Começam, nesta quinta-feira (27), em Salvador, as cerimônias de preparação das urnas eletrônicas para as Eleições Municipais 2012, última etapa preparatória dos equipamentos para o pleito que acontece em 7 de outubro. As cerimônias, que incluem os procedimentos de carga das urnas (dentre outros atos, a inseminação dos dados dos candidatos e dos eleitores), além da lacração, auditoria, autoteste e conferência visual dos equipamentos, já se iniciaram também hoje (26) em cidades como Itabuna (27ª Zona), Maracás (37ª Zona) e Santo Antônio de Jesus (56ª zona). O cronograma geral pode ser visualizado no portal do TRE (www.tre-ba.jus.br), no menu “Eleições”>Eleições 2012.
Já foi publicado, no último sábado, o edital para que representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados (OAB) e partidos políticos possam acompanhar as cerimônias na Capital, onde os atos preparatórios se iniciarão a partir das 8h e estarão todos concentrados no Centro de Apoio Técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em Porto Seco de Pirajá. Os atos poderão ter também cobertura da imprensa. No interior, os procedimentos acontecerão nas sedes dos polos ou nos próprios Cartórios Eleitorais.
A carga das urnas
A carga das urnas é exatamente o momento em que os sistemas, além das informações de candidatos e eleitores, que já foram previamente armazenadas nas mídias (os cartões de memória), são transferidos para as urnas eletrônicas. Depois deste procedimento, é feita a lacração dos equipamentos. “Após a inseminação das urnas, as mesmas serão lacradas para garantir a inviolabilidade dos dados ali inseridos”, explica o servidor Lívio Ara, chefe da Seção de Logística e Voto Informatizado, que estará acompanhando os procedimentos na Capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário