quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fórum discute união dos Povos Indígenas

O primeiro dia de atividades do 3° Fórum de Políticas para Povos Indígenas foi marcado pela soberania da comunidade que durante os próximos dias, deverá construir, de maneira propositiva, uma agenda coletiva que contemple interesses comuns das diversas etnias indígenas do Estado. Nessa quarta (7), ocorreu a cerimônia de abertura do evento, realizado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia – Mupoiba, que contou com autoridades estaduais e representantes da Superintendência de Proteção e Apoio aos Direitos Humanos (SUDH), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, que apóia a iniciativa.

José Carlos Trindade, superintendente da SUDH, representando o secretário da SJCDH, Almiro Sena, afirmou na abertura dos trabalhos que “a SJCDH incentiva à realização do evento, com a certeza de que daqui sairão idéias e demandas que reverterão em melhorias para os povos indígenas. E nós daremos os encaminhamentos que forem necessários, dentro da competência da SJCDH”.

A opinião é partilhada com o Cacique Aruã, para quem o evento “é importante para fortalecer as relações e compartilhar experiências com o intuito de unir, cada vez mais os povos para uma grande luta coletiva pela dignidade indígena”. Jerry Matalawê, Coordenador de Políticas para Povos Indígenas, da SJCDH, disse da sua expectativa de grandes decisões, neste momento em que representantes das diversas etnias ocupam posições nos quadros do Governo, tanto Estadual, quando Federal.

Nas discussões desenvolvidas no primeiro dia do evento, foi feita uma avaliação da evolução das organizações no Estado da Bahia e do modelo de gestão dos povos indígenas nas diferentes regiões do País, analisando a conjuntura nacional. Diversos participantes sugeriram ainda como o MUPOIBA deve se comportar na condução dos interesses indígenas.
Serão ministradas durante os três dias de evento oito oficinas, para potencializar os propósitos do movimento indígena organizado. Foto: Divulgação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário