sábado, 14 de janeiro de 2012

Odoyá Yemanjá 1ª Festa de Largo InDoor da Bahia

Dia 2 de Fevereiro tem festa no mar
        


  Localizado no núcleo festivo do Rio Vermelho, o estacionamento da nobre academia Villa Forma receberá a 1ª festa de largo InDoor da Bahia, com toda uma infraestrutura pitoresca montada para criar o ambiente propício para um evento confortável e inusitado num dos bairros mais boêmios e sincréticos de Salvador. A Odoyá Yemanjá, realizada dia 2 de Fevereiro em homenagem à Mãe d´Água baiana e promovida pelos sócios Ildázio Tavares Jr., os irmãos Jamil e Mamed ACruz (Viramundo Produções e Padaria Bar) e por Nenel Rebouças, da Club Entretenimento, contará com grandes nomes da música baiana: Márcio Victor e seu Psi Experimental, Alexandre Peixe e Magary Lord. Na abertura e nos intervalos, o público d curtirá o som do DJ Monstro. Os produtores sugerem as cores azul e branca como tema dessa festa charmosa.
 “A proposta de realizarmos um evento tradicional da Bahia, uma Lavagem, num espaço inusitado como um estacionamento, se torna mística quando vislumbramos as festas de rua que preenchiam o cotidiano do soteropolitano, quando becos e terrenos baldios eram palcos de grandes acontecimentos artísticos” explica um dos sócios Nenel Rebouças.
Um balcão de alimentação será montado para que todos possam curtir o evento e se deliciar com lanches e algumas opções da cozinha típica baiana. Caldos de diversos sabores, espetinhos, acarajé, abará, bolinho de estudante e os famosos salgados do Padaria Bar estarão à venda no local.

O dia 2 de fevereiro é consagrado à Yemanjá, soberana das águas e protetora da Colônia de Pescadores do Porto de Santana (sediada no Rio Vermelho). Tudo começou numa época de pescaria muito fraca em 1924 quando os pescadores adeptos da religião afro-baiana candomblé, começaram a dar a oferendas (presentes) para a "Mãe d’Água" (Yemanjá). 


A festa dos pescadores deu certo, pois a pescaria voltou a ter resultados generosos, com fartura de peixe. E nunca mais deixou de ser realizada no dia 2 de fevereiro, ganhando o nome popular de "Lavagem do Rio Vermelho" por acabar envolvendo toda a cidade e sendo aceito pela religião católica como um dia de reverência à Santa Ana padroeira da paróquia do bairro! 
“Nosso acontecimento festivo foi batizado em homenagem a toda essa historia e tradição onde a saudação “Odoyá” usada no sincretismo afro-baiano corresponde à Nossa Senhora das Candeias, que no calendário católico é celebrada em 2 de fevereiro.  Então vamos saldar: Odoyá Yemanjá na Lavagem do Rio Vermelho, 02 de Fevereiro neste belo evento!”, finaliza Nenel.
Magary Lord - aqui sob o olhar fotográfico de Oscar Gama-,  percussionista de profissão e músico nato,  mistura black music com o Semba, é a grande atração da festa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário