sexta-feira, 16 de março de 2012

Coelba lidera Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-BA

Com 743 registros contabilizados, a Coelba é líder do ranking do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2011, divulgado pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, nesta quinta-feira (15). Cobrança indevida foi um dos motivos que mais levaram os consumidores a reclamarem da empresa, que é responsável pelo fornecimento de energia no estado da Bahia.

As empresas OI, Lojas Insinuante, Ricardo Eletro e a Multibrás Unidade de Eletrodomésticos ocupam os quatro lugares seguintes do ranking, respectivamente. Segundo o Chefe de Gabinete da secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Samuel Soares, que estava representando o secretário Almiro Sena, durante o evento, o lançamento é mais um cumprimento de uma obrigação legal do governo Jaques Wagner. “Esperamos que com o lançamento deste Cadastro, as empresas se sintam constrangidas e passem, com isso, a respeitarem os direitos dos seus consumidores”, afirmou. Ele ainda destacou que a intenção da SJCDH é de municipalizar o Procon-BA, para permitir que todos os consumidores baianos possam exercer a sua cidadania.

A principal função da divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que neste ano ocorreu no Dia Mundial do Consumidor, é a de alertar os consumidores sobre os maus fornecedores de produtos e serviços. “No dia de hoje, o Procon apresenta ao consumidor mais uma ferramenta para que ele exerça o seu direito à informação. Sem dúvida, o direito à informação, junto com o direito da livre escolha, são grandes poderes que nós, consumidores, temos em face dos fornecedores que sistematicamente desconhecem e ignoram os direitos dos consumidores”, destacou.
O evento foi prestigiado com a presença do representante do Ministério Público, Antonio Leal e a representante do Movimento das Donas de Casa, Selma Magnavita.

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