sexta-feira, 1 de novembro de 2013

JONG DE CERQUEIRA NA LIVRARIA CULTURA
Cantor, compositor e produtor internacional, Jong de Cerqueira (foto) é um artista Nordestino, nascido em Irará na Bahia. É posicionado na esperança de um mundo melhor e na missão de mudar esse mundo através da arte e de sua música, que ele se apresenta no dia 06 de novembro, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador, com o projeto “Folk Industrial”. No palco um som pop, para um tema social – o meio ambiente.  Nele o artista faz coro com os movimentos ecológicos que atuam em defesa do meio ambiente e das florestas: “Os cantadores do nordeste cantam o que está ali, na região. Eu canto o que se passa no mundo todo”, diz Jong que está lançando mais um CD e se fará acompanhar do grupo Sertão Elétrico.

Com uma musicalidade que traduz a sonoridade das máquinas industriais em pleno movimento, misturado a elementos sonoros indígenas, aos cânticos de vaqueiros tangendo o gado e à riqueza rítmica das florestas, o Folk Industrial de Jong de Cerqueira apresenta uma integração mágica em que o homem e a natureza dialogam por meio do som.

Com letras que valorizam a poesia simples e objetiva do dia a dia de pessoas que procuram vencer os  desafios da vida, o repertório do projeto evidencia uma realidade na qual a fé é a única perspectiva para a construção de um mundo melhor.

Idealizado por Jong de Cerqueira, um artista à frente de seu tempo, o Folk Industrial nasceu a partir de uma intenção de agregar influências regionais do som de Luiz Gonzaga e de Jackson do Pandeiro a elementos globais do rock progressivo de Led Zeppelin, Pink Floyd e Metálica, por meio da guitarra de Marcelo Francis.

O contraste dessas tendências ganha ainda mais diversidade com a sanfona inconfundível de Oswaldinho do Acordeom e o teclado do ilustre arranjador Lincoln Olivetti (que também assina a co-produção de algumas faixas do disco que o artista está lançando).

Os tambores  tribais presentes nas músicas que compõem o repertório de Jong de Cerqueira, traduzem o som das matas misturados com o rock dos anos 1960, o baião, o soul, o hip hop e a raiz sertaneja. Assim, o Folk Industrial rompe as barreiras de um estilo que extrapola qualquer definição e se traduz na mais genuína música popular universal.

O projeto conta com dois clipes assinados por grandes nomes do audiovisual no Brasil: Jodele Lacher, em “O Sonho do Guerreiro”, filmado no deserto de Nevada, na Califórnia; e Luis Abramo, com “Michelle”, ambos em destaque no You Tube. Acesse e confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário