terça-feira, 25 de setembro de 2012



 
Pedro David expõe trabalho vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger no MAM-BA
Projeto O Jardim foi premiado na 4ª edição do certame de alcance nacional da FUNCEB/SecultBA e faz reflexões acerca da realidade urbana de Belo Horizonte

No dia 28 de setembro, às 18 horas, vai ser aberta na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) a exposição O Jardim, do fotógrafo mineiro Pedro David. O trabalho fotográfico é vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/2011, certame promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) – um dos dois maiores concursos, em termos financeiros, para trabalhos fotográficos do Brasil. A mostra ficará em cartaz para visitação gratuita até o dia 28 de outubro.

Em O Jardima fotografia, registrada em chapas de 4x5 polegadas, é tratada de forma a agregar técnica, específica para fotografia em formato grande, hoje pouco explorada no universo digital, à abordagem de questões contemporâneas, como a expansão civilizatória sobre os limites da natureza, a saturação das grandes cidades, a fuga para a periferia e a busca ontológica do homem por autoconhecimento, território e qualidade de vida. A comissão de seleção desta 4ª edição do concurso, formada por José Carlos Mamede, Leonardo Costa Braga e Sérgio Burgi, considerou o trabalho de “excelente qualidade estética, transitando e refletindo sobre aspectos relevantes da linguagem fotográfica contemporânea, ao mesmo tempo em que dialoga com vertentes tradicionais da fotografia clássica e moderna”.

O Jardim busca “entender a expansão da cidade (Belo Horizonte) para fora de seus limites, o embate ente seus habitantes com a natureza e as razões que levam pessoas tão diferentes a procurar os mesmos pedaços de periferia”, segundo o próprio autor, que participa também da Conversa com o Artista, ação educativa do MAM-BA. O bate-papo sobre o processo de construção do trabalho acontece no Cinema do MAM-BA, no dia 2 de outubro, das 15 às 17 horas.

Nascido em 1977, Pedro David é fotógrafo autônomo desde 1997 e formado em jornalismo em 2001 pela PUC-Minas. Cursou pós-graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard – UEMG, em 2007. Foto: Pedro David. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário