quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ABAV Bahia recebe delegação de Costa do Marfim

Com a presença das lideranças turísticas, do Secretario de Turismo, Domingos Leonelli, representando o Governador do Estado, do Vice-Prefeito de Salvador, professor Edivaldo Brito, o presidente da ABAV Bahia, Pedro Galvão, recebeu na sede da entidade o Ministro do Turismo da Costa do Marfim, Charles Aké, o Embaixador Sylvestre Aka e membros da delegação costa-marfiniana que vieram à Bahia para tratar de Turismo de Lazer e de Negócios.

Dando as boas vindas aos visitantes, o presidente da ABAV falou da satisfação que Salvador – cidade mais negra fora do continente africano – tem em receber tão importantes autoridades. Adiantou que um vôo direto estreitará ainda mais os laços que unem os dois povos. Que muitos baianos poderão conhecer as suas raízes e os africanos poderão vir conhecer como a sua cultura influenciou o nosso Estado.

Galvão destacou que sendo a África – e a Costa do Marfim – grandes produtores de cacau, faz-se necessário o intercâmbio para que as populações possam tirar melhor proveito do conhecimento e das tecnologias desenvolvidas. E que a Bahia dispõe hoje de uma estrutura turística e de conhecimento que muito poderá auxiliar a Costa do Marfim.

O Ministro Charle Aké, na foto - divulgação - ao microfone,  iniciou a sua fala com a crise e as dificuldades vividas pelo seu País nos últimos dez anos, que muito prejudicou o Turismo. Mas que desde maio, com o novo Governo, o povo voltou a trabalhar para a recomposição do País. E que até 2015 serão construídos 15 hotéis de luxo para receber os visitantes. “Queremos criar um programa de formação de profissionais e todo um suporte para o desenvolvimento turístico. Indago: como Salvador pode contribuir para alcançarmos esse objetivo? E encontro a resposta na ABAV, como um centro de atuação, de cooperação com o turismo africano, em especial com a Costa do Marfim”. Encerrou se dizendo emocionado pela receptividade com que é recebido em todos os lugares: “Eu iria me arrepender se não passasse pela Bahia. Já considero irmãos a todos os baianos”.

Também emocionado, Edivaldo Brito, vice-prefeito de Salvador, destacou as belezas da Costa do Marfim. Registrou que há 45 dias a cidade recebeu 25 dos 33 embaixadores africanos no Brasil e que a cidade mais negra do Brasil está disposta a entender e apoiar a nova África, de integrá-la às novidades do desenvolvimento. Que o segmento econômico de Salvador dará total receptividade a esta pretensão, adiantando que esteve agora em Lisboa quando o governador de Luanda, Angola, lhe disse do grande interesse em estreitar os contatos com Salvador. “O vôo direto tornará pequena a distancia para unir irmãos”, finalizou Brito.

Pedro Galvão encerrou a solenidade convidando o Ministro Charles Aké para participar da Feira de Turismo ABAV Bahia, que acontecerá em 10 e 11 de maio de 2012, obtendo desde já a confirmação da presença do Ministro.

Estiveram presentes, além do Secretario de Turismo, Domingos Leonelli e do vice-prefeito Edivaldo Brito, a vice-presidente da ABAV Nacional, Ângela Balalai; o sub-secretario municipal de turismo, João Carlos; e os presidentes das entidades: Silvio Pessoa, do Conselho Baiano de Turismo; Cristina Baumgarten, da Federação Nacional de Guias; José Manuel Garrido, da ABIH; Luis Augusto, da Sindetur; Juciara Melo, da ABEOC; Marcone Dutra, da ABLA e Jefferson Tararan, da Sindloc; Jean Paul, do Cluster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário