quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Salvador sedia maior encontro de saúde do Nordeste




Maior encontro do Nordeste envolvendo os setores público, privado e filantrópico do setor saúde, o Fórum Nordeste de Gestão em Saúde foi aberto na manhã desta quarta-feira (12). Os debates durante o encontro têm o intuito de garantir aos gestores e dirigentes conhecimento das novas tendências e perspectivas na área de saúde, com discussões englobando todos os segmentos do setor. O evento acontece no Centro de Convenções da Bahia e prosseguirá até a próxima sexta-feira (14).

Na abertura, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, falou que o encontro é uma iniciativa que congrega todo o setor saúde buscando aproveitar as oportunidades de troca de experiências de atualização e apresentação de novos projetos. "A participação neste evento vem contribuir para a construção de um espaço de articulação e aprendizagem das mais diversas áreas da saúde, buscando melhor atender a população", disse Jorge Solla.

Na oportunidade, o Secretário, também destacou o crescimento da saúde pública na Bahia com o trabalho da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pontuando a construção de 500 postos de saúde, cinco novos hospitais, a convocação de mais de 8.600 mil profissionais, ampliação de 135% do número de leitos, se comparado com o número existente em 2006, dentre outras ações. 

O presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia, Maurício Dias, ressaltou a importância do setor saúde para a economia. Ele considera que este é o setor que mais emprega e melhor remunera. "Na Bahia, estimamos que sejam gerados mais de 300 mil profissionais de saúde contratados", disse Mauricio Dias.

Na solenidade de abertura também foi lançado o movimento "Saúde Mais 10" na Bahia, que é uma iniciativa nacional em defesa da Saúde Pública. O movimento apoia o projeto de lei de iniciativa popular sobre o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública. Outro lançamento foi o do Portal da Revista de Saúde Pública. A página trará todas as edições da publicação que mostra estudos da área.

Na Palestra Magna do evento, que teve como tema "Perspectiva Econômica para o Setor de Saúde", o jornalista e especialista em economia política, George Vidor falou da ampla cobertura que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população. "Em todo o Brasil, a cobertura dos planos de saúde privado chega a 46,6 milhões de habitantes, o que equivale a 24,4% da população. No nordeste, 10,9% da população tem plano privado, o que equivale a 5,8 milhões de habitantes", afirmou George Vidor.

Em paralelo, acontecem outros eventos, como a Feira de Produtos Serviços e Desenvolvimento de Negócios em Saúde do Nordeste, o II Encontro Estadual de Pessoas com Albinismo, o Encontro Nordeste de Profissionais de Comunicação de Saúde, o VIII Fórum de Tecnologia Aplicada à Saúde - Assistência Materno-Infantil e o III Encontro dos Gestores Técnicos e Médicos do Nordeste. E ainda, a discussão sobre a Parceria Público Privado (PPP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário