quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ONG denuncia postos de gasolina que desrespeitam meio-ambiente em Salvador

 A ONG ambientalista Grupo Ecológico Amigos da Onça (Geamo) entregou uma denúncia por escrito ao prefeito de Salvador, João Henrique e ao superintendente de Meio-Ambiente, Luiz Andrade Nery, relativa ao descarte irregular de materiais usados em postos de gasolina. Segundo denúncias recebidas há meses vindas de outros ambientalistas, os postos estão escoando na natureza resíduos tóxicos que deveriam, por lei, ser tratados e eliminados pelos próprios empresários em local adequado.

Em entrevista ao site Meio Ambiente Urgente , o presidente do Geamo, Marcell Moraes, explica que os resíduos sólidos incluem água contaminada, garrafas de óleo lubrificante, de detergentes, desengraxantes e desengordurantes, filtros de ar, filtros de óleo e de combustível e outros. Todos os postos estão localizados entre as regiões da Avenida Paralela e do Iguatemi.

Todo o prejuízo que os empreendimentos causam ao meio-ambiente soteropolitano estão na contramão absoluta de uma série de leis estaduais e federais. Um exemplo é o artigo 225 da Constituição federal, que afirma a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

“Este fato é uma afronta para os baianos e mostra que a falta de fiscalização e a inércia dos governantes em colocar o meio ambiente em primeiro lugar deixam uma série de brechas para que empresários maltratem o meio-ambiente impiedosamente”, analisou o presidente do Geamo. Na denúncia, há ainda o pedido para que a Prefeitura faça um estudo relativo ao impacto ambiental do descarte irregular e obrigue os postos a procederem de maneira correta. Caso a Prefeitura não verifique a denúncia imediatamente, o Geamo promete levar o fato ao conhecimento do Ministério Público Estadual da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário