quarta-feira, 31 de outubro de 2012


As estratégias de Paulo Coelho no Fala Escritor
O poeta Marcos Torres e a Poesia Metafísica, a cantora e atriz Avlla Dy e os poetas do Fala completam a programação do mês de novembro.

Em 1965, quando tinha apenas 18 anos, Paulo Coelho – o escritor brasileiro recordista de venda de livros no exterior -, bolou um plano de divulgação que visava tornar sua obra conhecida, além de reforçar seu marketing pessoal. Naquele momento, “o mago da literatura” iniciava uma estratégia mercadológica que o transformaria mais tarde no escritor com mais de 100 milhões de livros vendidos e o autor vivo mais traduzido em todo mundo.
O que os escritores baianos podem extrair das estratégias literárias adotadas pelo velho parceiro musical de Raul Seixas, nos dias atuais? Com a palestra “Paulo Coelho – O Mago da Literatura”, o jornalista Carlos Souza Yeshua (foto) assegura que mostrará para o público presente, na próxima edição do projeto Fala Escritor, que correrá no dia 10 de novembro(sábado), a partir das 18h, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Espaço Glauber Rocha), as estratégias do autor de “O Alquimista”, que estão acessíveis a todos os artistas da palavra que sonham com o sucesso na carreira literária. No final da palestra, Yeshua autografará o livro “Carta ao Presidente-Brasileiros em busca da cidadania”.
Lançamento - Ainda na programação, o escritor Marcos Torres fará o lançamento do livro Poesia Metafísica, a obra é um registro de uma poesia que questiona o mundo através de uma visão metafísica e seus desdobramentos em relação à vida, ao outro, à natureza, à existência, possibilitado pela poesia.
Música & poesia - O público ainda contará com recital de poesia com os poetas do Fala Escritor e intervenções musicais com cantora, atriz, escritora e compositora Avlla Dy, ao longo da programação. 
SERVIÇO:

O que: Fala Escritor –
Onde: Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi – Salvador – BA
Quando: 10 de novembro de 2012 (sábado), a partir das 18h.
Entrada: Gratuita
Informações: 71 8805 4708 / 9345-5255 / 8122 7231

Arte no hotel Pestana Convento do Carmo

Artista veterano, Menelaw Sete está pintando tapetes pela primeira vez. Com seis metros de altura e quatro de largura, eles serão expostos no Claustro I do luxuoso Pestana Convento do Carmo. As duas peças farão parte de uma exposição com 25 telas do baiano, consagrado internacionalmente, que vão colorir as pilastras do majestoso pátio interno do hotel, fincado no Centro Histórico de Salvador.
Batizada de “Cores da Bahia”, a mostra será aberta no dia 9 de novembro com um coquetel para convidados, artistas e imprensa, das 19h às 21h. Com surpresas, como uma performancede Menelaw. “Vou pintar telas em homenagem a personalidades locais e recitar poesias. Algumas das obras serão feitas na hora do evento, com auxílio da tecnologia, e reveladas em tempo real em um projetor de alta resolução”, promete. Tem mais: para entrar no hotel, os visitantes atravessarão uma tela gigante do pintor, cortada ao meio. Fotos: Menelaw Sete e Sidonio de Freitas, do Pestana Convento do Carmo, e tela da Exposição Cores da Bahia.

Rock Forever canta de Elvis aos Beatles no Zen


Banda relembra clássicos que inspiraram o quarteto de Liverpool

Banda Rock Forever resgata os anos dourados das décadas de 50 e 60 no show“GOLDEN ROCKS de Elvis a Beatles”, no próximo dia 8 de novembro (quinta-feira), às 22h, no Zen Dinning & Music. No repertório estão sucessos que inspiraram o quarteto de Liverpool como “Blue Suede Shoes” (Elvis Presley), além de sucessos da banda que ajudou a escrever a história da música mundial.

Ser a cara do rock para sempre foi a missão destinada aos Beatles quando colocaram seu primeiro sucesso nas paradas americanas, em 1963, com “I wanna hold your hand”. “A ideia é contar como o rock começou. Será um show performático, explicando a evolução do rock mundial desde o inicio, através dos grandes clássicos do rock. Após esse início ressaltando os maiores artistas da época, entraremos com os clássicos dos Beatles até a finalização do show”, explica Gabriel Siquara, produtor e baterista da banda.

No repertório da Rock Forever também estão sucessos de Little Richards e Chuck Berry. “Nossa intenção é mostrar o rock exatamente como era feito na época, com arranjos fiéis aos originais”, completa Jô Estrada, diretor musical da banda. Ingressos: R$ 30 (homens) / Mulheres não pagam. 



“Costa do Brasil”, um livro com a beleza fotográfica da beira mar do país

Durante um ano o casal Ita Kirsch e Bala Blauth ( foto) mergulhou na imensidão de margens, mangues, baías, espumas, enseadas, dunas, recifes, rochedos, sombras, silhuetas e tudo o mais que foi possível encontrar. Para descobrir mais uma vez que não há como capturar tudo em uma fotografia. Mas há a possibilidade de valorizar os detalhes. E de eternizar os momentos. No vôo das aves, a imaginação ganhou asas. No salto dos peixes, o coração deu pulos. No esconde-esconde dos caranguejos, os sorrisos apareceram. Viajaram por todos os litorais: amazônico, nordestino, do sudeste, do sul. Festejaram a vida à beira-mar. E, assim, fizeram nascer o terceiro livro: “Costa do Brasil”.
“Foi no nosso estúdio fotográfico, em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, que este projeto foi plantado. De lá, embarcamos na nossa Land Rover Defender 110 – companheira de muitas viagens – e partimos carregados com pesadas mochilas abarrotadas de câmeras, lentes, flash, cartões de memória, notebook, HDs externos e muita disposição para enfrentar mais de 23 mil quilômetros sob calor. Na estrada, os sentimentos se movimentaram e se fundiram como as águas de um rio que deságua no mar. Vieram perguntas e divagações. De repente, vimos que já não sabemos onde começa o litoral brasileiro. E nem qual o cenário mais deslumbrante. Será o mangue com suas entradas e estranhamentos? Os recifes que, tímidos, se exibem sem exageros no mar verde? Ou a revoada de pássaros apressados em busca de um novo porto seguro?”, questionam.   
O livro é um convite para viajar e conhecer a exuberância de nosso litoral, através da fotografia.
         
Conforme o casal, no Costa do Brasil o leitor experimenta a síntese de uma multiplicidade de vivências possíveis, percorrendo o litoral. As imagens manifestam em visões amplas e detalhistas o contraste entre materiais vivos e inorgânicos, natureza e presença humana. Contam uma cuidadosa e saborosa história de redescoberta do Brasil.

Os textos de apresentação do livro são do jornalista e escritor Eduardo Bueno e do agrônomo e ecologista Arno Kayser.
Os fotógrafos vivem juntos há 22 anos, desde então viajam em expedições fotográficas e têm lançado 3 livros de fotografias. Em maio de 1998 embarcaram na sua primeira grande viagem fotográfica que durariam 15 meses. Fecharam a casa, guardaram os móveis, venderam o carro e deixaram o estúdio para trás. Numa Kombi Safári 1984 percorreram todos os estados do Brasil. Dessa expedição criaram o livro Bem Brasil, lançado em 2008. O primeiro livro lançado pelo casal em 2004 foi “Visões do Rio Grande”.
Contatos para mais informações: (51) 3593-2208 / (51) 99895588 / (51) 93871740



Noites de Jazz no Pestana Convento do Carmo, todas as quintas,
com o Quinteto Ricardo Andrade


As “Noites de Jazz” com o “Ricardo Andrade Quinteto” têm atraído um público seleto para o histórico Convento do Carmo Hotel. O experiente grupo é formado pelos músicos Ricardo Andrade (violoncelo), Raquel Vieira (voz), Paulo Santana (teclado), Alexandre Vieira (baixo acústico) e José Carlos Guratti (bateria). Juntos, eles se apresentam todas as quintas, tocando standards de jazz que ficaram famosos nas vozes de ícones como Chet Baker, Ella Fitzgerald e Frank Sinatra.
”A proposta é reviver um pouco do atmosfera dos anos 30, 40 e 50, tocando os estilos jazz swing e cool jazz, usando o canto e o improviso”, declara o grupo.

As “Noites de Jazz” é um projeto de sucesso, criado em julho de 2011, que acontece das 20h às 23h, no Pestana Convento do Carmo. Às quintas-feiras, os apreciadores do ritmo têm a oportunidade de ouvir boas músicas, degustar novos petiscos, drinks e vinhos  dentro da aconchegante arquitetura do luxuoso hotel, localizado no coração do Centro Histórico de Salvador, Pelourinho.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012


MIS e Aliança Francesa apresentam o espetáculo Bobines Mélodies

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo recebe a seleção de curtas-metragens de animação produzidos pelo estúdio Folimage acompanhada pelo trio musical L’Effet Vapeur

No dia 11 de novembro, a Aliança Francesa e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Instituição da Secretaria da Cultura, apresentam o espetáculo Bobines Mélodies, que resgata um dos elementos da atmosfera das primeiras sessões de cinema: a independência entre a película e o áudio. Os curtas já foram desenvolvidos pelo Folimage sem qualquer tipo de som, com o objetivo de dar ao grupo de músicos que irá tocar ao vivo, total liberdade para tecer uma trilha sonora espontânea. 

 A seleção de filmes mudos será acompanhada pela musica lúdica e poética do trio L’Effet Vapeur, integrante da ARFI – Associação de pesquisa por um folclore imaginário - originária de Lyon, França. O espetáculo integra a programação do Cinematographo, evento realizado mensalmente no museu.


A turnê Bobines Mélodies acontece entre os dias 11 e 24 de novembro e, após apresentação em São Paulo, segue para o Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, São José dos Campos, Campinas, Florianópolis, Belo Horizonte e São Luís.  

Palestra gratuita para universitários



Estão abertas, até 05 de novembro, as inscrições para a palestra “Auditoria-
Fiscal do Trabalho e os direitos constitucionais do trabalhador”, voltada para universitários. O diálogo acontece dia 19 de novembro, das 8h30 às 12 h, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina e faz parte da programação do Encontro Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT). Inscrições gratuitas pelo email: safiteba@safiteba.com.br


CNI divulga amanhã estudo que
aponta obras necessárias para melhorar infraestrutura do Nordeste
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e os presidentes das federações das indústrias dos nove estados da região divulgam nesta terça-feira, 30 de outubro, o estudo Nordeste Competitivo. A apresentação será feita às 10h30 na sede da CNI, em Brasília.
O estudo identifica os gargalos atuais e futuros nas malhas rodoviária e ferroviária, nas hidrovias e nos portos. Também faz a projeção dos investimentos necessários para modernizar a infraestrutura de transportes da região. 
O Nordeste Competitivo é o terceiro estudo sobre a infraestrutura das regiões divulgado pela CNI. Os anteriores foram o Norte Competitivo e o Sul Competitivo.
A apresentação do Nordeste Competitivo será transmitida em tempo real pelo Portal da Indústria (www.portaldaindustria.com.br/aovivo).
 

Segundo ensaio de Jau e Olodum está marcado para o início do mês

A temporada de ensaios de Jau com a banda Olodum continua nesta quinta (01),  no Trapiche Barnabé, a partir das 19h.  Um dos mais prestigiados cantores e compositores baianos da atualidade, com canções gravadas por grandes nomes da música, Jau, que iniciou sua carreira no Olodum, volta a cantar junto com a banda percussiva mais famosa da Bahia. Os ingressos custam R$ 40,00 (meia) pista e R$ 80,00 (meia) camarote open bar.

Jau mistura o tom melódico de sua voz com a força da batida do Olodum em um repertório que mescla sucessos e hits do cantor com algumas músicas novas, a exemplo de “Amanda”. A canção, de autoria de Jau, foi gravada com a participação do Olodum e já está tocando nas rádios.
Fundado como bloco afro carnavalesco em Salvador no ano de 1979, o Olodum tornou-se um grupo de grande expressão cultural que rompeu as fronteiras da Bahia e levou a cultura afro-brasileira para todo o mundo. A expectativa com o evento é grande para ambos. Jau tem uma profunda admiração e respeito pelo Olodum, que lhe serviu de escola e referência musical. Já o Olodum se orgulha em dividir o show com um dos seus filhos mais ilustres.

Instituições de ensino não podem reter documentos de alunos inadimplentes


Com a proximidade do fim do ano letivo, é comum que as instituições de ensino particular iniciem o processo de renovação de matrícula dos estudantes. Pensando nisso, o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, alerta os consumidores sobre práticas consideradas abusivas, como a retenção de documentos dos alunos inadimplentes e o aumento da mensalidade por mais de uma vez no ano.
Segundo a Lei nº 9.870/99, que dispõe sobre as anuidades escolares, o aluno em débito com a escola não poderá ser desligado. O estudante, devidamente matriculado, tem o direito de continuar assistindo às aulas, fazer provas e terminar o período letivo, seja ele semestral ou anual. “As escolas também não podem excluir o estudante de qualquer atividade pedagógica ou reter documentos, caso o aluno queira ser transferido de colégio”, destaca a superintendente do Procon-BA, Gracieli Leal.
É recomendável que, em casos de inadimplência, os estudantes ou responsáveis pelas mensalidades procurem a instituição de ensino para tentar negociar a dívida. Se não houver acordo, além de ficar sem estudar após o término do ano, o acadêmico inadimplente poderá ainda ser cobrado judicialmente.
Atenção!
A escola é obrigada a informar aos alunos, afixando nas suas dependências, em local de fácil acesso, de forma clara, os valores das mensalidades, com antecedência mínima de 45 dias, antes da data final para a matrícula – podendo rever os valores das mensalidades somente uma vez por ano. Além disso, se o aluno estiver com as mensalidades atrasadas, não poderá ser humilhado e nem ameaçado. Por outro lado, as escolas têm o direito de negar a rematrícula para o próximo semestre (no caso de escolas semestrais) ou para o próximo ano (no caso das anuais).
 

Saúde repassa quase R$ 55 mi a hospitais universitários

Recursos são destinados a 41 instituições que integram o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários

O Ministério da Saúde liberou, nesta segunda-feira (29), quase R$ 55 milhões para 41 hospitais universitários de cinco estados, que integram o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf). Do total dos recursos, R$ 37,9 milhões são destinados aos hospitais do Mato Grosso do Sul, R$ 5,6 milhões para São Paulo, R$ 5,5 milhões para o Rio de Janeiro, R$ 3,4 milhões para a Bahia e R$ 2,2 milhões para o estado do Ceará.

O RehuF é um programa desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação. Para as universidades contempladas, o valor corresponde a 60% do total destinado ao custeio dos serviços realizados pelos hospitais, em 2012.

O financiamento do Rehuf é dividido em três blocos: custeio, compra de equipamentos e realização de obras de reformas. Este ano, os repasses feitos pelo Ministério da Saúde, somente para custeio, totalizarão R$ 270 milhões. Deste montante, R$ 118,8 milhões já foram transferidos para 45 instituições de ensino.

No total, em 2012, os hospitais universitários contam com o volume de R$ 585 milhões – R$ 85 milhões a mais do que no ano passado. Além do recurso destinado ao custeio destes hospitais, o ministério totalizará, até o final do ano, o repasse de recursos para a realização de obras de reforma (R$ 180 milhões) e compra de equipamentos (R$ 135 milhões).

Dia do LIvro

Neste dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro, criado em 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e então fundada a Biblioteca Nacional. De lá pra cá muita coisa mudou, a leitura e o saber que eram disponibilizados apenas para os mais privilegiados chegou a todos e a paixão pela leitura ainda persiste, com o mesmo entusiasmo e com o acesso muito mais democrático. Mas, ainda somos um país de poucos leitores. 

Bahia confirma segunda edição do Salão de Turismo em paralelo com a BNTM

A segunda edição do Salão Baiano de Turismo já tem data confirmada. O evento, que ocorrerá em paralelo com a BNTM, será de 10a 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O diretor de Mercado Nacional da Bahiatursa, Fernando Ferrero afirmou que a junção dos eventos é uma oportunidade única para a Bahia e para os estados do Nordeste que deverão somar esforços e desenvolver ações conjuntas junto a operadores, agentes de viagem e imprensa especializada.

ÁFRICA VISITA ÁFRICA
ARTISTAS DE ANGOLA E DA BAHIA JUNTOS EM SHOW, CD E DOCUMENTÁRIO


Um grande encontro musical entre Angola e Bahia acontece no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, no dia 31 de outubro, às 19h. Dois grandes artistas angolanos, Wyza e Dodô Miranda, se apresentam ao lado da cantora baiana Jussara Silveira, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Popular Brasileira. O concerto tem regência e direção musical de Bira Marques, com ingressos a apenas R$1,00.

Wyza e Dodô Miranda representam uma nova África cantada em dialeto, que mistura diferentes culturas e incorpora com naturalidade a sua exuberante musicalidade com influências de jazz, música erudita e os sons tradicionais de Angola. Dois cantores já reconhecidos, dentro e fora do país, que, agora, atravessam o atlântico para mais um encontro musical, reforçando os laços culturais entre a Bahia e a África.

O cantor e compositor Wyza ( foto) possui dois cds gravados, e traz para a Bahia um pouco do Kilapanga, ritmo tradicional angolano da região do Uíge, noroeste de Angola. Já Dodô Miranda, que tem na música gospel a sua maior influência, mostra para os baianos a força do canto coral de Angola. Os dois artistas agora têm a chance de mostrar seus trabalhos na Bahia, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, composta por 50 músicos e residente do Teatro Cidade do Saber. O concerto contará também com a voz suave de Jussara Silveira, que este ano lançou seu sétimo cd “Flor Bailarina”, com canções de compositores angolanos. 

O concerto traz canções do repertório de Wyza, Dodô Miranda e Jussara Silveira, com arranjos para orquestra de Bira Marques, Leandro Braga, Lincoln Olivetti, Ataualba Meirelles, Mehmari e Pedro Dias. 

O PROJETO

Este concerto é parte do projeto África visita África, idealizado por Sergio Guerra, que tem como objetivo principal reforçar ainda mais as ligações culturais entre os artistas angolanos e baianos. Além do concerto, o projeto também conta com a gravação de um cd e de um documentário.

O documentário, com direção de João Guerra, está sendo gravado em Angola e na Bahia e pretende mostrar algumas diferenças e semelhanças entre a cultura baiana e angolana. O filme acompanhará  Wyza e Dodô Miranda em visitas a músicos baianos que têm forte herança musical africana em seus trabalhos como Mateus Aleluia, Roberto Mendes, Gabi Guedes, Dão, as Ganhadeiras de Itapuã , entre outros. Além desses encontros musicais, o documentário vai acompanhar a visita de Wyza e Dodô Miranda a algumas cidades onde a cultura africana é forte como Santo Amaro, Cachoeira e Salvador. As gravações na Bahia acontecem entre os dias 19 de outubro e 03 de novembro.

O Cd, com produção de Alê Siqueira, será gravado em Angola e na Bahia e vai registrar os encontros entre Wyza, Dodô Miranda e os baianos Mateus Aleluia, Roberto Mendes, Jussara Silveira e as Ganhadeiras de Itapuã, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Popular Brasileira.
  
O projeto África visita África é uma realização da Maianga Produções e conta com o apoio da Cidade do Saber.

Ouvidoria Geral do Estado prestou 564 atendimentos nas eleições municipais

Durante as eleições municipais de 2012, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia prestou 564 atendimentos aos cidadãos. Deste total 70% foram denúncias, 20% informação, 6% reclamação, solicitação representou 3% e sugestão 1%.

A Ouvidoria Geral, que trabalhou em regime especial nos dias 6 e 7, e no sábado (27) e domingo (28) recebeu 72% das demandas via telefone, seguido pela internet com 23%.

Entre os assuntos mais frequentes destaque para pedidos de informações sobre o pleito eleitoral, com 20%, seguido por 15% de denúncias de compra de votos e 11% de boca de urnas. Salvador (21%), Santa Bárbara (12%), Seabra (4%), Aurelino Leal (4%) e Utinga (2%) foram as maiores cidades em número de registros.

Na avaliação do ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, a atuação da OGE contribuiu "para fortalecer a democracia e possibilitar aos eleitores um canal de comunicação sobre o período eleitoral, seja para tirar dúvidas ou denunciar irregularidades", pontuou.

Resumo da ópera eleitoral

Venceu a Democracia.  As eleições foram boas para os municípios, que escolheram novos vereadores e prefeitos todos prometendo novas cidades. Ao leitor os parabéns pelo o exercício do voto, que também pode tirar quem ganhou se este não cumprir com a plataforma de proposta que o eleitor aprovou.     

Ator Luiz Fernando Guimarães abre hostel em Salvador



O ator Luiz Fernando Guimarães anunciou hoje, durante o último dia da Feira das Américas - Abav 2012, a sua empreitada no setor de turismo. O comediante abrirá no dia 1º o F Design Hostel, localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O empreendimento contará com quatro suítes e nove acomodações coletivas, com quatro, seis ou oito leitos.

A festa de inauguração será no dia 28 de novembro, data de aniversário do ator. Segundo Guimarães, o conceito do hotel será sociabilidade e troca de experiências. Além disso, o comediante também revelou que pretende fazer do F Design uma rede e que pretende abrir outros empreendimentos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Para mais informações: www.fdesignhostel.com.br.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Bahia e Argentina mais próximos com sete voos diretos  



Vai ficar mais fácil o baiano visitar Buenos Ayres e outras cidades do país vizinho. A partir de janeiro de 2013 a companhia Aerolineas Argentinas irá realizar sete voos diretos para a Bahia. O anúncio foi feito por dirigentes da empresa e confirmado pelo secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, na 40° Congresso da ABAV-Feira das Américas, encerrado ontem no Rio de Janeiro. Até março serão três rotas semanais para Salvador e quatro para Porto Seguro. Leia mais sobre o a Feira das Américas em artigo deste repórter que será publicado na edição de amanhã da Tribuna da Bahia.  

quinta-feira, 25 de outubro de 2012



Bahia investirá R$ 4 milhões para atrair turistas no verão


Rio de Janeiro- O estado da Bahia vai investir R$ 4 milhões em campanha publicitária durante os próximos meses, para atrair mais turistas para o verão. O investimento será aplicado na esteira da campanha “Qual é a sua Bahia?”, tema da promoção inserida num importante acordo estratégico entre a Bahiatursa e a CVC, maior operadora de viagens da América Latina. O anúncio foi feito hoje, durante entrevista coletiva do secretário de Turismo Domingos Leonelli e Fabio Godinho, vice-presidente de produtos da empresa, no Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, a Feira de Turismo das Américas, evento que reúne mais de 20 mil agentes e operadores de viagem do Brasil e representantes de 51 países no Rio de Janeiro. Leia mais sobre o assunto em artigo deste repórter na edição de amanhã da Tribuna da Bahia.


Padaria Bar volta com novidades para a noite de Salvador

Nova programação musical e estrutura totalmente modificada marcam reabertura




Hoje é o grande dia da reabertura do Padaria Bar, com muitas novidades para os soteropolitanos e para os turistas que visitam a boa terra. Será revelado um bar completamente novo, com estrutura reformulada, cardápio de bebidas e comidas selecionado, além de uma programação musical diferenciada. E como é uma noite de comemoração, o Padaria, traz para os convidados uma apresentação especial do ator Luis Miranda. Na seqüência, serão apresentados shows musicais, dentre eles, o do cantor Bruno Masi, que inicia temporada na casa.



E por falar em música, a nova grade musical já está definida, como revela Ildázio Júnior. De quarta a domingo, o público terá uma programação especial que vai do pop-rock de Bruno Masi até o arrocha universitário da banda Pra Casar. Quem também se apresenta no palco da casa é a banda Mametto, que traz o melhor da música baiana. A banda Meu Preto também está confirmada na programação mais diversificada de Salvador e promete embalar a todos com o samba rock. E para fechar com chave de ouro essa mistura de sucesso, os meninos da Sou Brother apresenta baladas do pop, reggae e rock.

PARALAMAS APRESENTAM O SHOW “BRASIL AFORA” NA CONCHA 

Um dos ícones do rock desde o final da década de 70, a banda Paralamas do Sucesso ( foto) chega à Salvador no sábado (27) para apresentar o show do seu último disco, “Brasil Afora”, gravado em Salvador e no Rio de Janeiro, em 2009. No evento, o público também poderá conferir a combinação suave e enérgica que envolve a música da baiana Thathi. O show faz parte do projeto Sintonia Musical que busca promover o encontro entre grandes artistas nacionais e locais. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia).
“Brasil Afora”, como o próprio nome sintetiza, traz um mix de ritmos que caracteriza a identidade da cultura brasileira. Pop, reggae, rock e até um toque de baião integram essa fusão animada e dançante. No repertório do CD, Carlinhos Brown participa da composição de duas canções: “Sem Mais Adeus”, com Alair Tavares, e “Quanto ao Tempo”, com Sullivan. Os fãs, que acompanham o trabalho da banda, poderão cantar junto estes e muitos dos hits que consagraram os Paralamas como um sucesso. Foto: Maurício Valladares.

Associação Atlética celebra aniversário com o "Eletro "de Paulinho Dj


A cada dia que passa,a cena eletronica ganha novos adeptos e já colocou o Brasil no Circuíto Internacional. Em Salvador não é diferente. A cidade entrou firme no segmento, elevou o conceito e promove grandes eventos incluindo o Carnaval. Para que o evento fique mais concorrido, o DJ', considerado hoje celebridade, corre atrás das novidades em qualquer lugar do planeta e não poupa criatividade para agradar nas baladas.

Hoje, quinta-feira, dia 25, ás 21hs, será a vez de Paulinho Dj ( foto), mostrar porquê se tornou um dos mais celebrados da Soteropólis no evento comemorátivo aos 98 da Associação Atletica da Bahia-Barra.

No set, Paulinho Dj procura explorar uma grande variedade de música prá dançar e detesta deixar a pista morna. O som que sai do seu "Mixer"controla a Vibe e a interação com a galera." O bom profissional sente a pista,percebe a reação do público e interage com ele".conta Paulinho.

Desssa forma,a produção do evento promete causar a tal experiência única e bombar (quem sabe) nas próximas quintas de verão no clube "quase"centenário. Se voce gosta de House,Tecno House, Tecno ou as grandes tendências da música mundial, o convite está feito. É hora de curtir, porquê com voce a festa fica bem melhor.

Ingresso para não-sócio R$ 15 e para o sócio a entrada é livre. Confira e se divirta! Foto: Divulgação.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bahia é destaque na Feira das Américas


 Um dos principais destaques do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, a Feira de Turismo das Américas, aberta hoje, no final da manha, no Rio de Janeiro, é a maquete ilustrada que conta com elementos que retratam a cultura e a história da Bahia. Cerca de 20 mil agentes e operadores de viagem do Brasil, e de mais 51 países, visitarão até amanhã, último dia do evento, o estande montado pela Secretaria do Turismo do Estado e a Bahiatursa, no pavilhão 3 do Rio Centro, para conhecer  o potencial turístico da boa terra através desta exposição de 120 metros quadrados montada com 5 toneladas de vidro e 2,5 de aço.
”Esta é uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de mostrar a maior potencialidade da Bahia, que é a diversidade de seus 28 principais destinos e suas 13 zonas turísticas”, afirmou o secretário Domingos Leonelli, que acompanhou o ministro do Turismo, Gastão Vieira, em sua visita ao local. O projeto, elaborado pelo artista Geraldo Suerdieck, possibilita conhecer a Bahia sob uma perspectiva diferente, pois permite ao visitante andar sobre a maquete e percorrer as principais zonas turísticas do Estado da Bahia.
 “A participação da Bahia, através do governo do estado, é efetiva nesta Feira”, disse a este repórter o presidente da ABAV-Bahia, Pedro Galvão, que já divulga no Congresso, a realização da Feira da Associação em Salvador, que acontecerá nos dias 10 e 11 de Abril, no Centro de Convenções. Mais detalhes sobre o evento leia na matéria deste repórter que será publicada na edição da Tribuna da Bahia de amanhã. 
XXI JORNADA DE PSICANÁLISE



Nos dias 26 e 27 de outubro de 2012 acontece em Salvador, no auditório do Salvador Trade Center, a XXI Jornada de Psicanálise , promovida pelo Espaço Moebius. O tema da Jornada será "O QUE SE ESPERA DE UMA ANALISE ? "
A jornada receberá como convidada conferencista a psicanalista DOMINIQUE FINGERMANN que falará sobre o tema "O que se espera de um analista?”


Bahia tem novo superintendente estadual do Banco do Nordeste

  O executivo Jorge Antonio Bagdêve de Oliveira é o novo superintendente do Banco do Nordeste para o estado da Bahia. Bagdêve assume em substituição a Nilo Meira Filho, que foi designado para área de reestruturação de ativos do Banco.
Natural de Salvador (BA), Jorge Bagdêve tem 51 anos e foi admitido no quadro funcional da instituição em 1977 na segunda turma do Curso de Habilitação Bancária (CHB) da Bahia. É graduado em Administração e cursa MBA em administração estratégica.

Feira de Turismo das Américas


Estou no Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa tem tempo nublado com possibilidades de muita chuva no decorrer das próximas horas.  A Associação Brasileira de Agências de Viagens dá o pontapé para aquele que é o maior evento do setor, a 40ª Feira de Turismo das Américas, que  traz mudanças e inovações com o objetivo de oferecer oportunidades de negócios para todos os elos da cadeia turística. Acontece no Rio Centro durante os próximos três dias e reunirá agentes de viagens e operadores turísticos provenientes do Brasil e exterior.   As matérias que aqui produzir serão publicadas na Tribuna da Bahia. Mas deixarei os seguidores do Blog informados sobre a Feira.   

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tribuna da Bahia

A briosa Tribuna da Bahia festeja hoje seus 43 anos, completados ontem, de resistência e informação. Dirigentes, jornalistas e funcionários do diário baiano estarão recebendo os cumprimentos de  autoridades, políticos, empresários e demais representantes da sociedade no salão nobre da Associação Comercial da Bahia, a partir das 18 horas. Na oportunidade, todos participarão da palestra do empresário Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht S/A. Vida longa para a Tribuna, da qual me orgulho fazer parte como integrante da Redação. Parabéns Tribuna!         

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Errata

A produção do show da banda Paralamas do Sucesso comunica que o valor do ingresso para o show do dia 27, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, foi alterado. O valor correto é R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). 

120 anos de Graciliano Ramos

Em outubro, comemoram-se 120 anos do nascimento de Graciliano Ramos, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos em razão da qualidade literária de sua obra e de sua importância para a cultura nacional. Para marcar a data, a editora Record, que publica toda a obra do alagoano, lança um livro inédito do autor: Garranchos, um volume com mais de 80 textos produzidos entre os anos 1910 e 1950, preciosidades que estavam esquecidas em velhos periódicos e acervos de todo o país e que agora chegam ao público. Ao mesmo tempo, a editora realiza em três capitais - São Paulo, Belo Horizonte e Recife - seminários com escritores, ensaístas e artistas plásticos sobre a obra do escritor. E lança também um box com os quatro romances escritos por Graciliano, que será o autor homenageado na Festa Literária Internacional de Parati (Flip) do ano que vem.

Índice Comercial: Brasil está em segunda posição entre os mais confiantes
Instabilidade global diminui confiança comercial em economias de vários países

A confiança comercial em alguns países em desenvolvimento caiu nos últimos seis meses. Apesar da queda, a realidade nessas economias em rápido desenvolvimento é melhor em comparação às desenvolvidas. Contudo, essa queda deve funcionar como sinal de alerta para os negócios e indicativo de uma fase de maior volatilidade antes de uma retomada global, segundo o último Índice de Confiança Comercial (Business Confidence Index - BCI) da Regus, que entrevistou mais de 24.000 executivos seniores de 95 países.

O Brasil mantém-se entre os mais confiantes, apesar da queda geral de 15 pontos no Índice de Confiança Comercial da Regus (de 148 para 133) desde abril de 2012.  Existem diferenças nas respostas dos executivos, dependendo do porte das empresas. A classificação do Índice de Confiança Comercial no Brasil é menor para as pequenas companhias (127), se comparada à classificação das grandes empresas (149). E, dado o importante papel das pequenas e médias empresas como forças motrizes e geradoras de postos de trabalho, esta descoberta merece atenção especial, para que esse cenário seja revertido.

29 empresas de países de língua portuguesa em Rodada Internacional de Negócios


Evento começa na próxima terça-feira, 23, no Hotel Bahia Othon, em Salvador


Três delegações africanas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique e mais a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), em Portugal, num total de 29 empresas, consagram a participação de países de língua portuguesa na maior Rodada Internacional de Negócios do Nordeste. O evento, organizado pelo Sebrae Bahia, integra as comemorações dos 40 anos do Sebrae e faz parte do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), que acontece na próxima semana, de 23 a 25 de outubro, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador.

Encontro prevê R$ 35 milhões em negócios para 230 empresas do Nordeste
Importadores representantes de 29 países e do Brasil e 238 empresas ofertantes dos nove estados do Nordeste confirmaram presença na maior Rodada de Negócios do Nordeste. A previsão é de que sejam gerados R$ 600 mil nos dois dias de Rodada e R$ 35 milhões em negócios futuros.
O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, ressaltou que o EINNE será um encontro inovador não somente de realização de negócios, mas no aprofundamento do debate da complexidade que é a internacionalização das micro e pequenas empresas.
“Depois deste encontro apostamos que os empresários avancem não somente na venda dos produtos, mas na construção de relações nos investidores internacionais, para que os empresários estrangeiros sejam motivados e convencidos a se associarem às pequenas empresas da Bahia e do Nordeste”, destacou Edival.
Estarão presentes representantes da África, Ásia, Europa, América do Norte, América Central e América Latina. Já confirmaram empresas importadoras da Alemanha, Itália Áustria, Espanha, Bélgica, Suíça, França, Portugal, Romênia, Emirado Árabes, Rússia, Canadá, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Panamá, Cuba, México, Equador, Guatemala, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Paraguai, Peru, Bolívia, Argentina, Uruguai e Brasil.
Rendas, artesanatos em cerâmica, couros e palhas, joaias, cosméticos, sucos, cachaça, café orgânico, peixes, frutas, acarajé congelado, outros alimentos derivados da mandioca e bovinocultura de leite, além de prestadores de serviços na área da construção civil e tecnologia da informação. Estes são alguns dos produtos ofertantes que serão distribuídos em cinco salas de negócios: Alimentos e Bebidas; Casa e Decoração; Moda, Saúde e Beleza; Tecnologia da Informação e Construção Civil. Em cada sala serão agrupados uma média de 30 compradores (internacionais e nacionais).

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


O meu amigo escriba Edvaldo Esquivel, jornalista baiano dos mais críticos sobre a gestão político-partidária de Salvador ao longo dos últimos anos, com a gentileza de sempre, nos envia, em nível de colaboração, para publicação, um texto que aqui na íntegra, expõe as contradições políticas administrativas da primeira capital do Brasil. Com foco no segundo turno da eleição. Leia e, se desejar, manifeste-se a respeito do ponto de vista do meu ex-colega de Redação. Se você, caro seguidor, quiser também enviar algum texto para publicação neste blog fique à vontade. Aqui a Tribuna, ou melhor, o blog, é livre.   

Eleições 2012: à procura do metrô perdido!

Desta vez o leitor soteropolitano não perdoou. E empurrou para o segundo turno a decisão sobre quem vai governar Salvador nos próximos quatro anos. Se o PT ou o DEM. Se Nelson Pelegrino ou ACM Neto. A depuração dos votos tem motivos políticos, sim. Administrativos também, por receio de outro fiasco na prefeitura, após os oito anos da gestão João Henrique. Outro motivo, relevante: a demora do governo Jaques Wagner em deslanchar as obras do projeto da Linha 2 do metrô, ligando a Av. Paralela a Lauro de Freitas.

Os prazos foram atropelados, o eleitor também achou que faltou atitude mais enérgica do governo petista, pois o processo de licitação arrastou-se por meses a fio. Para piorar as coisas, a conclusão da Linha1, que pode estender os trilhos de Pirajá até Cajazeiras é uma incógnita. Um atraso fatal, que o eleitor, por certo, não perdoou. E custou à candidatura do petista milhares de votos. Senão, vejamos: no primeiro turno das eleições municipais em Salvador, ACM Neto obteve 518.976 (40,17%) contra 513.350 (39,73%) de Pelegrino, diferença, portanto, inferior a seis mil votos. Como ocorreu em todo o país, fica evidente que o eleitor de Salvador nem quis saber de mensalão...,  mas ruminou suas frustrações, incluindo aí além do fiasco do metrô, as greves da PM e dos professores, a insegurança, a quase inexistência de obras para melhorar a infra-estrutura urbana – e turística -- da capital baiana para a Copa 2014 ( não vale contar a reconstrução da Fonte Nova).

Hora de arregaçar mangas

Agora é aguardar para ver se a cobrança eleitoral vai prevalecer no segundo turno. Salvador tem sede de progresso! Uma coisa é certa: quem ganhar a eleição vai ter que se virar nos 30. As promessas dos candidatos foram muitas, entre outras tantas mirabolantes. Porém, quem assumir em janeiro de 2013 vai encarar uma prefeitura cambaleante, com as contas dependuradas no TCE, um metrô calça-curta que envergonha a administração pública baiana, e um gestor que em oito anos não conseguiu botá-lo para andar nos trilhos. E pior: sem que o governo do estado nada fizesse para contornar o vexame, que então tinha mais pinta de trunfo eleitoreiro.

 Que o futuro prefeito desta cidade amada assuma o compromisso de que administrar a primeira capital do Brasil é um desafio que deve ser enfrentado com dedicação, vontade política e disposição para arregaçar as mangas e trabalhar sem tréguas. Ser articulado e ir atrás das verbas, cobrar dos governos estadual e federal a implementação imediata dos projetos de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo 2014. Afinal de contas, o eleitor mostrou nas urnas que não abre mão deste legado do maior evento esportivo mundial para os baianos.

Salvador, hoje, teima em exibir uma paisagem contraditória: de um lado, edifícios modernos, de outro, o deplorável visual de favelas, com amontoados de casas irregulares e sem reboco, que desabam sob qualquer aguaceiro. Os passeios da cidade estão esburacados, enfeiam ruas e avenidas centrais (exceção para a Av. Manoel Dias da Silva) e ameaçam os pedestres. A decadência galopante do Pelourinho e do Centro-Histórico (Av. Sete, Piedade, Rua Chile, Rua D´Ajuda) entristece baianos e turistas. E por aí afora...  

De olho nos votos nulos...

Afinal, quem vai dar um jeito na Cidade da Bahia? Se o descaso continuar, não há turismo que agüente. E não adianta mais se eleger prefeito de quatro em quatro anos. Pra quê? E olhem que a quantidade de votos nulos e em branco nesta eleição de 2012 já dá para preocupar... Em todo o Brasil foram 35 milhões de votos inválidos, juntando as abstenções (16,41%) e os votos nulos e brancos, que o TSE, sutilmente, pouco divulga.
O eleitor não é bobo. Começa a perceber que tem coisa errada aí. E tudo começa com a decepção que os eleitos provocam no eleitorado quando assumem o cargo e não governam direito a cidade. Ou seja: o agravante é a falta de compromisso do candidato com o eleitor depois que ele vence o pleito, um vício de exatos 123 anos do sistema presidencialista-republicano brasileiro.

Governo reduz ICMS

Nesta sexta-feira, 19, às 14h30, o governador da Bahia, Jacques Wagner, assinará o convênio que reduz a alíquota do ICMS de 4% para 3%, beneficiando o segmento de bares, restaurantes e similares no estado da Bahia. A medida, que já é uma realidade em outras capitais, foi uma solicitação da Fecomércio-BA, entre outras entidades do setor. Lideranças do segmento, como o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Amaral, o coordenador da CET-BA, Cícero Sena, e o presidente da Abrasel-BA, Luís Henrique do Amaral, confirmaram presença no evento de formalização do convênio, considerado uma vitória do empresariado do comércio.

Mostra de Flamenco Solidário da Bahia


Acontece nesta quinta-feira (18), às 20h30, a V Mostra de Flamenco Solidário da Bahia, no Teatro Caballeros de Santiago.
Esse Projeto é idealizado pela professora e coreógrafa Margareth Lusquiños e tem como objetivo divulgar a cultura espanhola e, ao mesmo tempo, ajudar instituições beneficentes. Nesta edição a instituição beneficiada será a Casa de Petitinga. O repertório será composto por bailes de Farruca, Jaleos, Bulerías, Soleá, Alegrías, Sevillanas, musical e solos da bailarina espanhola Yara Castro, principal difusora do Flamenco no Brasil. Michel Cássin, de Londrina, também participará do espetáculo. O ingresso custará R$ 10,00 + 2 quilos de alimento não perecível.
Além de apreciarem uma belíssima apresentação, os interessados ainda poderão aprender a arte da dança flamenca no Workshop  Yara Castro e Michel Cássin, de 19 a 21 de Outubro. Maiores informações (71) 3334-4342

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Paralamas apresenta show de novo disco na Concha

           

Parte do CD foi gravado em Salvador e conta com a participação de Carlinhos Brown em duas das canções



Um dos ícones do rock desde o final da década de 70, a banda Paralamas do Sucesso ( foto) chega à Salvador no sábado (27) para apresentar o show de seu novo disco “Brasil Afora”, gravado em Salvador e no Rio de Janeiro. No repertório do CD, Carlinhos Brown participa da composição de duas canções: “Sem Mais Adeus”, com Alair Tavares, e “Quanto ao Tempo”, com Sullivan. No evento, o público também poderá conferir a combinação suave e enérgica que envolve a música da baiana Thathi. O show faz parte do projeto Sintonia Musical que busca promover o encontro entre grandes artistas nacionais e locais. Os ingressos custam R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia).



“Brasil Afora” é o primeiro disco de canções inéditas dos Paralamas depois de quatro anos e, como o próprio nome sintetiza, traz um mix de ritmos que caracteriza a identidade da cultura brasileira. Pop, reggae, rock e até um toque de baião integram essa fusão animada e dançante. Os fãs que acompanham o trabalho da banda, além da oportunidade de conhecer o novo repertório, poderão também cantar junto alguns dos hits que consagraram os Paralamas como um sucesso.