela rodoviária, são aguardados cerca de 26 mil pessoas que desembarcarão de 12 navios de cruzeiros entre quinta-feira de carnaval até a quarta-feira de cinzas (22).

Foliões curtem a passagem dos trios de Timbalada, Ivete, Jamill e Eva




O domingo de carnaval no camarote Casa dos Bailes foi repleto de diversão e energia, nem a chuva impediu os foliões de saírem para pular mais um dia de folia. Localizado na Casa D`Itália, em um ponto estratégico do circuito Osmar (Campo Grande), o camarote tem visão privilegiada durante a ida e vinda dos trios. Nesse quarto dia de folia, a passagem de grandes artistas pelo circuito movimentou e encheu o camarote e as ruas da avenida. Timbalada, Ivete, Jamill, Banda Eva, Parangolé, Tomate, entre outros, fizeram os foliões pularem, requebrarem e sentirem a emoção que só o clima de carnaval oferece. Uma das atrações mais aclamadas pelo público, a cantora Ivete, elogiou o carnaval da avenida e destacou a importância de preservá-lo. “Eu não sei porque falam que esse circuito precisa ser revisto. A avenida é um lugar tradicional do carnaval. Eu fico completamente louca quando toco aqui”. Já o cantor e compositor Magary Lord, avisou que irá fazer a Casa dos Bailes ferver na próxima terça-feira. A programação interna da Casa contou com as presenças das bandas Bailinho de Quinta e Banda d' Maré estendendo a folia pela noite adentro. Na foto, feita por Maurício Serra, a produtora da Casa dos Bailes, Irá Carvalho, com José Sérgio Gabrielle, de Filho de Ghandi, e Leonardo Caldas.

VIPs brincam carnaval em Salvador, no Camarote Ivete Sangalo


Exclusivo para convidados, o Camarote Ivete Sangalo chega ao seu terceiro dia de carnaval em Salvador com presença marcante de celebridades. Neste fim de semana, passaram por lá os atores Gabriel Braga Nunes, Cristiana Oliveira ( foto), Bianca Bin, Tiago Abravanel, Luís Miranda, Adriana Birolli, Nathália Dill e Paola Oliveira. Trata-se do espaço com maior quantidade de VIPs por metro quadrado, homenageando o escritor baiano Jorge Amado e a cidade de Ilhéus, que ficou famosa nos seus romances.

Com capacidade para 1.100 pessoas e quase o dobro do ano passado, o camarote tem cinco espaços temáticos e duas varandas de 20 metros de extensão, batizada de “As varandas de Ivete”. O projeto arquitetônico e a cenografia do camarote foram assinados por Renato Bittencourt. A renda e as matérias primas típicas do Sul da Bahia foram bastante utilizadas, como palha, juta, fibra, bambu, vime e chita. O elemento que mais aparece nos cenários é o cacau, considerado o principal ingrediente das obras do “Ciclo do Cacau”, de Jorge Amado: “Cacau” (1933), “Terras do Sem Fim” (1943), “São Jorge dos Ilhéus” (1944), “Gabriela, Cravo e Canela” (1958) e “Tocaia Grande” (1984). Crédito da foto: Sérgio Muricy

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval de Lauro de Freitas


Embaladas ao som da Charanga Dona Ipitanga, as ruas do centro de Lauro de Freitas foram tomadas neste sábado (18) pelo 6º Concurso de Máscaras Carnavalescas. Cerca de 300 participantes abrilhantaram ainda mais a festa momesca, apresentando desde tradicionais máscaras venezianas às de personagens da cultura popular. “Tudo isso faz parte da grande brincadeira que é o Carnaval, pessoas trazendo a alegria da festa para a rua. É de fato o Carnaval do povo,” afirmou a prefeita Moema Gramacho.

Feitas em tecido, espuma ou papelão, as máscaras são confeccionadas pelos próprios participantes. A avaliação ficou por conta da comissão julgadora, que avaliou os critérios de votação focados na originalidade, luxo e sofisticação.


Neste Domingo (20), o folião tem vasta programação para brincar o Carnaval em Lauro de Freitas, município que integra a Região Metropolitana de Salvador. O Bloco Tudo Igual percorrerá as ruas do centro da cidade em direção a Vila Praiana a partir das 10h. Em seguida, às 14h, desfila também no centro da cidade, o Bloco Misto Quente. Às 16h a animação ficará por conta do bloco As Metralhadas, com mais de 350 homens fantasiados de mulher que vão tomar conta das ruas do Centro. Iniciando no Carnaval de Lauro de Freitas, o bloco Tranzão Municipal leva para as ruas da cidade, às 19h, a animação das charangas.Na foto, de João Raimundo, máscara vencedora de Conurso.

Mistura de ritmos africanos, homenagem a Caetano e protesto marcam desfile do Cortejo Afro

A “revolução musical afro-baiana”, como é conhecida a mistura de ritmos do Cortejo Afro, tomou conta do circuito Campo Grande na estreia do bloco no Carnaval de Salvador 2012. O Cortejo mostrou sua típica percussão que engloba ritmos africanos mesclados à batidas eletrônicas, MPB e pop, contagiando quem assistiu ou acompanhou o desfile, que começou na sexta-feira (17) e entrou pela madrugada deste sábado (18).

Este ano o Cortejo Afro, que conta com patrocínio do Itaú, homenageia Caetano Veloso. Com o tema “Outras Palavras”, título de uma música do cantor, o bloco destaca a África e as referências religiosas, estéticas e musicais que influenciam a banda. O Cortejo Afro também levou protesto para a avenida, criticando a invisibilidade das minorias, focando principalmente nas questões políticas e educativas que envolvem as dificuldades das minorias sociais. O figurino de uma das alas deixou o rosto dos componentes coberto, simbolizando “o preconceito e a dor de não conseguir se expressar, sentida diretamente pelas classes sociais menos favorecidas”, como explicou Alberto Pita, presidente do Cortejo Afro. A crítica retrata também a invisibilidade dos blocos afros.

Neste Carnaval o Cortejo Afro conta com a participação de 3 mil foliões; a bateria é composta por 200 percussionistas – a maior banda do carnaval da Bahia - dos quais 60 vindos da Europa exclusivamente para tocar com o grupo e a ala é composta por 200 senhoras da terceira idade e 100 baianas tradicionais. Os próximos desfiles do Cortejo Afro 2012 estão programados para domingo (19/02), na Praça da Sé e segunda (20/02), no circuito Barra – Ondina.

O Carnaval de Salvador no Camarote Ivete Sangalo

Informa a assessoria do Camarote de Ivete Sangalo que as belas atrizes Mariana Ximenes, Adriana Biroli e Nathalia Dill foram algumas das celebridades que visitaram o Camarote da cantora, no Carnaval de Salvador 2012. Elas se divertiram com os trios elétricos do circuito Barra Ondina que passaram em frente ao Camarote e desfrutaram das regalias de um dos espaços mais disputados da folia. O ator Max Fercondini e diversos ex participantes de reality shows também estiveram no Camarote Ivete Sangalo.
Nos intervalos dos trios, os VIPs se divertiram na boate do camarote, instalada no terceiro andar – pavimento batizado de “O Bataclan”, famoso bar da cidade de Ilhéus que era ponto de passagem obrigatória de boêmios, políticos, jagunços, intelectuais e marinheiros. Os badalados DJs Giovannetti e Paty de Jesus agitaram a noite. E como o andar está ambientado com o clima do Bataclan, há também um pequeno palco onde acontecem pocket

shows ao longo da noite, como a canja da cantora Carla Cristina. Foto: Sérgio Muricy

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bahia receberá mais de 50 voos extras durante o período do Carnaval

Entre os dias 16 e 26 de fevereiro mais de 50 voos extras estão programados para o Estado da Bahia. Além de Salvador, capital do maior carnaval de rua do mundo, os municípios de Porto Seguro, Vitória da Conquista e Ilhéus também vão ser contemplados com os voos, ofertados pelas empresas Azul, Trip, Gol e Webjet.

De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional de Salvador opera com 170 voos diários e, durante o carnaval, estima-se que haja um acréscimo de 30 operações por dia. A maioria vem de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que integram o grupo dos principais emissores nacionais de turistas para a Bahia. Este ano, 500 mil visitantes são esperados para os seis dias de folia na capital baiana.


A empresa aérea Azul informa que serão ofertadas 15 viagens extras para Salvador, oito para Porto Seguro, e uma para Ilhéus. Já Trip vai oferecer 11 para Porto Seguro, oito para Salvador, três para Vitória da Conquista, além de dois voos de Porto Seguro com destino a Ilhéus. A Gol e a Webjet confirmaram o aumento de viagens para a Bahia durante este período, no entanto, não especificaram a quantidade de voos nem quais cidades baianas foram contempladas.

Yulo entrega relatórios à ministra de Direitos Humanos




Membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), entregou à ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário- na foto com o deputado -, dois relatórios – dos índios tupinambás da Serra do Padeiro, em Buerarema, e da Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador (CASE) –com ações da Comissão realizadas em 2011.

A entrega foi realizada durante o lançamento da Campanha Nacional contra Exploração de Crianças e Adolescentes, nesta quinta-feira (16), na Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.
Após receber os relatórios, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, salientou que “a Bahia nos desafia positivamente através da luta das autoridades e movimentos sociais em favor da defesa das crianças e adolescentes, garantindo proteção e cidadania”, ressaltou.

Para Yulo, a violência sexual contra crianças e adolescentes tem que ser banida de qualquer sociedade que se diz civilizada. “Esta campanha vem convocar todos nós para extinguirmos, de uma vez por todas, esse tipo de violência. Além disso, este também é um dos desafios da Comissão de Direitos Humanos da Alba”, comentou o parlamentar.

Entre as ações da campanha, está a distribuição de materiais de divulgação em 19 estados. Na Bahia, serão distribuídos 500 camisetas, 1.500 máscaras de papel, mil viseiras, 40 mochilas, banners, cartazes, adesivos. A mobilização será realizada em blocos carnavalescos, aeroportos, rede hoteleira, bares, restaurantes, rodoviárias e estradas.

Além de Salvador, os materiais de divulgação serão enviados para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Vitória, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa, Boa Vista, Campo Grande, Rio Branco, Goiânia, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Fortaleza e Belém.

De acordo com a Secretaria Estadual Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, o número de denúncias de exploração a crianças e adolescentes na Bahia saltou de 900, em 2010, para 1.860, em 2011. Quem perceber uma criança brasileira sendo explorada pode telefonar para o Disque 100, a ligação é gratuita, ou procurar o Conselho Tutelar.

Saltur informa

Por questões técnicas, a Saltur informa que a tirolesa, que seria instalada na praça Castro Alves durante o carnaval, não poderá mais ser montada no local. De acordo com parecer da Coelba, empresa de distribuição de energia, existe uma rede elétrica de alta tensão no local, o que não permite a instalação da mesma.

Entretanto, informamos que toda a programação de entretenimento idealizada especialmente para a praça será mantida. Além das inúmeras atrações que passarão no palco montado para animar os foliões pipoca, teremos a projeção mapeada nos prédios da praça. Entre os artistas que se apresentarão gratuitamente estão Luiz Caldas, Magary Lord, Lazzo Matumbi, Filhos de Jorge, Carlinhos Brown, Cortejo Afro e Ilê Aiyê.

Celebridades marcam presença no Camarote Ivete Sangalo

Exclusivo para convidados, o Camarote Ivete Sangalo já abriu suas portas no Carnaval de Salvador 2012 recheado de celebridades. Paola Oliveira e o namorado, o ator Joaquim Lopes ( FOTO)

marcaram presença no badalado point do circuito Barra – Ondina. Já o cantor Michel Teló, que estava na varanda do camarote, foi intimado pela própria Ivete a subir no trio no momento em que ela passava em frente ao seu espaço. Os dois cantaram juntos o hit “Ai se eu te pego”. Pelo Camarote também já passaram outros VIPs, como: Guilhermina Guinle, Samantha Schmutz, Amanda Françozo, Paulo Gustavo, Fause Haten e Rafaela Fisher.

Com capacidade para 1.100 pessoas e quase o dobro do ano passado, o camarote tem cinco espaços temáticos e duas varandas de 20 metros de extensão, batizada de “As varandas de Ivete”. O tema central – A Ilhéus de Jorge Amado – foi escolhido com base na idéia de homenagear a cidade baiana que ficou mundialmente conhecida através dos romances de Jorge Amado, homenageado do Carnaval de Salvador 2012.

Blitz de turismo nas praias

Depois de curtir a noite de agitos do carnaval, o programa preferido de baianos e turistas é relaxar e tomar um banho nas águas mornas das praias de Salvador. Pensando nisso, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) vai realizar, amanhã (18), 9h, partindo do Porto da Barra, uma ação de divulgação turística nas praias do Porto da Barra, Farol, Jaguaribe e Flamengo.

A intenção é divulgar Salvador como destino turístico, não só durante a festa, mas por todo o ano. Serão também distribuídos folhetos com a programação dos circuitos e o mapa da folia, além de telefones úteis.

De acordo com o diretor de Turismo da Saltur, George Barreto, essa é a primeira vez que uma ação como esta é realizada em Salvador. “Vamos às praias mais frequentadas para levar informações sobre a nossa cidade para baianos e turistas”, enfatizou. Fica aqui a torcida para que a inciativa seja repetida constantemente, principalmente durante o verão.

Bailes temáticos




Existem várias formas de brincar Carnaval, mas existe apenas um lugar onde todas as festas se encontrarão: a CASA DOS BAILES.

O CAMAROTE CASA DOS BAILES tem, como um dos seus principais diferenciais, o resgate de um período onde o carnaval era pura brincadeira; onde a fantasia era parte indispensável da festa e os bailes, que povoavam o imaginário coletivo, exalavam glamour e sofisticação.

Apostando no estilo Carnaval Retrô, o CAMAROTE CASA DOS BAILES propõe uma retomada da verdadeira essência dessa festa, reintroduzindo elementos, há tempos esquecidos, mas que originalmente dão o verdadeiro sentido à palavra CARNAVAL em todo o mundo. Será o lugar certo para aqueles que reconhecem e valorizam o Carnaval de verdade.

Estrategicamente situado na Casa D’Itália, o CAMAROTE CASA DOS BAILES ocupa o melhor metro quadrado do circuito tradicional do Carnaval de Salvador. Num cruzamento da Av. Sete de Setembro com a Rua Forte de São Pedro, a Casa D’Itália é ponto de encontro dos trios e artistas que desfilam pelo circuito mais antigo do carnaval. E se antiguidade é posto, vale ressaltar que este é o circuito onde desfilam os blocos históricos, os principais blocos afros e os blocos de samba.

Trata-se de um projeto temático e conceitual, desenvolvido para proporcionar um ambiente agradável, seguro, de fácil acesso e com uma grade de atrações selecionada para garantir aos foliões diversão durante os 6 dias de folia ao som de Harmonia do Samba, Jau, Magary, Simone Sampaio, Samba D’Ju, Bailinho de Quinta, Banda Mascarados e muitos outros. O Camarote funcionará de quinta à terça-feira de Carnaval e cada dia será dedicado a um Baile Temático. No sábado, será resgatada a tradicional Feijoada dos Mascarados e, em todos os dias, o salão principal da Casa D’Itália será pista de dança da melhor e mais animada boate do Carnaval com DJs nacionais e internacionais animando a festa até o nascer do dia.

Receptivo especial para o turista tem call center, guias e até trio elétrico no desembarque do porto

Os turistas que chegam a Salvador para passar o carnaval terão um receptivo diferenciado. Este ano, a Secretaria de Turismo e a Bahiatursa inovaram e colocaram um minitrio elétrico no Terminal de Passageiros da Codeba para recepcionar os mais de 20 mil visitantes que passarão por lá na segunda e terça-feira de folia.

Além da pequena invenção do maestro baiano Fred Menendez, os paulistas, cariocas, brasilienses e turistas de outros estados contarão com a simpatia das baianas e também com a eficiência dos Guias e Monitores do Carnaval.

O projeto, que este ano entra na quinta edição, conta com 600 profissionais qualificados que estarão, além do porto, nos três circuitos da festa, nos principais hotéis, além dos pontos turísticos da capital baiana, 24 horas.O atendimento será feito em inglês, português, espanhol e pelo menos mais três idiomas como francês, alemão e italiano.

Uma das novidades deste ano é que os guias e monitores terão a tecnologia a serviço da informação. Os coordenadores receberão celulares Androids para se comunicarem com o Sistema Integrado de Informações da Setur, composto pelo Disque Bahia Turismo e pelo portal www.bahia.com.br. “O objetivo é transmitir para o visitante, informações precisas sobre programação, circuitos da folia, além endereços e telefones úteis”, informa o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

Atendimento telefônico e via web

Nos seis dias de Carnaval, o Disque Bahia Turismo continuará funcionando 24 horas, através do telefone 71 3103-3103. A novidade é que serão acrescidos novos idiomas ao atendimento como alemão, francês e italiano.

No site www.carnaval.bahia.com.br e no portal www.bahia.com.br, o atendimento ao turista pode ser feito online. Basta só o internauta se cadastrar com o endereço de e-mail e solicitar as informações aos atendentes que responderão às perguntas em tempo real.

SJCDH atenta para a discriminação e acessibilidade no Carnaval

Com o intuito de observar os eventuais casos de desrespeito aos direitos humanos durante a folia de Momo, técnicos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e da Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR) estarão espalhados, estrategicamente, em pontos na Ladeira de São Bento, Estação da Lapa, Campo Grande e Ondina para orientar e encaminhar as denúncias de discriminação e violência racial, de gênero e homofóbica.

- A Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), SJCDH, apóia a iniciativa do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), que durante o Carnaval de Salvador, levará para o Circuito da Folia o bloco "Redução de Danos", com o slogan "No Carnaval da Bahia, abuse... da Alegria!". As ações incluem a divulgação de informações sobre prevenção às DST/Aids, além de promover estratégias lúdicas e educativas, utilizando adesivos e fitinhas do Bonfim, com mensagens de prevenção. Haverá também distribuição de preservativos.

Ilê Aiyê desfila em homenagem aos “Negros do Sul”

A cultura negra presente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estará no centro do desfile deste ano do Ilê Aiyê. O bloco afro adotou o tema “Negros do Sul. Lá Também Tem”, com o propósito de dar visibilidade a uma realidade pouco conhecida dos brasileiros: os estados do Sul não são sinônimos apenas da cultura branca e da imigração européia. A História comprova com fatos que os negros tiveram um papel marcante na construção da sociedade desses estados e hoje tem forte representatividade populacional.

No Paraná, por exemplo, vive uma população afrodescendente de cerca de três milhões de pessoas, o que corresponde a 27,4 por cento da população total do estado. Já no Rio Grande do Sul é grande a presença de manifestações tipicamente negras, como os afoxés e os congados. O número de negros é também expressivo em Santa Catarina, apesar de ser quase inexistente o contato dessa população com os elementos mais autênticos de sua cultura.

Para o presidente do Ilê Aiyê, Antonio Carlos Vovô, a ênfase dada pelo bloco à realidade sulista casa com o objetivo geral da própria entidade: “Vemos nesse tema uma maneira de os negros do Sul ganharem a visibilidade que merecem. Por isso mesmo, para nós do Ilê, o Carnaval de 2012 será especial e histórico”.

O tema em questão será explorado pelas músicas que embalarão o bloco, escolhidas em concurso, e também pelas fantasias dos associados. Além disso, um figurino especial foi criado pela estilista Dete Lima para vestir a Deusa do Ébano deste ano, Edvania Nascimento, que desfilará em carro alegórico representando os traços culturais presentes na realidade negra dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Monique Evans coroada Rainha do Baile Gala Summer Gay em Salvador


Texto e foto que seguem é do colaborador deste blog, Marcello Fontes, sobre a 2ª edição do Baile Gala Summer Gay.

-No maior clima pré-carnavalesco e dois dias antes de começar a folia, o Carnaval de Salvador chegou mais cedo na casa de eventos Absolut Hall, no bairro do Cabula, com a 2ª edição do Baile Gala Summer Gay, organizado pelo estilista Fábio Sande e pelo maquiador Afonso Henrique, ontem a noite, terça-feira, 14. A decoração chamou atenção pelo estilo impecável e bem trabalhado, prezando a qualidade e bom gosto.

Aguardada com muita expectativa pelo grande público, a ex-modelo, atriz e apresentadora Monique Evans deixou o quarto do hotel Sol Vitória Marina, no Corredor da Vitória, chegando triunfalmente ao Baile, causando alvoroços e tietagens pelo público, trajando vestido assinado por Fábio Sande todo em paetês e cristais, estamparia de onça, plumas e penas de faisão, bem exótica, sendo coroada Rainha do Baile Gala Summer Gay. O Rei do baile foi o empresário Roberto Cordeiro, grande amigo do estilista.

“Fábio Sande arrasou na minha roupa e prometeu o que cumpriu. Estou muito satisfeita com o carinho dos baianos. Viva o público gay! Quero voltar a Salvador no próximo baile como convidada” revelou a Rainha, que antes da festa almoçou no restaurante Paraíso Tropical do chef Beto Pimentel, onde experimentou casquinha de aratu, salada Duca e peixe grelhado.

Em clima ‘Retrô’, relembrando a folia do Momo, a noite foi embalada por um grupo de fanfarras e a banda de samba ‘Os Mulatos’, revivendo os antigos carnavais com um repertório caprichado. Logo depois, os DJs Cris e Ricardo Freitas fecharam a noite do Baile que foi até altas horas da madrugada. Além da pista, no espaço Lounge da Rainha pintaram por lá, Regina e Buba Weckerle, Luzia Santhana, Júlio Cesar Habib, Di Paula, o ex-BBB Lucival França, Elíbia Portela, Adriano Grangeon, Celso Ricado entre tantos outros, sacudiram o esqueleto.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Governo e trade discutem promoção turística da Chapada

Representantes da Secretaria do Turismo, Bahiatursa, ABIH, Sindicato de Hotéis e Convention Bureau da Chapada Diamantina se reuniram nesta segunda-feira (13), na sede da Setur, em Salvador, para discutir uma estratégia de promoção para a zona turística, que a partir do ano passado passou a contar com dois vôos diretos semanais para Salvador. Também participaram do encontro, dirigentes regionais da CVC e da companhia aérea Trip.

Durante a reunião, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, sugeriu que a Trip faça uma capacitação com os agentes e operadores locais, a fim de divulgar o vôo Salvador-Lençóis. Além disso, o titular da Setur garantiu que a Bahiatursa apoiará ações de marketing na divulgação do destino de forma integrada com regiões como Salvador e Praia do Forte. “A ideia é fortalecer os voos que temos com os mercados de São Paulo, Rio, Brasília e Salvador, fazendo com que haja um aquecimento na demanda”, afirmou.

O supervisor operacional da CVC para os mercados da Bahia e Sergipe, Sandro Macedo, disse que a operadora formatará três pacotes: Roteiro Aventura/Ecoturismo x Cultura (Lençóis e Salvador), Aventura/Ecoturismo (Lençóis e Porto Seguro) e Aventura/Ecoturismo (sete dias em Lençóis). “Vamos fazer anúncios nos principais jornais do país para divulgar esses pacotes”, afirmou.

Os hoteleiros locais, que representam o Convention Bureau local, Carlos Cattan e Dionísio Martins prometeram desonerar o transporte dos turistas do aeroporto de Lençóis para o centro da cidade, para tornar os pacotes ainda mais atrativos.

Já o executivo de vendas da Trip, Henrique Carvalho, disse que levará os pleitos solicitados no encontro para a direção da companhia aérea, em São Paulo, “para tentar atender ao máximo as demandas dos empresários baianos”.

Os diretores da Bahiatursa, Fernando Ferrero (Mercado Nacional) e Weslen Moreira (Serviços Turísticos) também informaram que desenvolverão ações em suas áreas para tornar a Chapada Diamantina um destino ainda mais competitivo.

2º Baile Gala Summer Gay em Salvador

Com a pretensão de esquentar ainda mais o clima de verão e folia na cidade de Salvador, mantendo o espírito de luxo e glamour, a temperatura promete subir por conta da 2ª edição do Baile Gala Summer Gay 2012, festa pré-carnavalesca idealizada peloe estilista Fábio Sande, que esse ano divide a direção do Baile com o cabeleireiro e maquiador Afonso Henrique. Dois dias antes do Carnaval, o Baile Gala Summer Gay acontece dia 14 de fevereiro, apartir das 22h, na casa de eventos Absolut Hall, no Cabula, em Salvador. A grande atração da noite é a ex-modelo,atriz e apresentadora Monique Evans,que será coroada Rainha do BaileGala Summer Gay.

Confete, serpentina, brilho e glamour darão o tom da festa. Para essa edição, as festividades giram em cima do clima ‘Retrô’ da folia de Momo, relembrando os velhos carnavais. A decoração faz uma viagem ao túnel do tempo, resgatando a efervescência de uma festa bastante alegre, embalada por uma banda de fanfarra, o grupo de samba ‘Os Mulatos’, e sequencias eletrônicas apresentadas pelos dj´s Cris e Ricardo Freitas.

Serviço:

Baile Gala Summer Gay2012

Atrações: Grupo de fanfarra, Banda Os Mulatos e Dj´s Cris e Ricardo Freitas

Data e horário: 14 de fevereiro de 2012, às 22h

Local: Absolut Hall – Rua dos Rodoviários, 888, Cabula. Monique Evans, na foto, é a Rainha do Baile.

Preços: Pista (R$130) – All inclusive (Buffet, cerveja, água, prosseco erefrigerante) ou Camarote/Lounge da Rainha (R$350) – (Buffet, espaço zen de massagens, salão, mimos assinados por Marta Góes, água, refri, cerveja eprosseco). Vendas: Loja Paradoxus –Shopping Barra;Loja Elementais-Shopping Paralela e Salão Studio S – Shopping Paseo Itaigara

Folia Paralela para as crianças

A tradicional programação carnavalesca infantil do Shopping Paralela, o Paralela Folia, acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, das 15h às 18h, no Piso L2, com apresença do animador Tio Paulinho e sua turma.

A criançada já pode preparar a fantasia para cair na folia que é GRATUITA. Meninos e meninas de todas as idades irão curtir muitas brincadeiras, pinturinhas artísticas, esculturas em balões e distribuição de brindes. Além das brincadeiras comandadas por Tio Paulinho, o espaço terá Tobogã e Cama Elástica. Um mini-trio vai embalar a festança com marchinhas de Carnaval, axé e músicas infantis.

Carlinhos Brown e ex-integrantes da Timbalada cantam juntos no Carnaval de Salvador 2012

Carlinhos Brown, Xexéu,Amanda, Ninha e Mariene de Castro, todos ex-integrantes da Timbalada, estarão no trio sem cordas, que percorrerá o circuito Osmar (Campo Grande), dia 19, domingo.O encontro vai acontecer graças ao Banco Itaú, patrocinador máster do Carnaval de Salvador 2012 que, entre as suas ações, incluiu o patrocínio de três trios sem cordas durante a folia. Além do trio com a Timbalada, o Itaú está patrocinando também o trio com Tuca, na segunda-feira, e o trio do Eva, na terça-feira. O desfile promete fazer história, já que levará de volta à Avenida os cantores que deram início ao movimento timbaleiro. O trio independente, que vai desfilar do Campo Grande até a Praça Castro Alves, promete arrastar uma multidão relembrando antigos e novos sucessos da Timbalada.
Alô, Amigos!!!

Agora é pra valer!!!

O BLOCO BANDA DE GERONIMO finalmente fará a sua estréia nesta terça-feira, dia 14/02, às 18:00 horas, saindo do TERREIRO DE JESUS, descendo pelas ruas do Pelourinho em direção à Escadaria do Paço. TODO MUNDO LÁ, GALERA! Vamos participar do carnaval da alegria, paz, amor e harmonia!!!
Vista a sua fantasia e venha brincar com a gente!!! JÁ É CARNAVAL CIDADE!!!! COMPARTILHE, CHAME SEUS AMIGOS E FAMILIARES.VAMOS BRINCAR NO CARNAVAL SEM CORDAS!!!

O Bloco Banda de Gerônimo, foi criado em outubro de 2011, numa reunião entre os amigos Lui Muritiba, Laurinha Arantes, Carlos Pitta, Gerônimo e Val Macambira, no bairro de Amaralina. O assunto primordial desta conversa era a diferença entre os carnavais de antigamente e o atual e foi a partir daí que surgiu a idéia de se formar um bloco sem cordas onde o frevo, as marchinhas e os hits dos anos 80 da música baiana pudessem ser a tônica. Daí nasceu o BLOCO BANDA DE GERONIMO.

O bloco tem como objetivos principais o resgate das verdadeiras origens e tradições do carnaval de rua e a valorização do artista independente.

Para isso, o Bloco Banda de Gerônimo convoca e congrega todos os seus foliões para um grandioso e sensacional desfile, trazendo as manifestações mais espontâneas e populares, unindo clubes de frevo, artistas populares e grupos de mascarados, nesta grandiosa festa que se realizará este ano e todos os anos daqui por diante.

O Bloco reverenciará o frevo, as marchinhas e a nossa boa música baiana de antigos carnavais, arrastando milhares de foliões pelas ruas de nossa cidade. Tudo isso, com muita fantasia, alegria, espontaneidade, humor, portanto ponham as suas máscaras, vistam suas fantasias, transformem-se, soltem-se das cordas, juntem-se a nós e venham fazer a festa com a gente!

Lui Muritiba, Laurinha Arantes, Carlos Pitta, Gerônimo e Val Macambira, os fundadores do bloco, são precursores da Axé Music, construtores da história da nossa música e que já comprovaram os resultado dos seus trabalhos, não só na Bahia, mas também no Brasil e no mundo, e o quanto são importantes para a cultura da nossa terra.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SALVADOR AOS FRANGALHOS!

O DESCASO ESTÁ
ACABANDO COM TODA ESSA BELEZA NATURAL E HISTÓRICA PARA TRISTEZA DE
BAIANOS E TURISTAS. ATÉ QUANDO?


A jornalista carioca Karla Leal Ferreira, filha de pais baianos, após
recente passagem por Salvador, externou seu desencanto com a cidade
que aprendeu a amar e admirar desde que começou a visitá-la, ainda
adolescente. Hoje, fazendo Arquitetura numa faculdade do Rio de
Janeiro, ela avaliou tudo o que viu e enviou esta carta-desabafo que
está sendo divulgada em blogs locais e sairá na próxima edição do
Jornal Repórter. E tudo isto antes da greve dos policiais que
paralisaram Salvador e macularam a imagem da musicalidade, alegria e
paz que a Bahia passava para todo o país! Leiam a íntegra a carta
abaixo:

CARTA-ABERTA DE UMA TURISTA DO RIO AOS BAIANOS

“ Essa viagem relâmpago a Salvador, Bahia, terra querida dos meus
pais, foi dos deuses para minha cabeça, que andava muito ocupada com
trabalho e dinheiro. Achei a cidade bem pobre em relação a outras
vezes que aí estive. Praças e jardins mal-conservados, ou abandonados.
Meu filho Lhan, que também adora Salvador, fez uma observação que
concordei plenamente: Salvador está parecendo Cuba! O Centro Histórico
está igual ao de Havana. A impressão também é de abandono. Salvador é
uma cidade linda mas está muito mal cuidada tanto no plano urbanístico
como no social.
A população parece insegura e sofre muito com o transporte deficiente,
os ônibus velhos, sempre lotados; os pontos turísticos de outrora não
agradam mais por falta de projetos de conservação. A sujeira está por
toda a parte. Fiquei impressionada com o Mercado Modelo! O antes
badalado centro de compras de lembranças da Bahia está muito sujo. Uma
balbúrdia! Onde está o artesanato baiano? O Elevador Lacerda está
horrível, sujo, sem ventilação e inseguro. Enfim, ultrapassado. O
Plano inclinado, quebrado, em pleno período de estação turística, de
férias. Como isso pode acontecer?
Com exceção dos espigões, tudo em Salvador está velho, no sentido
pejorativo da palavra, acabado. A cidade precisa de uma reforma
U R GE N T E! A primeira capital do Brasil carece de humanidade. Aqui no
Rio de Janeiro, a gente não vê nenhum prédio, por mais antiguinho que
seja, sem jardim. Todos tem pelo menos um canteiro florido na frente.
Enquanto que Salvador nem as praças estão sendo cuidadas. Gostaria de
já estar formada em arquitetura para fazer um projeto de urbanismo
para Salvador, a cidade que mais amo, depois do Rio, claro!
Enfim, esse desabafo é para dizer aos baianos que estou triste por ver
Salvador tão maltratada, como se não tivesse gestão pública.

Karla Leal

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Recordar é viver: Batalha de confetes na AAB

Para resgatar uma tradição, não dos antigos, mas dos eternos carnavais, em um dos seus clubes históricos, a Associação Atlética da Bahia (AAB), o cantor - compositor Walter Queiroz e artistas convidados vão comandar uma Batalha de Confetes a partir das 11 da manhã de sábado, dia 11/2, na sede da AAB.

Convocando várias gerações de foliões para este encontro emocionante, particularmente, os remanescentes do blocos Jacu e Barão, co-irmãos de avenida nos carnavais de outrora, Walter homenageará o músico e compositor Tuzé de Abreu pelos seus cinquenta anos de canções memoráveis. Os artistas convidados são Gerônimo, Pequinho do Barão e Roque Carvalho, compositor do famoso hit “Avisa lá” e músico do bloco infantil Rataplam. As camisas que dão acesso à festa custam RS 30,00 (trinta reais) e podem ser adquiridas na portaria do clube ou pelo telefone (71)8865.1928.

Carlinhos Brown é o convidado no último ensaio do Ilê Aiyê antes do Carnaval

Visitante ilustre e de várias presenças na Senzala do Barro Preto, Carlinhos Brown é o convidado para o esquenta final do Ilê Aiyê antes do Carnaval. Neste sábado (11), a partir das 22h, a sede do Pérola Negra na Ladeira do Curuzu, na Liberdade, abre suas portas e recebe o famoso cantor e compositor baiano, recepcionado pelo som da Band'Aiyê. Ingressos a R$40 (camarote) e R$20 (pista). Informações: 2103-3400.

O hit Tantinho, maior sucesso do último disco de Brown, Adobró, é uma das músicas que estará no set list do show que marcará a despedida do Ilê de mais uma temporada de ensaios pré-carnavalescos. Não faltarão, contudo, hits do passado, embalados pela batida inconfundível do Ilê Aiyê.

O Mais Belo dos Belos tomará a Avenida este ano com uma homenagem à negritude presente na região Sul brasileira. Com o tema "Negros do Sul, Lá também tem", o Ilê dá continuidade à idéia, iniciada em outros carnavais, de passear pelo Brasil para valorizar a presença do negro na história passada e atual do país.

Comunicado Oficial-Carta Aberta à sociedade


SALVADOR QUER E VAI TER CARNAVAL

O Carnaval é uma festa universal, que em Salvador tem uma das suas maiores manifestações. Um evento desse porte não depende apenas de alguns, depende sim do desejo e da organização do povo. E o povo da Bahia quer o carnaval.

Os Hotéis, Bares e Restaurantes, Blocos de Carnaval (Afros, de Trio, de Percussão, Travestidos, de Índios, de Samba, etc), Artistas, Camarotes, motoristas de Táxi, vendedores ambulantes, e pessoas que vão trabalhar nestes locais (garçons, camareiras, motoristas, produtores, costureiras, lojistas cordeiros e seguranças, etc), estão preparados para fazer mais um grande Carnaval na Bahia, como têm feito todos os anos.

No contexto da festa, cada um cumpre o seu papel. O Governo da Bahia tem a responsabilidade e o dever de garantir a segurança e a Polícia Militar precisa fazer a sua parte e continuar se orgulhando de conduzir a maior festa popular do planeta, em segurança.

Temos a certeza de que o Governo do Estado e a Polícia Militar, realizarão, juntamente conosco, um carnaval com toda a Segurança e Alegria que a Bahia merece.

Assina as Entidades abaixo:

CMC – Conselho Municipal do Carnaval
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Bahia - ABRASEL
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis- Seção Bahia ABIH
Associação dos Blocos Afro
Fórum de Entidades Negras
Associação de Blocos de Trio - ABT
Associação de Blocos de Samba
União de Blocos de Percussão – UBP
Federação das Entidades Carnavalescas - FECAB
Associação de Blocos da Barra - ABB
Associação de Blocos de Salvador (ABS)
APA – Associação de Produtoras de Axé
Associação de Blocos Alternativos - ABA
Associação dos Afoxés
Associação Baiana de Camarotes - ABC
Associação dos Artistas Independentes
Associação dos Trios Independentes
Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão
Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado da Bahia

Cancelamento da Peça Um Velório Muito Estranho

.

Por determinação da Diretoria Regional do SESC-BA, tendo em vista os acontecimentos recentes na cidade, está cancelada a apresentação da peça Um velório Muito Estranho, prevista para esta sexta-feira, 10 de fevereiro, no Cine Teatro SESC Casa do Comércio. A produção do espetáculo informa àqueles que já adquiriram ingressos, que os mesmos serão válidos para a próxima apresentação do dia 24. Os que, porventura, optarem pelo ressarcimento, deverão dirigir-se ao ponto de venda onde adquiriram os ingressos. Foto: Cesar Vilas Boas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Olodum e Ilê Aiyê na reinauguração do Portelão




Os músicos do Olodum, Narcizinho e Nadjane, e mais três integrantes do Ilê Aiyê, entre eles a Deusa do Ébano, Edjane dos Santos, além do secretário estadual de Cultura, Albino Rubin, representaram a Bahia na reinauguração da quadra de samba da Portela - o Portelão -, no último sábado (04/02). A agremiação homenageia o estado baiano no Carnaval 2012 do Rio com o samba-enredo "...E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual", que fala de rituais religiosos, de Orixás, de festas, do samba de roda, do toque dos tambores do Olodum, da culinária, do Pelourinho e de outros encantos baianos.

No dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval, a Bahia vai desfilar na Marquês de Sapucaí pela Portela e também pela Imperatriz Leopoldinense. Os encantos baianos e um dos seus principais ícones, o escritor Jorge Amado, serão homenageados pelas duas grandes escolas do Grupo Especial. Primeiro, entra na avenida a Portela, às 22h. Depois, vem a Imperatriz Leopoldinense, com o tema "Jorge, Amado Jorge". Os carnavalescos selecionaram a Bahia como enredo por conta dos grandes laços culturais e religiosos que sempre uniram o Rio à terra natal de Jorge Amado.

Muita emoção e surpresas vão marcar o desfile das escolas. Na apresentação da Portela, alguns nomes baianos já estão confirmados: Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Carla Visi vão levar a alegria e a energia da Bahia para o sambódromo. O Balé Folclórico da Bahia também fará parte do espetáculo com uma coreografia montada especialmente para a ocasião. Na foto de João Ramos/Bahiatursa, uma panorâmica da festa de reinauguração da quadra da Portela.

Baile "Inventando Moda" com Magary e Bailinho de Quinta

O Clube Fantoches vai fazer todo mundo dançar com o Baile Inventando Moda que acontece dia 10 de fevereiro, a partir das 22h. Inspirado na nova música de sucesso de Magary, o baile trará além do famoso black semba do cantor, a animação da banda Bailinho de Quinta, tocando hits das antigas marchinhas de carnaval.

Considerado o artista revelação do verão baiano, Magary ( foto) promete mais uma vez ser sucesso de público, cantando músicas que já estão na cabeça dos fãs como: “Circulou”, “Inventando Moda” e “Joelho”. A agitação continuará tomando conta do ambiente ao som da banda Bailinho de Quinta e clássicos dos bailes de carnaval, como: “Aurora”, “Bandeira Branca”, “Ta-Hi” e “Chiquita bacana”.
Ingresso: R$ 30,00 - pista (meia) e R$ 50,00 camarote (meia)
Vendas: Balcões de ingressos.Foto: Oscar Gama
Realização: Íris Produções
Informações: 3332-0614

Teatro infantil





O mês de fevereiro oferece uma variada e divertida programação teatral infantil para toda criançada. Com direção teatral de Gil Santana, os espetáculos Cachinhos Dourados e Os Três Ursos, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida e o Princepezinho das Estrelas, esse último, inspirado livremente no Pequeno Príncipe de Antoine Saint Exuperry, traz o lado emocionante e vibrante do universo infantil. As apresentações da companhia de teatro Gil Santana acontecem aos sábados, domingos e feriados no Teatro Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cancelamento de shows no Pelourinho

Em função da greve de policiais, o Pelourinho cancelou todos os shows e eventos deste final de semana. A programação musical local só será retomada após a rotina da cidade retornar à normalidade.

Ilê Aiyê suspende ensaio de sábado

O bloco afro Ilê Aiyê suspendeu o ensaio de sábado, 4 de fevereiro, na Senzala do Barro Preto, em vista dos acontecimentos que deixaram a população de Salvador em clima de insegurança total. A princípio, está mantido o ensaio do dia 11 de fevereiro, cujas atrações deverão ser brevemente anunciadas.

O preço amargo da calúnia...nasce um best seller


A obra “O preço amargo da calúnia”, de autoria da juíza Olga Regina Guimarães, lançado na terça-feira, dia 31/1, vendeu, já na noite de autógrafos, 500 exemplares. O evento, marcado por um refinado coquetel, foi super concorrido e lotou a Livraria Saraiva do Shopping Barra. Entre os presentes, nomes ilustres da política, como o deputado federal Nélson Pelegrino( na foto ao lado da juíza escritora), artistas, a exemplo do cantor e compositor repentista Bule-Bule, além de desembargadores, magistrados, escritores, empresários, jornalistas locais e correspondentes de veículos de comunicação do Brasil. A noite de autógrafos só terminou devido ao horário de fechamento do shopping, tamanho o sucesso do lançamento, que, segundo a gerência da Saraiva, foi o maior já ocorrido no local. O dinheiro arrecadado com a venda do livro será doado ao Lar do Carmo, casa assistencial que abriga idosos carentes em Salvador. A partir de agora, a obra de 540 páginas pode ser encontrada em todas as livrarias Saraiva do país ao preço de R$ 50,00.

Madre de Deus com saudades do Madre Verão

Em apenas quatro meses e meio de governo o Prefeito Jeferson Andrade mostra o incansável trabalho pra tornar Madre de Deus o melhor lugar para se viver. O maior evento do interior da Bahia deixa saudades para todos que curtiram um mês inteiro de atrações, com artistas de peso na música brasileira como Lulu Santos, Vander Lee, O Rappa, Cidade Negra, Capital Inicial e muitos outros. Além da geração de emprego e renda, o Madre verão também proporcionou cultura esporte e lazer, através de atrações como Marcus Casuo, artista do Cirque de Solei, o artista Global Luiz Miranda, além das quintas culturais e os jogos de Verão que continuam acontecendo. Madre de Deus voltou a ser roteiro turístico. Madre Verão conseguiu reunir cerca de 130 mil pessoas que transformaram seus ingressos em 70 toneladas de alimentos e materiais de higiene que serão doados para o GAC(Grupo de Apoio à Criança com Câncer) e para comunidade carente da cidade. Pesquisa de satisfação realizada, todos os sábados durante o evento, confirma 99,9% de aprovação do público, resultado que favorece o retorno no evento pro verão de 2013.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Bloco Banda de Gerônimo





Os ensaios do Bloco Banda de Gerônimo, criado em outubro de 2011, numa reunião entre os amigos Lui Muritiba, Laurinha Arantes, Carlos Pitta, Gerônimo e Val Macambira, no bairro de Amaralina, está na programação cultural do Centro Histórico de Salvador no dias 03 e 10 de Fevereiro, sempre a partir das 18h. A idéia dos seus integrantes é resgatar as verdadeiras origens e tradições do carnaval de rua e a valorização do artista independente.
Lui Muritiba, Laurinha Arantes, Carlos Pitta, Gerônimo e Val Macambira, os fundadores do bloco, são precursores da Axé Music, construtores da história da nossa música e que já comprovaram os resultado dos seus trabalhos, não só na Bahia, mas também no Brasil e no mundo, e o quanto são importantes para a cultura da nossa terra.

Agradeço o convite e repasso-o para os seguidores do nosso blog.

Metrô será entregue à população no primeiro semestre de 2012




Rio de Janeiro- O prefeito de Salvador, João Henrique, teve hoje (01), no Rio de Janeiro, uma reunião com o presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Francisco Carlos Caballero Colombo, que teve como pauta o início das operações do metrô. O consenso na reunião é de que o metrô vai estar circulando em fase de operação pré-assistida entre o trecho Estação da Lapa- Rótula do Abacaxi ainda no primeiro semestre deste ano. Colombo afirma que “o prazo de entrega do metrô à população através deste esforço conjunto do Governo Federal e da Prefeitura é o primeiro semestre de 2012”.
Algumas questões técnicas como os últimos detalhes para o início da pré-operação foram acordados entre JH e o representante do Governo Federal, como, por exemplo, a instalação de catracas, e outros equipamentos necessários para o início da operacionalização do metrô. “Os testes iniciais foram um sucesso. As estações e as vias estão prontas. Estou acompanhando de perto todo o cronograma com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades e a CBTU, que tem sido um grande parceiro. Então, estamos na reta final para a entrega do metrô à população de Salvador. É uma grande vitória e superação das adversidades. Aliada à nossa convicção, temos ainda o posicionamento do Governo Federal, que sinalizou também o primeiro semestre deste ano como o prazo final de entrega do metrô à população”, frisa JH.
O prefeito de Salvador viajou ao Rio de Janeiro acompanhado do chefe da Casa Civil, João Leão, e do secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, José Mattos. Também foi pauta do encontro a reinauguração da Ponte São João, no Subúrbio Ferroviário, que será entregue à população em março. Foto: Pedro Castro.

Pestana Bahia Hotel homenageia Yemanjá no dia 2 de fevereiro

No dia 2 de fevereiro comemora-se em Salvador, mais precisamente no bairro do Rio Vermelho, o Dia de Yemanjá, a Rainha do Mar. O Hotel Pestana Bahia, localizado na região, promove a tradicional festa para celebrar a data em grande estilo.

O evento, que acontecerá a partir das 12:30 h, no restaurante A Catarineta, 23º andar do hotel, será aberto a hóspedes e passantes, mediante a compra da pulseira-ingresso no valor de R$ 140,00 + 10% cada, que dará direito a um farto buffet composto por: 3 estações de bacalhau - com preparação ao vivo pelos chefs Maurício Valencia, Paulo Vilela e Edmário Silva -, acarajé servido no terraço com a mais bela vista para o mar de Salvador, moqueca mista, caldeira de cabrito, salada e sobremesas variadas. O open bar, que também faz parte do pacote, inclui refrigerantes, cervejas, espumantes, roskas e caipirinhas.

Tudo isso especialmente para celebrar o dia. E como entretenimento complementar ao belo ritual baiano, que inclui muita alegria e entrega de presentes para a rainha do mar até o anoitecer, a direção do hotel oferece duas opções musicais: voz e violão no restaurante A Catarineta e DJ no lounge do terraço do Pestana Bahia.
Mais informações: Pestana Bahia Hotel / www.pestana.com
Tel.: (71) 2103.8000
Rua Fonte do Boi, 216, Rio Vermelho, 41940-360
Salvador (BA)