quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aeroporto de Salvador abre as portas para a EXPOSCIENCE


A EXPOSCIENCE - Exposição de Arte, Ciência, Tecnologia e Inovação acontecerá entre os dias 02 de setembro e 12 de outubro, no Terraço do Aeroporto Internacional de Salvador.  A atividade, apoiada pela INFRAERO entre outros órgãos ligados à ciência, cultura e tecnologia, visa a popularização da ciência e promove um diálogo com a sociedade, apontando soluções sustentáveis para problemas gerados pela relação do homem com o meio ambiente. 
  Cerca de 1 milhão de pessoas transitarão  no aeroporto durante os 40 dias,  além do público convidado, que reunirá estudantes, professores, pesquisadores e profissionais  de diversas áreas. A realização do evento é do Museu Ciência e Tecnologia da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, e MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia.   Através de uma exposição interativa e reflexiva, a EXPOSCIENCE terá na sua montagem o uso de materiais que diminuem o impacto na natureza, como o papelão reciclado e madeira de reflorestamento. Seu formato conduzirá o visitante por um trajeto de descobertas e reflexões sobre os seguintes temas: a origem do universo, a formação do planeta, a evolução das espécies, a aplicação da química no cotidiano, a era nuclear, informações sobre saúde pública e uma abordagem sobre as energias sustentáveis.   


O Museu de Ciência e Tecnologia e a Sociedade Brasileira de Física ocuparão uma área onde serão demonstrados experimentos de ótica e física. As tecnologias educacionais terão destaque com temas como a inclusão digital e a inovação com o lançamento do Projeto Era Virtual – Museus. Outro destaque será um espaço dedicado às mostras de cinema Cinescience, Ver Ciência, Tela Verde e Uranium Film Festival. Também serão realizados encontros no formato de ‘talk shows’ com educadores e cientistas em papos descontraídos sobre a ciência do cotidiano, que serão gravados e transmitidos pela internet. 


  A EXPOSCIENCE é uma atividade integradora cadastrada na programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que esse ano tem como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.  A programação enfocará também o Ano Internacional da Química e o Ano Internacional das Florestas da ONU, além de abordar temas relacionados ao Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos – ONU 2012 e preparar debates para a RIO+20, reedição da ECO 92.     

O projeto EXPOSCIENCE conta com apoios da INFRAERO Aeroportos Brasileiros, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Universidade Federal da Bahia, Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da Assembléia Legislativa do Estado e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo da Bahia, entre outros parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário