quarta-feira, 6 de julho de 2011

Livro conta a importância da Associação Comercial da Bahia na evolução econômica do Estado

 A entidade de classe mais antiga do Brasil, das Américas e Europa Ibérica, a Associação Comercial da Bahia, lança nesta quinta-feira, dia 7, às 18h, no palácio sede da entidade na Praça Conde dos Arcos, s/n, Comércio, o livro “Associação Comercial e a Evolução Econômica Bahia”. O lançamento é mais um dos eventos comemorativos dos 200 anos de fundação da Associação Comercial da Bahia.

O presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Morais de Castro, destaca que a obra relata momentos importantes da economia baiana e a postura da entidade, “desde época colonial e posteriormente da lavoura cacaueira, ao advento do Polo Industrial de Camaçari(1971), que alterou a matriz produtiva do Estado, até então marcadamente agrária”.

Ele explica que a instituição apoiou mais recentemente a instalação do Polo Automotivo, o incremento da produção baiana de papel e celulose no sul do Estado, incentivou lutas na vanguarda pela conquista da redução de tributos e taxações alfandegárias. “A Associação Comercial da Bahia é protagonista dessa nova Bahia que emergiu e que hoje se situa como a sexta economia do país, e a de maior peso no Nordeste, com um PIB estimado em R$ 121, 5 bilhões (2008)”, conclui o presidente.

Segundo a autora, a jornalista Alessandra Nascimento, o livro é o resultado de um intenso trabalho de pesquisas iniciado em 2008. “No livro é possível acompanhar a participação da Associação Comercial da Bahia nos desdobramentos da economia brasileira nos últimos 200 anos, sobretudo no final do século passado”, explica. A publicação, de 154 páginas, contou com incentivo do Governo da Bahia, via Fazcultura, e patrocínio da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás - e da empresa de telefonia Oi.



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