segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pescadores de Buraquinho preparam homenagem a Iemanjá



Dia 2 de fevereiro será de festa no mar também para os pescadores de Buraquinho, Lauro de Freitas, que há 12 anos organizam a entrega das oferendas à Iemanjá. “Não é do tamanho da do Rio Vermelho, mas a fé é a mesma” - garante o presidente da Associação de Pescadores da localidade, Jonas Tomás dos Santos, o Touro. Ele conta que a tradição sempre foi forte em Lauro de Freitas, mas era feita individualmente por cada pescador. Hoje, organizada pela Colônia juntamente com o povo de santo, reúne devotos de toda a região, além de turistas que têm a oportunidade de conhecer uma tradição que representa força e símbolo da cultura baiana.
Este ano os presentes poderão ser entregues a partir das 9h, na Colônia. Os trabalhos serão dirigidos por Mãe Lúcia, do Terreiro São Jorge Filhos da Goméia. Os 15 barcos, que dependem da maré alta para vencer a barra, devem sair entre 11h e 13h. Após entrega dos presentes, a festa continua em terra com apresentações musicais da Banda Samba de Viola, de Portão, que faz parte do projeto social do Bankoma; e da Banda de Música da Base Aérea de Salvador. Touro conta que nos últimos dias recebeu pessoas de toda a região querendo informações sobre a festa. “Pela quantidade de gente que já me perguntou acho que a festa será maior. Todo ano cresce. As pessoas querem participar, trazer suas oferendas” - explica o pescador.
Artistas também participam da tradição em Buraquinho. Ano passado, a colônia recebeu a visita da atriz Mariana Ximenes, devota da Rainha do Mar. O Dois de Fevereiro ficou mundialmente famoso nos versos de Dorival Caymmi e nos enredos de Jorge Amado. Foto: João Raimundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário