Simone Leitão se apresenta em Salvador com a Orquestra Juvenil da Bahia
Pianista fará entrega de instrumentos adquiridos através do programa Brasil Classical
Nos próximos dias 2 e 3 de julho, a pianista Simone Leitão vai se juntar à Orquestra Juvenil da Bahia e ao maestro Ricardo Castro para a realização de dois concertos em Salvador. O primeiro, que acontece no feriado da Independência da Bahia, será às 20h e terá ingressos a preços populares (R$ 4,00 a inteira e R$ 2,00 a meia entrada). Já a segunda apresentação, que acontece às 15h, será um concerto didático gratuito e contará com a presença na plateia de mil estudantes baianos que nunca tiveram contato com a música sinfônica – aprodução do concerto vai oferecer transporte para os jovens até o Castro Alves, que receberá a pianista e a orquestra nas duas datas.
Durante o concerto didático, o maestro e a pianista vão explicar ao público sobre o funcionamento de uma orquestra, seus instrumentos e as obras que serão tocadas. A ação tem o apoio da Neojiba, iniciativa do governo da Bahia fundamentada no programa venezuelano “El Sistema”, que oferece uma possibilidade de mudança na vida de crianças e jovens através da música. O repertório dos dois concertos inclui o “Concerto nº 5 para piano e orquestra”, de Beethoven, e a “Sinfonia nº 4 em fá menor”, de Tchaikovsky.
Na ocasião, a orquestra Juvenil da Bahia vai receber osinstrumentos de sopro comprados com a renda de apresentações da pianista em março deste ano no Carnegie Hall, em Nova York, e no Arsht Center, em Miami. A ação faz parte do projeto Brasil Classical, instituição da qual Simone Leitão é fundadora e diretora artística, e que tem o objetivo de divulgar a música sinfônica de compositores brasileiros nos Estados Unidos, enquanto adquire instrumentos de qualidade com a renda dos ingressos, para serem doados a projetos de inclusão social no Brasil.
Sucesso de publico e critica por onde toca, Simone é reconhecida como excelente intérprete de Bach, Prokofiev, Rachmaninoff e compositores das Américas. Simone já se apresentou como solista em orquestras como a Miami Symphony e em teatros como Carnegie Hall, Knight Concert Hall, Gusman Hall, Sala São Paulo, Linderman Saal, Gewandhaus zu Leipzig e Sala Cecília Meireles. Em abril desse ano também fez seu debut na BBC Radio 3 onde lançou seu CD solo pela MSR Classics em Londres
Nenhum comentário:
Postar um comentário