domingo, 17 de junho de 2012


QATAR APOSTA EM INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA ALCANÇAR A SOBERANIA ALIMENTAR
País árabe investe em tecnologia para desenvolver uma solução abrangente e sustentável aos desafios que enfrenta em relação à sua segurança alimentar

Apesar de ser um país pequeno, com uma área de apenas 11.437 quilômetros quadrados, equivalente à cidade de Manaus, o Qatar tem uma visão global, e pensa grande quando o assunto é segurança alimentar. Com esse objetivo foi o criado, em 2008, o Qatar National Food Security Programme (QNFSP). O programa, que será um dos temas do Pavilhão do Qatar na Rio + 20, foi estabelecido com a finalidade de aumentar e melhorar a produção agrícola nacional e, paralelamente, reduzir a importação de alimentos.
Alcançar a segurança alimentar requer um esforço coletivo das partes interessadas, para isso, uma força-tarefa, composta por 17 diferentes entidades do governo e do setor privado, definiu o plano diretor do programa, que busca a segurança alimentar, através da expansão de quatro importantes setores da atividade econômica do país. São eles: energias renováveis, dessalinização e gestão da água, produção agrícola e processamento de alimentos.
O QNFSP tem utilizado uma variedade de fontes de energias limpas e regimes de redução de carbono para permitir uma operação sustentável. Além disso, o programa desenvolve novas tecnologias, a fim de decidir quais são as melhores abordagens para resolver o problema de escassez dos recursos hídricos, que afeta não só o Qatar, mas todos os países do Oriente Médio, de uma maneira geral.
Outro importante ponto do QNFSP é a expansão da produção agrícola, que exigirá a introdução de boas práticas, e de um modelo de negócios que enfatize a eficiência econômica e a otimização dos recursos existentes, causando o mínimo impacto possível ao meio ambiente, e sendo acessível e sustentável para população ao mesmo tempo. A implantação do uso da água, por meio de tecnologias eficientes, bem como a utilização de sistemas de irrigação, será uma das estratégias do programa para a produção de culturas como a hidroponia, por exemplo. 
Na próxima quinta-feira, 21 de junho, às 11 horas, no Pavilhão do Qatar, no Parque dos Atletas, o presidente executivo do Qatar National Food Security Programme (QNFSP), Sr. Fahad Bin Mohamed Al-Attiya, e o diretor-executivo do Qatar Environment and Energy Research Institute (QEERI), Dr. Rabi Mohtar,  apresentarão o plano diretor do programa e as iniciativas que já estão sendo tomadas no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário