segunda-feira, 5 de março de 2012

Oficina qualifica empresários do setor de turismo para captação de recursos

Capacitação ocorre até sexta-feira (9) em Salvador, Praia do Forte e Ilha de Itaparica


Empresários do segmento de turismo participam durante essa semana das Oficinas de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, realizadas pelo Sebrae em parceria com a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia. As oficinas acontecem nesta segunda-feira (5), terça-feira (6) e sexta-feira (9), entre as 8h e 17h, em Salvador, Praia do Forte e Ilha de Itaparica. São esperados cerca de 110 participantes divididos em quatro turmas.

“Com essas oficinas, os empresários poderão propor projetos para captar recursos através de suas associações, entidades de classe e até mesmo das Centrais de Negócios, fortalecendo o setor de forma coletiva. Com isso, eles conseguem maior poder de barganha com as instituições financeiras, por exemplo”, explica a gestora do Sebrae no projeto de turismo da Baía de Todos os Santos, Cristiane Serra.

Participam das oficinas empresários de pousadas, hotéis, bares, restaurantes, agências de turismo e locadoras de veículos. A empreendedora Lígia Brandão é uma das participantes. Proprietária da agência de turismo Percurso Turismo, Lígia destaca a importância da capacitação. “Essa é uma necessidade da gente. Hoje você não consegue captar recurso sem um bom projeto. Eu realmente quero aprender como se faz na prática essa ação”, conta.

As oficinas fazem parte da terceira fase do “Projeto Qualificação Empresarial no Turismo - Pólo Salvador e Entorno”, que ainda prevê a elaboração de um relatório geral sobre o Projeto e as ações desenvolvidas. Iniciado em 2009, o Projeto já capacitou mais de 600 empresários do segmento de turismo. Nas duas fases desenvolvidas anteriormente foram realizadas ações como o Empretece, seminários, o Clube da Excelência no Turismo e a criação de Centrais de Negócios.

Além da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, são parceiros do Projeto o Banco do Nordeste, o Prodetur, o Governo Federal através do Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário