quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lauro de Freitas comemora 403 anos de homenagens ao padroeiro Santo Amaro

A tradicional festa de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas, movimentará a cidade neste final de semana com atividades culturais e religiosas. As homenagens, no entanto, começaram no dia 6, com novena na Igreja Matriz e quermesses, inspiradas pelo tema “Com Santo Amaro de Ipitanga, há quatro séculos evangelizando nestas terras”. No sábado, cortejo com 22 grupos culturais vai percorrer as ruas do Centro. No domingo será realizada a missa solene, às 8h30, seguida pela procissão que levará a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade e será finalizada com a bênção do Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz. 
  A paróquia comemora 403 anos de homenagens ao padroeiro, representando uma das tradições mais antigas do país. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio, este anos os festejos do padroeiro antecipam as comemorações do cinqüentenário de emancipação da cidade, dia 31 de julho. Por isso, o Cortejo Cultural será maior e incluirá grupos convidados de Salvador e Camaçari.
   “É o momento de celebração de toda a cidade, sobretudo dos artistas, que se encontram para reverenciar o padroeiro” - explica. A concentração será às 9h no Final de Linha (Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus), com saída prevista para as 10h em direção à Igreja Matriz, que terá as escadarias lavadas pelas águas-de-cheiro das baianas.  
     Além das baianas e dos capoeiristas, o cortejo cultural contará com os grupos Azânia, Aticum, Axé Lata, Bambolê, As Pimentadas, Baianas, Bale Florita, Bankoma, Brilhaê, Charanga, Chegança Feminina, Comando Negro, Ritmos e Cores, Samba de Roda Saia Rendada, Samba de Roda do Quingoma, Toque Mania, Vem Dançar, Zambiã, Afoxé Korin Nagô e as fanfarras Renascer do Sol e Renovação da Bahia.
     A história de Lauro de Freitas remonta ao século XVI, quando foi instalada a missão jesuíta que deu origem à Freguesia Santo Amaro de Ipitanga. A Igreja Matriz, datada do final do século XVII, é o mais representativo monumento arquitetônico do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário