terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bahia será reverenciada em dose dupla no Carnaval do Rio


Portela canta e revela os encantos baianos e Imperatriz Leopoldinense homenageia Jorge Amado no “maior espetáculo da Terra

A Bahia - referência internacional da cultura afrobrasileira e terra exaltada nas mais belas canções e obras literárias – será homenageada por duas grandes escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. No dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval, a Portela, de Madureira, vai apresentar o samba enredo "...E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual". Na mesma data, a Imperatriz Leopoldinense, de Ramos, entra na avenida com o tema "Jorge, Amado Jorge". Os carnavelescos selecionaram a Bahia como tema principal por conta dos grandes laços culturais e religiosos que sempre uniram o Rio à terra natal de Jorge Amado. 

Segundo Paulo Menezes, carnavalesco da Portela, é muito importante que o samba traga "baianidade", já que o enredo trata das festas populares da Bahia, e o público da avenida carioca vai notar os traços da região durante a passagem da escola pela Apoteose do Samba. Ele comenta ainda que, juntamente com a comunidade da azul e branco, o desfile será maravilhoso. O intérprete Gilsinho e os compositores Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimeto e Naldo vão cantar a Bahia falando do Nosso Senhor do Bonfim, de Iemanjá, Clara Guerreira, do berimbau, da capoeira, do tambor, do patuá, da magia, dos abadás, dos quindins, dos encantos, do samba de roda, da saia rendada em cetim e mostrando que Madureira subirá o Pelô.  

Já Max Lopes, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, diz que apresentará no sambódromo carioca à riqueza que é ter a Bahia e o saudoso Jorge Amado como samba enredo. Durante o desfile, Dominguinhos do Estácio, intérprete da verde, branco e ouro, e os compositores Jeferson Lima, Ribamar, Alexandre D'Mendes, Cristovão Luiz e Tuninho Professor vão exibir o samba que fala da sede de felicidade do povo baiano, dos orixás Oxum, Xangô e Oxalá, do mar, do acarajé, da jogada de rede do pescador, do doce perfume da flor, das ladeiras do Pelô e do mestre escritor.

Apostando no maior espetáculo da terra, os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, o governo do Estado da Bahia está aplaudindo e torcendo pelo sucesso dos desfiles da Portela e da Imperatriz Leopoldinense.  Para o secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, o destino Bahia — um dos mais procurados do Brasil — será amplamente divulgado, durante o Carnaval, em todo o planeta e também para os turistas nacionais e estrangeiros que estarão na Marquês de Sapucaí.    

“O Carnaval do Rio de Janeiro nunca foi tão baiano. E todos nós estamos muito felizes por isso. É um momento histórico. E nós vamos torcer com muita alegria e energia, que caracterizam o povo do nosso Estado, no sentido de que a Imperatriz Leopoldinense e a Portela façam grandes desfiles, mostrando as suas grandezas na avenida e, de preferência, cheguem à vitória", comentou o secretário, destacando que a Bahia representará todo o Nordeste no Carnaval da cidade maravilhosa.

Os ensaios técnicos, no sambódromo, da Majestade do Samba (Portela) acontecerão nos dias 14 de janeiro (sábado, às 22h) e 11 de fevereiro (sábado, às 20h). Os da Imperatriz Leopoldinense serão realizados nos dias 28 de janeiro (sábado, às 22h) e 11 de fevereiro (sábado, às 22h).  Além destes, as escolas têm ensaios nas suas quadras. Os da Portela acontecem todas às sextas-feiras, a partir das 22h (Homem - R$ 10,00 e Mulher - grátis), e os da Imperatriz são todos os domingos a partir das 20h (Homem e Mulher - R$ 10,00). Foto: Manu Dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário