quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SALVADOR AOS FRANGALHOS!

O DESCASO ESTÁ
ACABANDO COM TODA ESSA BELEZA NATURAL E HISTÓRICA PARA TRISTEZA DE
BAIANOS E TURISTAS. ATÉ QUANDO?


A jornalista carioca Karla Leal Ferreira, filha de pais baianos, após
recente passagem por Salvador, externou seu desencanto com a cidade
que aprendeu a amar e admirar desde que começou a visitá-la, ainda
adolescente. Hoje, fazendo Arquitetura numa faculdade do Rio de
Janeiro, ela avaliou tudo o que viu e enviou esta carta-desabafo que
está sendo divulgada em blogs locais e sairá na próxima edição do
Jornal Repórter. E tudo isto antes da greve dos policiais que
paralisaram Salvador e macularam a imagem da musicalidade, alegria e
paz que a Bahia passava para todo o país! Leiam a íntegra a carta
abaixo:

CARTA-ABERTA DE UMA TURISTA DO RIO AOS BAIANOS

“ Essa viagem relâmpago a Salvador, Bahia, terra querida dos meus
pais, foi dos deuses para minha cabeça, que andava muito ocupada com
trabalho e dinheiro. Achei a cidade bem pobre em relação a outras
vezes que aí estive. Praças e jardins mal-conservados, ou abandonados.
Meu filho Lhan, que também adora Salvador, fez uma observação que
concordei plenamente: Salvador está parecendo Cuba! O Centro Histórico
está igual ao de Havana. A impressão também é de abandono. Salvador é
uma cidade linda mas está muito mal cuidada tanto no plano urbanístico
como no social.
A população parece insegura e sofre muito com o transporte deficiente,
os ônibus velhos, sempre lotados; os pontos turísticos de outrora não
agradam mais por falta de projetos de conservação. A sujeira está por
toda a parte. Fiquei impressionada com o Mercado Modelo! O antes
badalado centro de compras de lembranças da Bahia está muito sujo. Uma
balbúrdia! Onde está o artesanato baiano? O Elevador Lacerda está
horrível, sujo, sem ventilação e inseguro. Enfim, ultrapassado. O
Plano inclinado, quebrado, em pleno período de estação turística, de
férias. Como isso pode acontecer?
Com exceção dos espigões, tudo em Salvador está velho, no sentido
pejorativo da palavra, acabado. A cidade precisa de uma reforma
U R GE N T E! A primeira capital do Brasil carece de humanidade. Aqui no
Rio de Janeiro, a gente não vê nenhum prédio, por mais antiguinho que
seja, sem jardim. Todos tem pelo menos um canteiro florido na frente.
Enquanto que Salvador nem as praças estão sendo cuidadas. Gostaria de
já estar formada em arquitetura para fazer um projeto de urbanismo
para Salvador, a cidade que mais amo, depois do Rio, claro!
Enfim, esse desabafo é para dizer aos baianos que estou triste por ver
Salvador tão maltratada, como se não tivesse gestão pública.

Karla Leal

3 comentários:

  1. Eu sempre tive esta impressão de Salvador, nas poucas vezes em que estive lá a trabalho, jamais seria uma cidade que escolheria para passar férias. A cidade sempre me deu sensação de insegurança. Os próprios moradores pssavam por mim e me reconhecendo como turista, falavam "segura a bolsa"como se eu fosse ser assaltada em cada esquina. Fiquei horrorizada, fora o grande mal odor (urina) em vários pontos turísticos como o Elevador Lacerda. Isso é mal gestão da cidade. Senhores prefeito e governador onde anda o seu olhar pela cidade?

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não conhecendo a Bahia (desculpem a falha), a carta de Karla nos faz acreditar no estado de coisas que estão acontecendo por lá. Ver uma cidade amada aos pedaços é muito triste. Sei disso, pois estou vivendo numa cidade que foi devastada pelas chuvas de 2011, Nova Friburgo, e muita coisa ainda não foi feita. É bom acordar e ver de perto a realidade. Torço daqui para que as autoridades tomem as providências e não deixem a cidade cair aos pedaços, como Karla bem disse.

    ResponderExcluir
  3. ah! karlota! o q vc descobriu, agora, eu já sabia. é efeito do coronelismo d anos, ñ vou falar o q acho d lá em respeito à sua adoração pelas terras baianas e ao sr seu pai, q depoius d conhecer, passei a ter o maior respeito por essa figura encantadora, mas cá comigo, concordo plenamente com o prof (baiano) antonio dantas. bjs. fica triste ñ!

    ResponderExcluir