domingo, 14 de novembro de 2010

A arte do berimbau de Mestre Louribal

O berimbau de Mestre Louribau convida a todos para uma sessão fusão de capoeira, MPB e Jazz. O encontro musical está reservado para esta quarta-feira, dia 17, a partir das 20h, no Teatro do Sesi, localizado no bairro boêmio do Rio Vermelho, lançamento do CD A arte de Mestre Louribal, do cantor, compositor e berimbalista que ousou tirar o lendário instrumento de sua estrutura eminentemente folclórica para espraiar o seu uso no âmbito de uma nova música popular, brasileira em essência e jazzificada em conceito.

Gravado ao vivo no Teatro Vila Velha em abril de 97, o CD A Arte der Mestre Louribal, produzido com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, via Secult, tem onze faixas, sendo que dez delas são de sua autoria ou parcerias com Djalma Araújo, Antonio Carlos e Ivan Bastos. No show acompanhou o Mestre da cultura popular Bau Carvalho (guitarra), Ivan Bastos (baixo e Gilmar Gomes (percussão). Na apresentação no Sesi, durante a qual o artista comenta aspectos da sua carreira e destila um som de fusão única, a percussão será de Giba Conceição e a guitarra de Paulo Mucci. Ingresso promocional de R$ 5,00.

Lourival Santos Araújo, ou simplesmente Mestre Louribau, nasceu na Ladeira do Peru, nas proximidades do Largo do Tanque, e aos 11 anos, na pacata vila do Caboré, no Litoral Norte, fez o seu primeiro berimbau, para depois desenvolver o ofício de luthier e uma técnica de composição musical que extrapola o caráter monocórdico do instrumento. No final da década de 80, Louribau foi convidado por produtores estrangeiros para embarcar com um grupo de artistas baianos rumo a Suiça e Alemanha. Depois veio o convite do Goethe-Institut ( Icba) para participar do grupo Pata-Masters, com músicos brasileiros e alemães, num processo de work in progress que resultou em disco e programa na TV.

Louribau já abriu um show de Luis Melodia, no Sesc Pompéia ( São Paulo) e dividiu o palco com o pernambucano Otto. Nesta noite de autógrafos e show, vai rolar uma homenagem a Mané Garrincha, o ponta direita maior ídolo do artista, através da composição autoral “O Driblador”, incluída no CD. No mais, outras pérolas sonoras de uma arte que vem da mata, onde estão os pés de biriba, imbira, pau-pombo e manduru, matérias-primas para formar arco de berimbau, o instrumento sagrado do original Mestre Louribal. Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário