domingo, 25 de março de 2012

Educação na pauta da Assistência Social

Os Conselhos Regionais de Serviço Social do Brasil estão realizando encontros estaduais para discutir a importância dos profissionais do setor. No último sábado, o CRESS-5ª Região/ Bahia, concluiu o I Fórum Estadual de Serviço Social na Educação, na Faculdade Dom Pedro II, localizada no Comércio. Na oportunidade, a presidente da entidade, Ana Maria de Oliveira Silva, disse à este repórter que, este ano, “nós estamos tentando colocar na agenda nacional a questão da educação, no encontro previsto para acontecer em junho, em Brasília”.

Conforme Ana Maria de Oliveira Silva, o Assistente Social “lida com tudo aquilo que a gente chama de pressão da questão social, a falta de habitação, educação, saneamento, infraestrutura, das exigências da saúde. Então nós somos os profissionais que estamos na ponta, não só diretamente trabalhando com isso, mas também pensando alternativas, estratégias, de ultrapassar essas dificuldades e tomando isso como um desafio na questão do direito do cidadão. É importante que o serviço social esteja nestes locais e que participe, articule, discuta e reflita sobre como a sua atuação pode contribuir para uma melhoria efetiva da qualidade de vida do cidadão e das políticas públicas”.

O I Fórum Estadual de Serviço Social na Educação teve como tema “A educação como direito social e os desafios da intervenção profissional do Assistente Social”. Mais de 300 profissionais participaram do evento que concluiu pela necessidade da educação para todos e com qualidade e, principalmente, vista como uma política. ‘ “A educação não pode se feita por arranjos. Tem que ser feita para os cidadãos, pois é um direito de todos”, finalizou Ana Maria Oliveira Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário